Buscar

Avaliação Objetiva I - Fontes de Informação 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A necessidade por informação acaba esbarrando no volume de informações existentes e na dificuldade do indivíduo em encontrar o conteúdo necessário para seu aprendizado. Uma fonte de informação é definida como sendo qualquer recurso que devolva uma informação para um indivíduo.  Sobre as fontes de informações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fontes de informações tem como objetivo principal facilitar as pesquisas acadêmicas.
	 b)
	Uma fonte de informação é o meio utilizado para a pesquisa de informações que possibilitam a construção do conhecimento.
	 c)
	São consideradas fontes de informações somente as informações impressas, pois a formalização da informação é fator essencial para ser considerada como fonte.
	 d)
	Uma fonte de informação tem prazo de vida útil, pois como há mudanças constantes no mundo, uma fonte desatualizada é considerada descaracterizada.
	2.
	Uma fonte secundária é composta de elementos derivados de uma obra original, ela sempre irá se referir a trabalhos já escritos, com o intuito de analisar e interpretar as fontes primárias. Baseado nesse contexto e avaliando alguns exemplos de fontes secundárias, analise as sentenças a seguir:
I- Dicionários: esse tipo de fonte de informação é utilizado para esclarecer o significado das palavras. Atualmente, temos uma vasta gama de dicionários distintos em tipos e objetivos. Um exemplo clássico de fonte de informação secundária é o dicionário bilíngue ou multilíngue.
II- Museus: possui um departamento de pesquisa, principalmente com o intuito de manter a documentação atualizada e disponível para outras pessoas que tenham interesse nessa informação. Devido a isso, pode ser considerado uma fonte de informação secundária, pois, com base em obras de seu acervo, buscam-se informações para complementar outras informações.
III- Internet: é um sistema que conecta milhões de pessoas ao mesmo tempo. No entanto, ela somente pode ser considerada uma fonte secundária.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	A hierarquia das fontes de informação auxilia no momento de executar uma pesquisa sobre um assunto desconhecido. A pesquisa, seja científica ou não, possui uma estrutura e um fluxo de trabalho. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando buscamos informações sobre assuntos desconhecidos, se começa sempre por materiais que possuem uma contextualização mais rasa e simplificada do conteúdo.
(    ) O início da pesquisa sempre deve se aprofundar em aspectos complexos do tema.
(    ) Após se ter o conhecimento breve do assunto, se aprofunda em informações mais relevantes, com pontos de vista e estudos diferentes que abordam o tema em específico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	4.
	O conhecimento é o bem mais importante da humanidade, por meio dele nós evoluímos tecnológica, social e eticamente. É o conhecimento que uma pessoa possui que a leva a tomar decisões, a realizar tarefas e a criar novas informações ou conhecimentos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um conjunto de conhecimentos compõe uma informação.
	 b)
	Podemos definir o conhecimento como uma associação de dados.
	 c)
	A informação é a unidade básica de um dado.
	 d)
	Um conjunto de informações compõe um dado.
	5.
	A fonte terciária não possui um conceito determinado claro, este pode ser flexível dependendo do contexto da pesquisa, diferentemente de uma fonte primária e secundária. Em linhas gerais, todo material ou conteúdo que tenha a capacidade de compilação de fontes diferentes de informação, independentemente de seu nível, poderá ser considerado uma fonte terciária. Baseado nesse contexto e avaliando alguns exemplos de fontes terciárias, analise as sentenças a seguir:
I- Enciclopédias: é uma fonte de informação terciária, porque possui informação objetiva e resumida e também orienta o pesquisador para outras fontes que possam aprofundar o conteúdo.
II- Artigos Científicos: independentemente do seu tipo, sempre será uma fonte de informação terciária.
III- Biblioteca: é um acervo de materiais impressos e quando precisamos de informação vamos até ela para encontrar algum material a respeito do que buscamos, por esse motivo, ela está caracterizada como terceiro nível.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	A internet é um sistema de informação capaz de conectar milhões de pessoas ao mesmo tempo. Seu poder de compartilhamento é extremamente poderoso. A internet é considerada uma Fonte de Informação. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente informações básicas podemos encontrar na internet.
	 b)
	A internet é considerada uma grande biblioteca digital, com um acesso facilitado para qualquer pessoa que tenha um dispositivo.
	 c)
	A internet impõe limites físicos e geográficos ao conteúdo compartilhado.
	 d)
	A facilidade de acesso e a disponibilidade de qualquer informação com relação ao conteúdo exposto na grande rede, até então não trouxe nenhum problema quanto à qualidade da informação.
	7.
	É necessário que o indivíduo compreenda a divisão das fontes antes de iniciar suas pesquisas. Esse entendimento facilitará e auxiliará o pesquisador com seu objetivo e trará maior segurança na informação explorada. As características das fontes primárias são: informações internas e externas e informações formais e informais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As informações internas estão relacionadas à comunicação com clientes, fornecedores e com o mercado em geral.
II- As informações externas representam as operações que são realizadas dentro de uma organização.
III- As informações informais, chamadas de informações não estruturadas, são todos os casos obtidos por meio de conversas, reuniões, palestras, e-mails, jornais e boatos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	8.
	Na atualidade, a humanidade vive a era de geração do conhecimento e existem inúmeros modelos para gerenciar o conhecimento. O conhecimento, para Nonaka e Takeuchi (1997), é gerado por meio de uma espiral que passará pelos conhecimentos tácitos e explícitos. Sobre o conhecimento e sua gestão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um conjunto de dados compõe uma informação, e uma ou mais informações dentro de um contexto formam um conhecimento.
(    ) Existem vários modelos para gestão do conhecimento e todos têm o objetivo de sistematizar a geração, a busca, a evolução e o compartilhamento do conhecimento.
(    ) Uma informação é uma mensagem construída por um conjunto de dados.
(    ) Existem somente duas categorias de fontes de informação: primária e secundária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	Uma fonte secundária é composta por elementos derivados de uma obra original, ela sempre se referirá a trabalhos já escritos, com o intuito de analisar e interpretar as fontes primárias. Sobre alguns exemplos de fontes secundárias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dicionários. 
II- Museus.
III- Internet.
(    ) Esse tipo de fonte de informação é utilizado para esclarecer
o significado das palavras. Atualmente, temos uma vasta gama de dicionários distintos e objetivos. Um exemplo clássico de fonte de informação secundária é o dicionário bilíngue ou multilíngue.
(    ) É um sistema de informação capaz de conectar milhões de pessoas ao mesmo tempo, em qualquer espaço geográfico. Pode ser considerada uma fonte de informação de qualquer nível, dependendo do contexto da pesquisa realizada.
(    ) Possui um departamento de pesquisa, principalmente com o intuito de manter a documentação atualizada e disponível para outras pessoas que tenham interesse nessa informação. Por isso, pode ser considerado uma fonte de informação secundária, pois, com base em obras de seu acervo, buscam-se informações para complementar outras informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - III - I.
	10.
	O conhecimento é o insumo mais importante da humanidade e que é a maior riqueza que as empresas possuem, maior que seu patrimônio físico, inclusive, é fundamental que o conhecimento seja gerenciável. Existem inúmeros modelos para gerenciar o conhecimento; o mais famoso são os quadrantes do conhecimento mencionados por Nonaka e Takeuch (1997). Sobre esses quadrantes do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- Externalização: conhecimento conceitual. 
II- Combinação: conhecimento operacional.
III- Socialização: conhecimento compartilhado. 
IV- Internalização: conhecimento sistêmico. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais