Buscar

avaliação discursiva microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Maria Luiza da Silva (2777058)
	Disciplina:
	Microbiologia (19958)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655728) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22924278
	1.
	O fenômeno natural conhecido como Floração de Algas Nocivas (FAN), ou Harmful Algal Bloom (HAB), tem sido mais amplamente discutido no Brasil devido ao aparente aumento deste fenômeno, especialmente no verão, na costa brasileira. As FAN podem ocorrer tanto em água doce quanto salgada, e como consequência podem reduzir a concentração do oxigênio dissolvido, alterar o pH, a cor, o odor e até no gosto da água, mas é no ambiente marinho que são conhecidas como "maré vermelha", devido à intensa proliferação de um grupo de microalgas que pode, inclusive, apresentar espécies produtoras de toxinas (ficotoxinas). Neste contexto, responda: 
a) A maré vermelha é formada por qual grupo de microalga? 
b) Quais as principais características deste grupo de microalga? ( * Máximo 4000 caracteres )
A maré vermelha é ocasionada pela floração de espécies de dinoflagelados. Este grupo de microalgas é caracterizado pela presença de dois flagelos, um central e outro posterior que conferem a capacidade de se locomover na coluna d'água de modo característico. São algas unicelulares e apresentam clorofilas "a" e "c" além de pigmentos carotenoides e xantofilas, que conferem a coloração acastanhada, avermelhada ou dourada característica. Algumas espécies podem produzir toxinas e neste caso suas florações são mais graves, podendo inclusive gerar alerta e interrupção na extração de moluscos bivalves, pois estes acumulam toxinas dessas algas e o consumo destes moluscos podem provocar dano a saúde humana.
	
2.
	
No século XVII, o cientista Francesco Redi (1626-1698) realizou experiências controladas para provar que a geração espontânea era equivocada. Para provar que os vermes em cadáveres não surgiam por geração espontânea, ele realizou experimentos controlados. Explique como Redi tentou derrubar a Teoria da Abiogênese através de um experimento simples. ( * Máximo 4000 caracteres )
Redi utilizou dois frascos e colocou em um pedaços de carne. Um frasco ficou totalmente aberto e o outro tampado com gazes que permitia a entrada de ar. No frasco aberto, as moscas entravam e saiam livremente, deixando suas larvas na carne. No frasco fechado com gazes, as moscas não conseguiam depositar suas larvas. Com a geração espontânea não ocorria, e que cada ser vivo conhecido era proveniente de uma forma de vida preexistente, a ideia conhecida como biogênese.

Outros materiais