Buscar

Acadêmico 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Metodologia do Ensino da História (HID23)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649302) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22407540
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Nos anos 1990, o Brasil fez parte da Conferência Mundial da Educação da UNESCO, se alinhando com a necessidade de ajustar as diretrizes curriculares que regiam o sistema de educação do nosso país. Após tal esforço, o Ministério da Educação organizou e publicou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sendo que no âmbito da disciplina de História também foram concebidas diretrizes específicas. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a disciplina de História, os PCN se alinham com tendências historiográficas críticas à Nova História.
(    ) Os Parâmetros Nacionais apontam para uma adequação dos conteúdos à História tradicional.
(    ) Para os PCN, os professores de História devem ir além das concepções economicistas da História.
(    ) Para os PCN, no planejamento, deve-se desconsiderar as condições sociais para evitar imposições do currículo oculto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	A organização curricular (PCN), assim concebida, supõe outra forma de trabalho na escola, que consiste na seleção adequada de conteúdos e atividades de aprendizagem, de métodos, procedimentos, técnicas e recursos didático-pedagógicos. A perspectiva da articulação interdisciplinar é voltada para o desenvolvimento não apenas de conhecimentos, mas também de habilidades, valores e práticas. Nesse contexto, foram criadas as Habilidades e Competências para a Educação Básica. Sobre os aspectos educacionais a partir desses conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As Habilidades quando exercitadas no campo prático se transformam em novas habilidades.
(    ) Habilidades e competências são categorias estipuladas para o Ensino Fundamental, excluindo o Ensino Médio e Técnico.
(    ) No Ensino Fundamental, as competências e as habilidades são as mesmas para as disciplinas de História e Geografia.
(    ) As competências e as habilidades são conceitos que facilitam a abordagem interdisciplinar no planejamento docente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jul. 2020.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	A história constitui um conhecimento que possui certo prestígio e admiração em meio à sociedade. Historiadores são solicitados a tecer análises e explicações para fatos e eventos políticos e sociais, locais regionais e mundiais. Quando o professor se encontra no espaço de sala de aula, ele precisa apresentar argumentos e justificativas que tornem evidente a importância dos estudos da disciplina aos estudantes e que despertem o interesse e o encanto sobre os estudos da história. Sobre os aspectos e os argumentos que o professor pode lançar mão, analise as sentenças a seguir:
I- A história pode favorecer elementos ao processo de compreensão da formação das sociedades e em situar o indivíduo diante do momento e sociedade contemporânea.
II- A história pode ser favorável à compreensão dos fatos e fenômenos que se apresentam no contexto de mundialização e globalização da cultura, tais como questões religiosas e de identidade de grupos étnicos.
III- A história fornece ferramentas para que os indivíduos saibam com grande precisão como transcorrerão os próximos eventos políticos e econômicos de sua cidade e região.   
IV- A história deve ser compreendida como um conhecimento que pode contribuir na compreensão e na superação de fatos e fenômenos, tanto de alcance individual como coletivo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	Na atualidade, umas das dificuldades dos professores de História é selecionar conteúdos históricos apropriados a diferentes situações escolares. As escolhas dos conteúdos precisam considerar os significados destes com relação à realidade social no qual são abordados. Os professores necessitam abandonar a maneira fixa de pensar, para assim desenvolver uma postura crítica e criativa nas suas aulas. Neste sentido, a autonomia do trabalho docente inclui a escolha dos conteúdos para as diferentes salas de aula. Trata-se de saber selecionar conteúdos significativos compreendendo as condições sociais e culturais em que encontram-se submetidas algumas gerações de estudantes. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O plano de aula bem elaborado requer detalhamentos em termos de conteúdos, de objetivos e das estratégias metodológicas. Ele é a garantia de efetiva autonomia do professor.
II- Concretizar o plano de aula é um momento de socializar materiais e experiências positivas, aprender com os professores mais antigos diante de situações pelas quais eles já passaram, reforçar e ampliar os relacionamentos interpessoais e firmar parcerias colaborativas para projetos, bem como acolher e ajudar os professores que estão iniciando sua carreira, ajudá-los a se situar diante dos trâmites administrativos e das demandas pedagógicas e assim fazer com que se sintam mais confortáveis na jornada que estão iniciando.
III- No momento da elaboração dos planos de ensino, é necessário selecionar, escolher e decidir sobre quais conteúdos e quais estratégias poderão ser trabalhados. Geralmente é elaborado antes do início/retorno do ano letivo e constitui um momento para refletir sobre como transcorreu o ano, semestre, bimestres anteriores; e requer que se pense sobre os ajustes e as adequações que se fazem necessários.
IV- É prudente que os planejamentos de aula estejam em consonância com as Diretrizes Nacionais de Educação, os PCN e o PPP (Plano Político-Pedagógico da escola). Os planejamentos podem apresentar diversas configurações, conforme o que as instituições preveem, mas a intenção maior é de que forneçam alinhamentos ao trabalho de todos os professores responsáveis em executá-los.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	É imprescindível sua participação nos momentos de formação dos professores, desenvolvendo estratégias para problematizar o convívio e as relações entre as pessoas. Trata-se de promover coletivamente o abandono do discurso pessimista e paralisador do fracasso da escola e do aluno e debruçar-se sobre os obstáculos que precisam ser superados. Existem diversos aspectos que compõem uma boa parceria entre o educacional e o pedagógico. Seguem alguns exemplos: compartilhar as observações do cotidiano escolar que ajudem a descobrir os aspectos do currículo oculto; problematizar temas relacionados à qualidade do convívio, tais como valores, uso do espaço coletivo, furtos, violência, questões de gênero, preconceito etc.; e compreender as características da diversidade da família moderna e seus impactos na Educação. É interessante perceber como os tipos de currículo influenciam a aprendizagem dos estudantes em sala, em especial, o currículo chamado de "oculto". Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os conteúdos que se encontram de forma sistematizada nas diretrizes da disciplina constituem o currículo formal.
(    ) O currículo real surge a partir do planejamento da aula para depois se concretizar na prática didática dentro de sala.
(    ) O currículo oculto se manifesta em diversas situações, desde o tipo de
abordagem do professor até os valores e atitudes envolvidos no processo. 
(    ) O currículo oculto aplicado em sala de aula se abstém de questões ideológicas na leitura da realidade social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/196/curriculo-oculto. Acesso em: 20 jul. 2020.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	Estudiosos do campo da educação e da didática indicam que o campo dos currículos escolares contém muito mais informações que somente os conteúdos e temas que deverão ser ministrados ao longo do ano letivo; indicam desde relações de poder entre as instituições a escolhas pessoais dos professores nos espaços de sala de aula. Em meio a este contexto e relações de forças, acabam por se diferenciar três modalidades de currículos, que são currículo formal, real e oculto. Sobre cada uma das formas de currículo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Currículo formal.
II- Currículo real.
III- Currículo oculto.
(    ) Diz respeito aos conteúdos e às estratégias metodológicas que se encontram descritas no interior dos planos de aula que são elaborados pelos professores.
(    ) Diz respeito à postura e à abordagem ideológica de que o professor lançará mão no momento de ministrar os conteúdos.
(    ) Trata-se das diretrizes que norteiam a elaboração dos projetos político-pedagógicos das unidades escolares e dos planos de ensino.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - III - I.
	7.
	A formulação de Diretrizes Curriculares Nacionais constitui a atribuição federal, que é exercida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), nos termos da LDB e da Lei nº 9.131/95, que o instituiu. Essa lei define, na alínea "c" do seu artigo 9º, entre as atribuições de sua Câmara de Educação Básica (CEB), deliberar sobre as Diretrizes Curriculares propostas pelo Ministério da Educação. Por outro lado, a necessidade de definição de Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica está posta pela emergência da atualização das políticas educacionais que consubstanciem o direito de todo brasileiro à formação humana e cidadã e à formação profissional, na vivência e convivência em ambiente educativo. Assim, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), por ser tão generalista e legalista com relação aos conteúdos curriculares, podem acometer no engessamento dos conteúdos, o que vai exigir do professor a postura de cautela e estratégia no planejamento. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cabe ao professor levar em conta em seu planejamento a situação social dos estudantes, bem como o conhecimento prévio desses.
(    ) Isto tudo nos indica que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e o currículo exigem uma governabilidade por parte do professor.
(    ) O professor precisa dar prioridade aos conteúdos evidenciados genericamente nas Diretrizes e subvalorizar os conteúdos regionais.
(    ) As relações de poder na sociedade é que definem os conteúdos necessários no planejamento docente e nas Diretrizes Nacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jul. 2020.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	O ano letivo se inicia e, com ele, professores e gestores escolares se reúnem para fazer o planejamento anual. Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera burocracia: é o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam juntos para repensar a escola e sua missão, a atuação dos professores e quais finalidades desejam atingir. O planejamento não se restringe ao programa de conteúdo a ser ministrado em cada disciplina, ele vai muito além. Está inserido dentro do plano global da escola, que inclui o papel social, as metas e seus objetivos. A escola, por sua vez, faz parte do sistema educacional e é ligada às secretarias de Educação nos diversos níveis, que também determinam expectativas de aprendizagem para as diferentes áreas de conhecimento. Para quem já é professor ou professora está habituado com a rotina dos planejamentos e planos de aula, bem como com a documentação que orienta os parâmetros de conteúdos, objetivos e avaliações. Nesse contexto pedagógico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os planos de aula da disciplina para a escola são aprovados anualmente pelas Secretarias Municipais de Educação.
(    ) A proposta da LDB e dos PCNs foi concebida e legislada em âmbito nacional a partir do Ministério da Educação.
(    ) Os planos de aula e de ensino devem estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola em que estão inseridos.
(    ) O Plano Político Pedagógico da Escola é concebido na realidade da unidade escolar e pode ser regulado pela Secretaria Municipal de Educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/431/planejamento-momento-de-repensar-a-escola. Acesso em: 16 jul. 2020.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	O fazer pedagógico é composto por aspectos e processos administrativos, documentos como diretrizes, projetos político-pedagógicos/PPP, planejamentos de ensino e planos de aula, que desempenham a função de normatizar e orientar toda rotina escolar. Contudo, ocorre também a constituição do currículo oculto, que se dá de forma independente aos demais e encontra-se estreitamente relacionado ao espaço da sala de aula. Sobre a existência do currículo oculto em meio à prática escolar e pedagógica dos profissionais da educação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Constitui as diretrizes que norteiam a elaboração coletiva dos planos de ensino e planos de aula pelos professores de uma mesma área.
	 b)
	Pode ser identificado na abordagem e no viés ideológico de que o professor se utiliza ao ministrar os conteúdos e temas que serão estudados com os estudantes.
	 c)
	Trata-se das mensagens subliminares que se encontram inseridas em imagens no interior dos materiais didáticos, como livros e cartilhas.
	 d)
	Pode ser resumido nos conteúdos e estratégias metodológicas que se encontram descritas no interior dos projetos políticos e pedagógicos das unidades escolares.
	10.
	Os PCN, a LDB e o Conselho Nacional de Educação reúnem as diretrizes e as bases da educação nacional, as quais devem ser observadas como referência à elaboração das propostas de Projetos Político-Pedagógicos/PPP e aos planejamentos de ensino. Sobre as principais preocupações e objetivos que estes documentos contém em comum para com a educação brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- Que se compreenda o homem nas suas mais diversas expressões, que os estudantes sejam capazes de posicionar-se e agir diante da realidade em que se encontram.
II- Que a escolha dos conteúdos se dê diante das necessidades dos momentos presentes e que as especificidades locais e regionais sejam contempladas e relacionadas aos temas globais.
III- Que os conteúdos priorizem temas do mundo do trabalho, das inovações técnicas, que apresente conhecimentos específicos do universo científico e das ciências exatas.
IV- Que os professores consigam atribuir sua identidade, modo de fazer pedagógico, sua criatividade e inventividade ao abordar os conteúdos e os temas quando serão transpostos para os espaços da sala de aula.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
Prova finalizada com 7 ace
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais