Buscar

Universidade Estácio de Sá (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá
 Aluna: Renata Braga
 
 Tributação sobre o Patrimônio
Segundo nossa constituição federal as propriedades sofrem a incidência de impostos. Propriedades do ponto de vista jurídico é o direito de usar e usufruir bens da maneira que quiser. O direito de propriedade não se restringe somente a bens imóveis como casas, terrenos e etc.. Os bens imateriais quando comprovados o seu valor também são protegidos em constituição. Durante nossas aulas falamos do IPTU,ITR,IPVA,ITCMD e ainda puxando um gancho para IGF e de como sua cobrança pode ser feita de maneira justa. A seguir falo do IPVA relatando o conhecimento que adquiri durante essa disciplina.
IPVA
Introdução
É um imposto estadual mas não está vinculado a uma atividade estatal. O estado é quem institui e defini o fato gerador. O IPVA é um dos impostos mais novos do sistema tributário brasileiro, nasceu para substituir o TRU que era conhecido como “Taxa Rodoviária única” é um imposto instituído com base no Art 24 CF Súmula III 
“Súmula 3: Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, a fim de atender suas peculiaridades
Conceito
O IPVA tem a função exclusivamente fiscal e incide sobre a propriedade de veículos automotores. É cobrado independente do veículo ser usado ou novo, em todo início de ano. Não Existe norma geral sobre o IPVA conforme observamos no artigo 146 súmula 3. E por isso compete a União, os Estados e o distrito federal legislar concorrentemente.
“Art. 146. Cabe à lei complementar:
III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:
a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes;
b) obrigação, lançamento, crédito, prescrição e decadência tributários;
c) adequado tratamento tributário ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas.
d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuições previstas no art. 195, I e §§ 12 e 13, e da contribuição a que se refere o art. 239. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)”
Ao município compete 50% do resultado de toda arrecadação feita a título de IPVA.E quem é o sujeito passivo do IPVA? Ele será qualquer pessoa física ou jurídica proprietária de veículo terrestres. Os veículos segundo a legislação de trânsito devem estar licenciados conforme o domicílio do proprietário. 
Hipóteses de Incidência (FG)
O fato gerador do imposto é a propriedade, o uso e a posse legítima do veículo. Só se configura incidência quando a posse é mantida por PF ou PJ, que contenha características de consumidor final. É um fato gerador periódico que renova sua cobrança a cada início de exercício. Embora muito se fale de veículo automotor, e legislação define como veículos terrestres, as embarcações e aeronaves. Mas em jurisprudência a cobrança para embarcações e aeronaves não está exigido em nenhum estado.
Consideramos fato gerador ocorrido quando o veículo usado já licenciado no 1° dia do ano. Tratando de veículo novo na data de emissão de documento translativo de propriedade. Veículo usado, sinistrado ou furtado a data da recuperação.
Hipóteses de não incidência cabem quando o veículo for integrante de patrimônio da União, dos Estado,do Distrito Federal e dos Municípios. Templos, partidos políticos, entidades sindicais unicamente quando vinculados a suas atividades essenciais e declarados previamente. Autarquias e instituições mantidas pelo poder público também gozam desse benefício.
Hipóteses de isenção de pagamento ocorre para veículos e máquinas agrícolas quando usadas somente na propriedade. Veículos em missão diplomática, organismos internacionais ( veículos pertencentes a órgão internacionais ,desde que usados em favor do governo brasileiro ), Taxis, na atividade pública e comprovadamente registrados como aluguel.
Sobre a base de cálculo ela é feita pelo valor venal do veículo, que no caso dos veículos novos o valor é fixado pela federação ou por documento fiscal. Nos usados o valor é fixado através de tabelas de valores apurados por pesquisa. Seu pagamento será realizado nas agências responsáveis pela arrecadação do Imposto. O IPVA é o segundo maior imposto arrecadatório dos estados (50% fica para o estado e os demais 50% para o município), ficando atrás apenas do ICMS onde os estados ficam com um total 75% da arrecadaçã0
Renata Braga
CRC/RJ 129144-O

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando