Buscar

ANÁLISE DE ARTIGO

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE ARTIGO
1. Relacione os fatores que influenciam a biodisponibilidade dos fármacos.
Existem duas categorias que exercem tal influência, as de aspectos relacionados aos fármacos e as que são referentes as variações individuais. Sobre os aspectos relacionados aos fármacos podemos listar a solubilidade, o tamanho da partícula, a forma terapêutica, os efeitos do fluido gastrointestinal, o metabolismo pré-sistêmico, o pKa do fármaco, a natureza química, a liberação imediata ou lenta e a circulação enterro-hepática. Já sobre as variações individuais podemos levar em consideração a idade do paciente, a ingestão de fluidos e alimentos junto com o fármaco, tempo de trânsito intestinal, a microflora intestinal, o metabolismo intestinal e hepático, a patologia e o pH gastrointestinal.
2. O trajeto dos fármacos no organismo pode ser representado através de três fases: biofarmacêutica, farmacocinética e farmacodinâmica. O que acontece em cada uma destas fases?
A fase biofarmacêutica é a fase que descreve todos os processos que o medicamento passa no organismo, desde a ingestão até a excreção. É a fase que deixa o fármaco disponível no organismo para a absorção.
A fase farmacocinética é a que descreve as interferências do organismo sobre o fármaco.
A fase farmacodinâmica é a que descreve as interações entre o fármaco e os receptores do nosso organismo.
3. Quais os fatores que influenciam a fase biofarmacêutica?
São fatores influentes a natureza química, estado físico, tamanho e superfície da partícula, quantidade e excipientes utilizados, o processo farmacêutico e a formulação do mesmo.
4. Quais os tipos básicos de reação envolvidos no metabolismo? O que acontece em cada um destes tipos de reação?
Existem duas fases de reações básicas, na fase I ocorre a oxidação, redução e a hidrolise. A fase II é constituída pela conjugação do fármaco com substâncias endógenas.
5. O que é biodisponibilidade?
É a parte do fármaco que consegue alcançar a circulação sanguínea e exercer sua função terapêutica.
6. Com relação à interação fármaco-nutriente: 
a) o que pode ser afetado? 
Podem ser afetados a disponibilidade, a ação ou a toxicidade de uma dedas duas substâncias ou até mesmo as duas. 
b) quais os tipos? Conceitue.
Podem ser físico-químicas, que são caracterizadas como complexações entre compostos alimentares e fármacos; fisiológicas, que se tratam de modificações causadas pelo medicamento sobre apetite, digestão, esvaziamento gástrico, biotransformação e clearence renal; e patofisiológicas, que ocorre quando o fármaco prejudica a absorção do processo metabólico dos nutrientes.
7. Quais os motivos que levam um indivíduo a fazer uso de medicamentos com alimentos?
Isso pode fazer com que a absorção possa ocorrer de forma aumentada, diminui a chance de irritação gastrointestinal por conta do uso contínuo e ajuda o paciente a manter o tratamento, pois acaba se tornando uma rotina.
8. Quando um medicamento tem sua absorção retardada, ao ser ingerido com alimento, pode-se deduzir que ocorrerá diminuição da quantidade absorvida? Explique.
Pode ocorrer a diminuição da quantidade absorvida pois altera a a biodisponibilidade do fármaco no organismo por conta das interações físico-químicas entre o fármaco e os nutrientes do alimento.
9. Quais os caminhos que a natureza das diferentes interações pode apresentar?
Os nutrientes podem influenciar no processo de absorção, biotransformação e excreção dos fármacos, os fármacos podem alterar o estado nutricional do paciente e o estado nutricional do mesmo pode diminuir ou anular o potencial terapêutico de alguns fármacos.
10. Quais fatores interferem na influência dos nutrientes sobre a absorção dos fármacos?
O tipo de alimento, a formula do fármaco, o intervalo de tempo entre a refeição e a ingestão do fármaco e a quantidade de liquido usada para a ingestão.
11. O nutriente pode influenciar na biodisponibilidade do fármaco através da 
a) modificação do pH do conteúdo gastrintestinal; 
O pH do estomago se eleva de 1,5 para aproximadamente 3,0 depois da ingestão de alimentos e/ou líquidos e isso pode afetar o desintegração dos medicamentos.
b) esvaziamento gástrico; 
Quanto mais lento o esvaziamento gástrico maior a absorção dos fármacos.
c) aumento do trânsito intestinal; 
Favorece a dissolução do medicamento.
d) competição por sítios de absorção; 
Depende do componente em questão, em alguns casos pode não só potencializar quanto estabilizar o efeito terapêutico.
e) fluxo sanguíneo esplâncnico e, 
O aumento do fluxo sanguíneo esplâncnico pode diminuir o efeito de primeira passagem de alguns fármacos.
f) ligação direta do fármaco com componentes dos alimentos.
Diminui a disponibilidade dos fármacos por conta a interação fármaco-nutriente.

Continue navegando