A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol Nota 100 - Educação de Jovens e Adultos

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o extrato de texto a seguir:
"'Constituição de 1891 eliminou a seleção por renda e acrescentou a seleção pelo aspecto da instrução escolar". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 37.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, sobre o voto, assinale a alternativa correta que menciona o nome atribuído a lei que permitia que o analfabeto votasse, antes da constituição de 1891: 
Nota: 10.0
	
	A
	Lei Sabará.
	
	B
	Lei Saraiva.
Você acertou!
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois "O saber ler e escrever, especialmente entre os adultos, foi motivo de maior atenção na história da educação brasileira com a Lei Saraiva ou 'nova lei eleitoral', sancionada pelo imperador em 9 de janeiro de 1881" (Livro base, p. 36).
	
	C
	Lei Áurea.
	
	D
	Lei Rouanet.
	
	E
	Lei de Terras.
Questão 2/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o trecho de texto a seguir: 
"Os déficits do atendimento no ensino fundamental resultaram, ao longo dos anos, num grande número de jovens e adultos que não tiveram acesso ou não lograram terminar o ensino fundamental obrigatório. Embora tenha havido progresso com relação a essa questão, 'o número de analfabetos é ainda excessivo e envergonha o País': atinge 16 milhões de brasileiros [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 56.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa correta que menciona com qual idade um indivíduo é considerado analfabeto: 
Nota: 10.0
	
	A
	5 anos de idade.
	
	B
	7 anos de idade.
	
	C
	10 anos de idade.
	
	D
	15 anos de idade.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] 'o número de analfabetos é ainda excessivo e envergonha o País': atinge 16 milhões de brasileiros maiores de 15 anos" (Livro base, p. 56).
	
	E
	20 anos de idade.
Questão 3/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o extrato de texto a seguir:
"Paulo Freire é um dos educadores que adensou o debate da educação popular no Brasil, particularmente nos anos de 1960". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 36.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa correta que indica qual era a bandeira central nessa época: 
Nota: 10.0
	
	A
	Elevar os sálarios.
	
	B
	Ampliar a quantidade de profissões.
	
	C
	Aumentar o nível de formação.
	
	D
	Formar pessoas acima de 30 anos.
	
	E
	Superar o analfabetismo.
Você acertou!
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois "A educação de adultos têm trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo" (Livro base, p. 36).
Questão 4/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o trecho de texto a seguir:
"[Ao estudar] a realidade educacional brasileira, nota-se que o índice de analfabetismo tem diminuído na sociedade, entretanto o debate sobre o analfabetismo funcional é bem atual".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 63.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, sobre o analfabeto funcional, é correto afirmar que apresenta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Boa fluência e interpretação, além de saber ler e escrever.
	
	B
	Dificuldade de leitura, mas boa escrita. 
	
	C
	Facilidade para a leitura e dificuldade na escrita e interpretação.
	
	D
	Dificuldade para interpretar um texto e o que está em suas entrelinhas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] tem dificuldades para interpretar o que vê, o que lê, a ideologia que está presente nas linhas e entrelinhas" (Livro base, p. 63).
	
	E
	Problemas com leitura e escrita de um modo geral.
Questão 5/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o trecho de texto a seguir:
"Os movimentos sociais por moradia, transporte, saúde, educação, terra, etc. reiteradamente marcam presença no cenário sociopolítico brasileiro".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 55.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, sobre a EJA nos anos de 1990, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Foi o período em que a EJA impulsionou.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Acrescentamos que os programas de EJA sofreram impulso  nos anos de 1990, mediante parcerias dos governos municipal, estadual e federal  [...]" (Livro-base, p. 55). 
	
	B
	Nesse período, a EJA ficou conhecida mundialmente.
	
	C
	A partir desse ano, a EJA conquistou espaço nas mídias institucionais.
	
	D
	Nesse período, a EJA ficou conhecida como um ensino obrigatório.
	
	E
	Foi nesse período que a EJA difundiu no Brasil.
Questão 6/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Como diz Pinto [...] a concepção ingênua da educação vê o educando como 'ignorante'. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p.25.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, sobre o perfil do educando da EJA,  segundo Pinto, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	O educando é dependente do professor.
	
	B
	O educando não possui autonomia para aprendizagem
	
	C
	O educando possui vários conhecimentos prévios.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "'A educação escolar ou de adultos sempre toma o educando já como portador de um acervo do conhecimento [...] resultados das práticas social do homem (criança ou adulto) e de sua formação até o momento em que começar a recebe educação institucionalizada" (Livro base, p. 25). 
	
	D
	O educando é um sujeito passivo diante do professor. 
	
	E
	O educando já possui os conhecimentos necessários para sua idade.
Questão 7/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o texto a seguir:
O público da EJA é marcado por diversos fatores que não permitiram criar condições de estudo na idade correta. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando o texto acima e os conteúdos da Aula 1 (Vídeo 1 - Tema 1 - Educação de Jovens e Adultos), identifique a alternativa correta que menciona em qual etapa do ensino a EJA pode ser ofertada: 
Nota: 10.0
	
	A
	Ensino médio, apenas.
	
	B
	Ensino médio e superior.
	
	C
	Graduação, apenas.
	
	D
	Toda a educação básica.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A educação de jovens e adultos não se refere somente a etapa de alfabetização. Ela tem a ver com todo o ensino fundamental, que pode ser cursado na educação de jovens e adultos, pode ser de ensino médio. Portanto, toda educação básica pode ser cursada na modalidade EJA" (Aula 1, vídeo 1, tema 1 - 1'00" a 2'15"). 
	
	E
	Ensino Fundamental, apenas.
Questão 8/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir:
"O adulto iletrado marcava uma sociedade então bastante subdesenvolvida. Era tratado com ser 'ignorante' e como sujeito que precisava ser 'ajustado socialmente'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.