Buscar

prova 2 didatica e formação do professor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Quando Paulo Freire (2002) nos apresenta as questões de formar e formar-se, ele quer retratar a cada profissional algo que, muitas vezes, mantém-se adormecido no processo de atualização do profissional da educação. Assim sendo, o formar e o formar-se nos apresentam conceitos diferenciados, mas que necessitam um do outro neste processo. Desta forma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O formar-se necessita ser aprimorado a cada momento, dentro do processo de estudos dos professores.
(    ) O formar implica uma prática fortificada em teorias, diluindo o laço com o formar-se.
(    ) O formar-se provoca na utilização de alguns meios de informação, sem análise das técnicas e teorias.
(    ) O formar recai sobre a busca de novos conhecimentos, do produzir algo para alguém e para si mesmo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	 
	2.
	O planejamento didático ou de ensino dá ao professor diversas possibilidades de construção de seu planejamento anual e diário. Com ele, todos os profissionais e alunos terão possibilidades de formular meios, estratégias e avaliações que auxiliem na construção do conhecimento. Com isso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O planejamento didático ou de ensino possui etapas que são essenciais para formulação de trabalhos eficazes. São eles: conhecimento da realidade, determinação dos objetivos, seleção e organização dos conteúdos, entre outros.
(    ) O planejamento didático ou de ensino busca verificar se os alunos compreenderam os conteúdos estudados, envolvendo principalmente o processo avaliativo, utilizando-se essencialmente de provas escritas e orais.
(    ) O planejamento didático ou de ensino busca retratar e dar liberdade aos profissionais na construção de seus planos, observando as estratégias a serem utilizadas na sala, a seleção dos recursos, a avaliação e o replanejamento quando necessário.
(    ) O planejamento didático ou de ensino busca em cada momento desenvolver aberturas e mobilidade na sua construção e reconstrução, conseguindo assim desenvolver com seus alunos projetos que atinjam também a comunidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) V - F - F - F.
	
	d) V - V - F - F.
	3.
	Comenius escreveu, entre suas obras, a Didática Magna. Este documento determina vários aspectos relativos ao trabalho do professor, ao aluno e à pedagogia utilizada neste processo de ensino e aprendizagem. Assim, os fins da educação e da vida, para Comenius, apresentam-se em três pontos. Sobre esses três pontos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A introspecção, mantendo-se com suas dúvidas e realizando as atividades sem questionar.
(    ) O saber, que compreende todos os conhecimentos, como as línguas e a arte.
(    ) Os bons costumes, que incluem as boas maneiras e o domínio das paixões.
(    ) A religião, em que o homem (sua alma) se integra com o Ser Supremo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: COMENIUS, J. A. Didática magna. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) F - F - V - F.
	4.
	Dentro do processo de ensino e aprendizagem, o profissional necessita estar inteirado com este processo, buscando a cada momento novos meios para que seu trabalho esteja e seja desenvolvido com eficácia. Neste sentido, são necessários elementos que auxiliem neste processo. Sobre os elementos necessários para que este movimento ocorra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Desenvolver práticas isoladas, construir um ambiente individualista e sem pesquisa, para assim  conseguir êxito em seus processos de ensino e aprendizagem.
(    ) Desenvolver movimentos corporativistas, manter o diálogo com os outros profissionais são meios para conseguir um trabalho eficiente no processo de ensino.
(    ) Desenvolver habilidades que individualizem, engessem e desconstruam as atividades coletivas, dando possibilidades ao enfraquecimento do processo de ensino.
(    ) Desenvolver habilidades de cooperação, permitindo a partilha das tarefas pedagógicas e a responsabilidade com o processo e reflexão na renovação do ensino.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	5.
	Todo professor necessita dar dinamicidade a suas aulas, pois, com isso, tornará seus encontros com os alunos mais agradáveis e eficazes. É possível observar que alguns professores ainda mantêm dinâmicas engessadas. De acordo com Freire (2002, p. 39): "ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação". Sobre a postura do professor diante da construção do conhecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor deve buscar manter sua posição de detentor do conhecimento e inibir toda e qualquer possibilidade de discussão.
(    ) O professor deve instigar os alunos para o questionamento reflexivo em sala de aula junto às atividades realizadas.
(    ) O professor precisa construir novas maneiras de debater os conteúdos em sua aula, aguçando a curiosidade de seus alunos.
(    ) O professor precisa manter a ordem em sua sala de aula, eximindo todos os alunos de dar sua contribuição na construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - F - F - V.
	6.
	O planejamento de um professor é determinante no bom desempenho de seu trabalho com os alunos. Com isso, o planejamento perpassa diversos espaços e possibilidades de construção, dando ao professor e aos demais membros da instituição escolar a possibilidade de ser construído e compreendido. Na organização de nossos trabalhos pedagógicos, o planejamento também aparece. Sobre o planejamento, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O planejamento é essencialmente: análise, reflexão e previsão.
	
	b) O planejamento é descartável em todos os níveis de nossa vida.
	
	c) O planejamento é necessário na formação de suposições.
	
	d) O planejamento é somente necessário em nossa vida pessoal.
	7.
	O planejamento de um sistema educacional nos remete ao planejamento que envolve três níveis governamentais: nacional, estadual e municipal. Cada qual se adaptando à sua realidade a partir do planejamento nacional. Desta forma, os documentos formulados pelos sistemas governamentais, mesmo tendo diferentes enfoques, possuem em comum alguns elementos constitutivos. Sobre os elementos de afinidade com relação ao sistema, analise as afirmativas a seguir:
I- Desenvolvimento, logística, formulação de objetivos, formatação das leis.
II- Conjunto de elementos de um todo, relação dos elementos coordenados.
III- Embasamento teórico, métodos adotados pelos profissionais.
IV- Formação de núcleos, desconsiderando o que apresenta o sistema.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa II está correta.
	
	b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e IV  estão corretas.
	
	d) As afirmativas II e IV estão corretas.
	8.
	O formar-se no cotidiano profissional nos leva a perceber que, enquanto profissionais da educação, estamos em constante movimento de busca de conhecimentos e de troca de diversas informações, buscando assim a integralidade do homem. Nesta caminhada, nos deparamos também com diversas ideologias, as quais são denominadas pelo momento histórico e social, por suas tendências, entre outras. Assim, não é somente realizando leituras de livros que construiremos uma base sólida em nossa prática diária, é necessário a presença de dois polos
essenciais. Sobre esse polos, analise as sentenças a seguir:
I- O professor como agente e a escola como organização.
II- O professor como organizador e a escola como agente.
III- O professor como repassador e a escola como empresa.
IV- O professor como empregado e a escola como instrutora.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	O planejamento é um elemento essencial para que qualquer atividade alcance êxito. Assim sendo, quando realizamos o planejamento, dentro da educação, o professor necessita apegar-se ao plano de aula, ao plano diário, em que cada professor desenvolve suas atividades. Sobre o plano de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um elemento que auxilia na delimitação de passos a serem desenvolvidos.
(    ) Um esboço do que se pretende trabalhar de forma escrita ou mental.
(    ) Um elemento ineficaz no processo de ensino-aprendizagem.
(    ) Um elemento para ser somente apresentado aos gestores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - F - V - F.
	10.
	Enquanto mediação teórico-metodológica, o planejamento tem por finalidade "fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário 'amarrar', 'condicionar', estabelecer as condições - objetivas e subjetivas - prevendo o desenvolvimento da ação no tempo (o que vem primeiro, o que vem em seguida), no espaço (onde vai ser feita), as condições materiais (que recursos, materiais, equipamentos serão necessários) e políticas (relações de poder, negociações, estruturas), bem como a disposição interior (desejo, mobilização), para que aconteça" (VASCONCELLOS, 2000, p.79). Sobre essa perspectiva de análise, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Implica ver o planejamento como processo de reflexão e de tomada de decisões.
(    ) Implica ver o planejamento como processo contínuo e dinâmico que necessita de objetivos.
(    ) Implica ver o planejamento como algo estático e sem possibilidades de modificações no ano letivo.
(    ) Implica ver o planejamento com alto e permanente processo de construção e movimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VASCONCELOS, Lucia. Planejamento Escolar na perspectiva democrática. 2000. Disponível em: http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/uft/file.php/1/coord_ped/sala_3/arquivos/Planejamento_Escolar_na_perspectiva_democratica.pdf. Acesso em: 7 fev. 2016.
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - F - F - V.
	
	d) F - V - V - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando