Buscar

OPERAÇÃO DE TERM , ARMAZÉNS E CONTROLE DE ESTOQUES TESTE DE CONHECIMENTO 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Dentre as razões para a implantação de sistemas informatizados de movimentação e gerenciamento das operações nos armazéns, podemos destacar, EXCETO:
	
	
	
	Acréscimo no tempo de faturamento.
	
	
	Aumento de qualidade e da produtividade no processamento das informações operacionais.
	
	
	Incremento de custos administrativos e de carregamento de estoques.
	
	
	Desburocratização e racionalização das rotinas.
	
	
	Racionalização das entradas de dados.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Diversas são as aplicações da tecnologia RFID  (Rádio FrequenceIdentification) como, por exemplo, nos sistemas automáticos de pedágio, em que os carros que possuem o dispositivo são reconhecidos e a cancela abre automaticamente. Entretanto a tecnologia ainda encontra alguns obstáculos a serem transpostos, como.
	
	
	
	Preço e Segurança.
	
	
	Velocidade de Transmissão de Dados e Tamanho.
	
	
	Confiabilidade e Rapidez.
	
	
	Confiabilidade e Capacidade de Armazenamento.
	
	
	Rendimento de Baterias e das Etiquetas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Nessa forma de organização, as áreas de armazenagem são divididas em zonas. Cada zona possui determinados produtos. Essa definição refere-se a:
	
	
	
	Picking por Lote
	
	
	Picking por Onda
	
	
	Picking by ligth
	
	
	Picking por área
	
	
	Picking Discreto
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Diversas Tecnologias vem sendo empregadas para melhoria da informação no controle de estoques e gestão da cadeia de suprimentos Dentre estas tecnologias , podemos citar:
	
	
	
	Codigo de Barras; EDI ; VMI (Estoque Administrado pelo Fornecedor) ; RFID (Identificação por Radio Freqüência)
	
	
	WiFi; Competências Integradas ao Estoque; RFID (Identificação por Radio Freqüência); Controle por Informações na Nuvem
	
	
	Código de Barras; VMC (Estoque Administrado pelo Comprador) ; WIfI; EDI
	
	
	Código de Barras; VMC (Estoque Administrado pelo Comprador) ; RFID (Identificação por Radio Freqüência); EDI
	
	
	Código de Barras; EDI ; VMI (Estoque Administrado pelo Fornecedor) ; Competências Integradas ao Estoque
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os fatores cruciais na definição da estratégia a adotar numa atividade de picking são o número de operadores por pedido (se é necessário apenas um trabalhador a operar por pedido ou o apoio de mais), o número de produtos por pedido (se o operador deve recolher um ou vários pedidos em um ou vários deslocamentos) e os períodos para agendamento do picking (qual o número de janelas para a recolha de produtos que devem ser feitas por turno e conciliar o picking com outras atividades como o recebimento e expedição de produtos) (Rodrigues, 2007). Com base nestes conceitos, quanto às estratégias de organização do picking, uma delas é caracterizada pela área de armazenagem dividida em zonas, conforme os produtos nelas existentes, e cada zona está a cargo de um operador. A maior dificuldade deste método é balancear os artigos e equipamentos de apoio existentes em armazém, segundo o seu giro, de forma a não sobrecarregar uma zona com pedidos:
	
	
	
	Picking por zona
	
	
	Picking discreto
	
	
	Picking por onda
	
	
	Picking por lote
	
	
	Picking por RFID
	
	
	
	 
		
	
		6.
		EXISTEM MUITOS ESTUDOS SOBRE OS GANHOS QUE EMPRESAS PODEM OBTER COM A TECNOLOGIA RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION (RFID). DA MESMA FORMA, TAMBÉM SÃO COMUNS AS CRÍTICAS A SUA ADOÇÃO, PRINCIPALMENTE FOCANDO O FATO DE QUE A RFID AINDA NÃO GERA RESULTADOS QUE COMPENSEM SUA IMPLEMENTAÇÃO. A REALIDADE É QUE OS RESPONSÁVEIS PELA CADEIA DE SUPRIMENTO DEVEM CONHECER BEM AS VANTAGENS QUE A RFID PODE OFERECER E QUANTIFICAR OS GANHOS QUE PODEM SER OBTIDOS EM SUA EMPRESA. TAMBÉM DEVEM ENTENDER OS CUSTOS, DESVANTAGENS E PROBLEMAS QUE PODEM ENCONTRAR. SOBRE A RFID FORAM FEITAS AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES: I - AS ATIVIDADES DE LEITURA MANUAL OU COM CÓDIGO DE BARRAS PODEM SER SUBSTITUÍDAS COM O USO DE PRODUTOS OU PALLETS COM RFID, EM QUE O MATERIAL SERÁ RASTREADO AUTOMATICAMENTE ENQUANTO SE MOVE PELO ARMAZÉM, O QUE PODE GERAR GANHOS SIGNIFICATIVOS DE PRODUTIVIDADE. II - O USO DO RFID REDUZ O TEMPO GASTO EM PONTOS DE VENDA COM A GESTÃO DE ARMAZÉNS, UMA VEZ QUE TODO MATERIAL QUE SAI DA LOJA É AUTOMATICAMENTE REGISTRADO, SEM A NECESSIDADE DE PROCESSO MANUAL POR PARTE DE FUNCIONÁRIOS. III - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL QUE O RFID PERMITE AJUDA A RASTREAR MELHOR OS ESTOQUES E A MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS PARA REDUZIR, AO MÍNIMO, A FALTA DE ITENS EM ESTOQUE. ESTÁ(ÃO) CORRETA(S):
	
	
	
	I, II E III
	
	
	SOMENTE I
	
	
	SOMENTE II
	
	
	SOMENTE I E III
	
	
	SOMENTE III
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O USO DE SISTEMAS DE RASTREAMENTO TEM-SE TORNADO MUITO COMUM ENTRE OS GRANDES OPERADORES LOGÍSTICOS E EMPRESAS TRANSPORTADORAS. OS SISTEMAS TÊM-SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS COMPLETOS E COMPLEXOS, POIS POSSIBILITAM, ENTRE OUTRAS FUNCIONALIDADES, A CRIAÇÃO DE CERCAS ELETRÔNICAS, O MONITORAMENTO DE BAÚS, LACRES E FECHADURAS E, JUNTAMENTE COM FERRAMENTAS DE RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION (RFID), PERMITEM O RASTREAMENTO DAS CARGAS TRANSPORTADAS. COM RELAÇÃO AO USO DE SISTEMAS DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO, AVALIE AS SEGUINTES ASSERÇÕES E A RELAÇÃO PROPOSTA ENTRE ELAS. I - O USO DA TECNOLOGIA RFID POSSIBILITA A IDENTIFICAÇÃO E A LOCALIZAÇÃO DE UMA CARGA, UTILIZANDO, PARA ISSO, O SEU POSICIONAMENTO VIA SATÉLITE. II - OS RASTREADORES NÃO ENVIAM INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DA CARGA TRANSPORTADA, MAS PERMITEM A SUA LOCALIZAÇÃO, UTILIZANDO O SISTEMA DE GLOBAL POSITIONING SYSTEM (GPS), A TRIANGULAÇÃO DE ANTENAS DE RÁDIO E REDES DE TELEFONIA CELULAR. ACERCA DESSAS ASSERÇÕES, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
	
	
	
	A ASSERÇÃO I É UMA PROPOSIÇÃO FALSA, E A II É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA.
	
	
	AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS, MAS A II NÃO É UMA JUSTIFICATIVA DA I.
	
	
	A ASSERÇÃO I É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA, E A II É UMA PROPOSIÇÃO FALSA.
	
	
	AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS, E A II É UMA JUSTIFICATIVA DA I.
	
	
	AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES FALSAS.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a opção que elenca as fases da implementação de um WMS:
	
	
	
	Preparação, Definição e Implementação.
	
	
	Levantamento de Requisitos, Projeto, Aceitação e Implantação.
	
	
	Pesquisa, Levantamento de Custos, Aquisição e Aplicação.
	
	
	Análise, Aplicação e Controle.
	
	
	Planejamento, Ação e Implantação.
	
	
	
		1.
		O intercâmbio eletrônico de dados (eletronic data interchange - EDI) é um formato padrão para trocar dados de negócios. Uma mensagem EDI contém uma sequência de dados, por exemplo, preço, número de série e quantidade. O EDI é usado entre duas empresas que fazem sempre o mesmo tipo de transação, como as transações entre fornecedor e comprador. Os dados trafegam pela Internet, integrando empresas independentemente do seu porte, da estrutura de tecnologia da informação ou do nível de conhecimento de seus funcionários. Logo, não há necessidade de software e treinamentos específicos para uso do sistema que opera em ambiente web. O EDI tem como benefícios I. a eliminação da necessidade de impressão, postagem, verificação e manuseio de inúmeros formulários e documentos comerciais. II. a redução de atrasos pela utilização de formatos padrão. III. a diminuição de custos com a redução do uso de papel, da postagem e da mão-de-obra. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As tecnologias de identificação de produtos, insumos ou serviços, mais utilizadas, são o código de barras e as etiquetas eletrônicas (Radio Frequency Identification - RFID). Quanto a essas tecnologias, avalie as afirmações a seguir: I - A tecnologia de código de barras tem uma característica de grande importância para o mercado atual, que é a identificação única do produto, insumo, palete ou caixa. II - Na composição da RFID, o identificador (Tag) é um dispositivo de identificação anexado
a um item que se deseja rastrear, e o Leitor é um dispositivo que consegue reconhecer a presença de identificadores RFID e ler as informações armazenadas neles. III - RFID não é necessariamente "melhor" do que os códigos de barras. As duas são tecnologias diferentes e têm diferentes aplicações, que às vezes se sobrepõem. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com um bom planejamento da separação de mercadorias pode-se prever quais equipamentos serão necessários para a movimentação de cargas. Além disso, pode-se otimizar o processo em situações hipotéticas de desabastecimento ou excesso de estoque. Este procedimento é conhecido como:
	
	
	
	Cross Docking
	
	
	Interface
	
	
	Classificação
	
	
	Picking
	
	
	Rastreabilidade
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Levando em consideração os aspectos estratégicos empresariais, marque a opção que apresenta as vantagens da implementação dos sistemas do tipo Eletronic Data Interchange (EDI) para processos logísticos.
	
	
	
	Demandam investimentos em instalação e manutenção de softwares, bem como de treinamento de pessoal.
	
	
	Maior redução de custos com papel e ampliação da reciclagem como diferencial competitivo¿estratégico-mercadológico de tendência ambiental.
	
	
	Melhoria da competitividade, visualizando vantagens ligadas à agilidade na troca de dados e ganhos relacionados à produtividade.
	
	
	Busca da construção de um ambiente de inclusão digital para seus empregados e terceirizados, visando a melhorias no ambiente organizacional.
	
	
	Redução do tempo de transporte com ganhos estratégicos em função de melhorias no volume de entrega e distribuição de mercadorias.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Marque a definição que melhor se aplica a tecnologia de informação aplicada a logística que é utilizada para identificar, rastrear e gerenciar desde produtos e documentos até animais ou mesmo indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual. Utiliza-se de uma etiqueta ou tag transponder. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Essa tecnologia também é também é utilizado para maior agilidade em pagamento de pedágios e estacionamentos de shoppings.
	
	
	
	TMS (Transportation Management System)
	
	
	EDI (Electronic Data Interchange)
	
	
	B2B (Business-to-Business)
	
	
	WMS (Warehouse Management System )
	
	
	RFID (Radio Frequency Identification / Identificação por Rádio Frequência)
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre PICKING, classifique as informações abaixo como CERTO ou ERRADO ; a) Para estudarmos os processos de picking é importante fazermos uma inter relação com as principais atividades de Ressuprimento e Reposição de produtos ; b) A atividade de picking pode ser definida como Correções do Lead-Time do produto, de acordo com medições estatísticas de consumo ; c) Dependendo do tipo de armazém, 30% a 40% do custo de mão-de-obra está associado à atividade de picking ; d) No procedimento PICKING DISCRETO OU SIMPLES existe um grande risco, por existir apenas um documento para cada ordem de separação de produtos ; e) No procedimento PICKING POR ONDA OU POR LEVAS o operador espera a acumulação de um certo número de pedidos. Em seguida, são observados os produtos comuns a vários pedidos ; De acordo com as afirmações apresentadas, selecione de acordo, Certo ou errado:
	
	
	
	Errado; Errado; Errado; Certo; Certo
	
	
	Errado; Errado; Correto; Correto; Correto
	
	
	Errado; Certo; Certo; Errado; Errado
	
	
	Certo, Certo; Correto; Correto; Errado
	
	
	Errado; Errado; Correto; Errado; Errado
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Equipamento desenvolvido no começo dos anos 60 para içar e movimentar máquinas pesadas e seus componentes dentro de edifícios e áreas fabris, onde os espaços são confinados e guindastes convencionais não tinham acesso:
	
	
	
	Guindaste
	
	
	Empilhadeira
	
	
	Palete
	
	
	Big Bag
	
	
	Pórticos
	
Explicação:
O design estrutural de um pórtico permite que a maior parte da área fabril que ele está instalado não gere interferencia na sua movimentação ou na movimentação da carga. Grande parte das vezes as instalações que existem pela rota de passagem do pórtico são fixas e estão preparadas para receber uma carga verticalmente pelo Pórtico. Uma de suas restrições é o requisito de se ter lateralmente ( no chão ou  elevadas) áreas que permitam a movimentação do pórtico.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Marque abaixo a correta definição de EDI.
	
	
	
	É um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). Pode ser chamado também de ERP (Enterprise Resource Planning)
	
	
	Conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte ou ainda Sistema de Gestão de Transporte e Logística, é um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição. Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada.
	
	
	Sistema de Gerenciamento de Armazém, é uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns.
	
	
	Transit Point
	
	
	Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados) - EDI significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer
		1.
		Marque a definição que melhor se aplica a tecnologia de informação aplicada a logística que é utilizada para identificar, rastrear e gerenciar desde produtos e documentos até animais ou mesmo indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual. Utiliza-se de uma etiqueta ou tag transponder. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Essa tecnologia também é também é utilizado para maior agilidade em pagamento de pedágios e estacionamentos de shoppings
	
	
	
	EDI (Electronic Data Interchange)
	
	
	RFID (Radio Frequency Identification ¿ Identificação por Rádio Freqüência)
	
	
	WMS (Warehouse Management System )
	
	
	B2B (Business-to-Business)
	
	
	TMS (Transportation Management System)
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O sistema de gerenciamento conhecido com WMS (Warehouse Management Systems) pode ser definido como:
	
	
	
	Um WMS é um sistema de gestão de distribuição, que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de distribuição, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário, entre outras.
	
	
	Um WMS é um sistema de gestão de qualidade, que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário, entre outras.
	
	
	Um WMS é um sistema de gestão de armazém, que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário, entre outras.
	
	
	Um WMS é um sistema de gestão logístico, que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro
do processo de transporte, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário, entre outras.
	
	
	I, II e III
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os fatores cruciais na definição da estratégia a adotar numa atividade de picking são o número de operadores por pedido (se é necessário apenas um trabalhador a operar por pedido ou o apoio de mais), o número de produtos por pedido (se o operador deve recolher um ou vários pedidos em um ou vários deslocamentos) e os períodos para agendamento do picking (qual o número de janelas para a recolha de produtos que devem ser feitas por turno e conciliar o picking com outras atividades como o recebimento e expedição de produtos) (Rodrigues, 2007). Com base nestes conceitos, quanto às estratégias de organização do picking, uma delas é caracterizada pela acumulação de pedidos, e, por cada deslocamento do operador à área de produto pretendido, este acerta com a soma das quantidades pedidas. Este método resulta numa maior produtividade do operador desde que o número de produtos a recolher esteja de acordo com capacidade física do trabalhador.
	
	
	
	Picking por zona
	
	
	Picking por lote
	
	
	Picking discreto
	
	
	Picking por RFID
	
	
	Picking por onda
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O recebimento dos produtos é o começo das atividades do CD. No ato do recebimento é realizada a conferencia das quantidades, qualidade, integridade dos produtos entregues pelos os fornecedores. O Picking é toda atividade de recolha dos diversos produtos e as suas respectivas quantidades no armazém para satisfazer as necessidades do cliente, sendo o cliente interno ou externo (Medeiros, 1999). Segundo Murray, picking tem como significado ¿a atividade, na qual um pequeno número de produtos é extraído de um sistema de armazém, para satisfazer um certo número de pedidos de clientes independentes. I - É considerada uma das mais críticas à qual está associada um quarto dos custos logísticos, sendo que, grande parte do tempo e custo está associado à movimentação da mercadoria. II - Agiliza todo o processo de expedição pois a sua flexibilidade faz com que as operações melhorem a satisfação das necessidades do cliente. III - O risco de erro é muito alto mas, por outro lado, é menos produtivo porque obriga a mais deslocações do funcionário. IV - Nunca poderá ser dividida por zonas nas quais só estão disponíveis produtos de uma determinada família de produtos em que por cada zona está atribuída a responsabilidade a uma pessoa. Está incorreto o que consta em:
	
	
	
	III e IV.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Traz o produto até o operador através da rotação de suas prateleiras, eliminando perda de tempo com o picking. Essa definição refere-se a:
	
	
	
	Picking by Voice
	
	
	Picking by - Light
	
	
	Picking com RFID
	
	
	Picking Automatizado
	
	
	Carrossel
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O picking, também conhecido por order picking (separação e preparação de pedidos) pode ser definido como a atividade, na qual um pequeno número de produtos, é extraído de um sistema de armazenagem, para satisfazer um certo número de pedidos de clientes independentes. Sobre os tipos de Picking foram feitas as seguintes afirmações: I - No Picking Discreto ou Simples, cada operador é responsável por 1 pedido por vez e pega apenas 1 produto de cada vez, existindo apenas uma janela de importação por turno. II - No Picking por Zona, as áreas de armazenagem são divididas em zonas e cada uma possui determinados produtos, em que são alocados operadores específicos. III - No Picking por Lote, o operador espera a acumulação de certo número de pedidos, em seguida, são observados os produtos comuns a vários pedidos. O operador então coleta os itens comuns aos diversos pedidos e os distribui segundo a quantidade de cada um dos pedidos. IV - O Picking por Onda é muito utilizado na coordenação de separação e expedição, o que traz certa desenvoltura ao processo. Está(ão) correta(s):
	
	
	
	somente II, III e IV.
	
	
	somente I.
	
	
	somente I e II.
	
	
	somente II e III.
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Num planejamento de operação de Picking Discreto , temos que verificar como será organizado o processo e para isso teremos que realizar definições. Qual das alternativas abaixo não objetiva a organização da operação de picking:
	
	
	
	Existe apenas uma janela de importação por turno
	
	
	O risco de erros na atividade é reduzido, por existir apenas um documento para cada ordem de separação de produtos
	
	
	O operador deve completar toda a ordem de separação
	
	
	Cada operador é responsável por um pedido por vez e pega apenas um produto de cada vez
	
	
	Dentre os procedimentos de Picking, representa o mais produtivo
	
	
	
	 
		
	
		8.
		EXISTEM MUITOS ESTUDOS SOBRE OS GANHOS QUE EMPRESAS PODEM OBTER COM A TECNOLOGIA RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION (RFID). DA MESMA FORMA, TAMBÉM SÃO COMUNS AS CRÍTICAS A SUA ADOÇÃO, PRINCIPALMENTE FOCANDO O FATO DE QUE A RFID AINDA NÃO GERA RESULTADOS QUE COMPENSEM SUA IMPLEMENTAÇÃO. A REALIDADE É QUE OS RESPONSÁVEIS PELA CADEIA DE SUPRIMENTO DEVEM CONHECER BEM AS VANTAGENS QUE A RFID PODE OFERECER E QUANTIFICAR OS GANHOS QUE PODEM SER OBTIDOS EM SUA EMPRESA. TAMBÉM DEVEM ENTENDER OS CUSTOS, DESVANTAGENS E PROBLEMAS QUE PODEM ENCONTRAR. SOBRE A RFID FORAM FEITAS AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES: I - AS ATIVIDADES DE LEITURA MANUAL OU COM CÓDIGO DE BARRAS PODEM SER SUBSTITUÍDAS COM O USO DE PRODUTOS OU PALLETS COM RFID, EM QUE O MATERIAL SERÁ RASTREADO AUTOMATICAMENTE ENQUANTO SE MOVE PELO ARMAZÉM, O QUE PODE GERAR GANHOS SIGNIFICATIVOS DE PRODUTIVIDADE. II - O USO DO RFID REDUZ O TEMPO GASTO EM PONTOS DE VENDA COM A GESTÃO DE ARMAZÉNS, UMA VEZ QUE TODO MATERIAL QUE SAI DA LOJA É AUTOMATICAMENTE REGISTRADO, SEM A NECESSIDADE DE PROCESSO MANUAL POR PARTE DE FUNCIONÁRIOS. III - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL QUE O RFID PERMITE AJUDA A RASTREAR MELHOR OS ESTOQUES E A MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS PARA REDUZIR, AO MÍNIMO, A FALTA DE ITENS EM ESTOQUE. ESTÁ(ÃO) CORRETA(S):
	
	
	
	SOMENTE III
	
	
	SOMENTE I E III
	
	
	SOMENTE I
	
	
	I, II E III
	
	
	SOMENTE II
		.
		Nessa forma de organização, as áreas de armazenagem são divididas em zonas. Cada zona possui determinados produtos. Essa definição refere-se a:
	
	
	
	Picking by ligth
	
	
	Picking por Lote
	
	
	Picking Discreto
	
	
	Picking por área
	
	
	Picking por Onda
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a opção que elenca as fases da implementação de um WMS:
	
	
	
	Planejamento, Ação e Implantação.
	
	
	Análise, Aplicação e Controle.
	
	
	Preparação, Definição e Implementação.
	
	
	Levantamento de Requisitos, Projeto, Aceitação e Implantação.
	
	
	Pesquisa, Levantamento de Custos, Aquisição e Aplicação.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Diversas são as aplicações da tecnologia RFID  (Rádio FrequenceIdentification) como, por exemplo, nos sistemas automáticos de pedágio, em que os carros que possuem o dispositivo são reconhecidos e a cancela abre automaticamente. Entretanto a tecnologia ainda encontra alguns obstáculos a serem transpostos, como.
	
	
	
	Preço e Segurança.
	
	
	Confiabilidade e Capacidade de Armazenamento.
	
	
	Velocidade de Transmissão de Dados e Tamanho.
	
	
	Rendimento de Baterias e das Etiquetas.
	
	
	Confiabilidade e Rapidez.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Dentre as razões para a implantação de sistemas informatizados de movimentação e gerenciamento das operações nos armazéns, podemos destacar, EXCETO:
	
	
	
	Incremento de custos administrativos e de carregamento de estoques.
	
	
	Acréscimo no tempo de faturamento.
	
	
	Aumento de qualidade e da produtividade no processamento das informações operacionais.
	
	
	Desburocratização e racionalização das rotinas.
	
	
	Racionalização das entradas de
dados.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os fatores cruciais na definição da estratégia a adotar numa atividade de picking são o número de operadores por pedido (se é necessário apenas um trabalhador a operar por pedido ou o apoio de mais), o número de produtos por pedido (se o operador deve recolher um ou vários pedidos em um ou vários deslocamentos) e os períodos para agendamento do picking (qual o número de janelas para a recolha de produtos que devem ser feitas por turno e conciliar o picking com outras atividades como o recebimento e expedição de produtos) (Rodrigues, 2007). Com base nestes conceitos, quanto às estratégias de organização do picking, uma delas é caracterizada pela área de armazenagem dividida em zonas, conforme os produtos nelas existentes, e cada zona está a cargo de um operador. A maior dificuldade deste método é balancear os artigos e equipamentos de apoio existentes em armazém, segundo o seu giro, de forma a não sobrecarregar uma zona com pedidos:
	
	
	
	Picking por onda
	
	
	Picking por zona
	
	
	Picking por lote
	
	
	Picking por RFID
	
	
	Picking discreto
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Diversas Tecnologias vem sendo empregadas para melhoria da informação no controle de estoques e gestão da cadeia de suprimentos Dentre estas tecnologias , podemos citar:
	
	
	
	Codigo de Barras; EDI ; VMI (Estoque Administrado pelo Fornecedor) ; RFID (Identificação por Radio Freqüência)
	
	
	Código de Barras; VMC (Estoque Administrado pelo Comprador) ; WIfI; EDI
	
	
	Código de Barras; EDI ; VMI (Estoque Administrado pelo Fornecedor) ; Competências Integradas ao Estoque
	
	
	WiFi; Competências Integradas ao Estoque; RFID (Identificação por Radio Freqüência); Controle por Informações na Nuvem
	
	
	Código de Barras; VMC (Estoque Administrado pelo Comprador) ; RFID (Identificação por Radio Freqüência); EDI
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O USO DE SISTEMAS DE RASTREAMENTO TEM-SE TORNADO MUITO COMUM ENTRE OS GRANDES OPERADORES LOGÍSTICOS E EMPRESAS TRANSPORTADORAS. OS SISTEMAS TÊM-SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS COMPLETOS E COMPLEXOS, POIS POSSIBILITAM, ENTRE OUTRAS FUNCIONALIDADES, A CRIAÇÃO DE CERCAS ELETRÔNICAS, O MONITORAMENTO DE BAÚS, LACRES E FECHADURAS E, JUNTAMENTE COM FERRAMENTAS DE RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION (RFID), PERMITEM O RASTREAMENTO DAS CARGAS TRANSPORTADAS. COM RELAÇÃO AO USO DE SISTEMAS DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO, AVALIE AS SEGUINTES ASSERÇÕES E A RELAÇÃO PROPOSTA ENTRE ELAS. I - O USO DA TECNOLOGIA RFID POSSIBILITA A IDENTIFICAÇÃO E A LOCALIZAÇÃO DE UMA CARGA, UTILIZANDO, PARA ISSO, O SEU POSICIONAMENTO VIA SATÉLITE. II - OS RASTREADORES NÃO ENVIAM INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DA CARGA TRANSPORTADA, MAS PERMITEM A SUA LOCALIZAÇÃO, UTILIZANDO O SISTEMA DE GLOBAL POSITIONING SYSTEM (GPS), A TRIANGULAÇÃO DE ANTENAS DE RÁDIO E REDES DE TELEFONIA CELULAR. ACERCA DESSAS ASSERÇÕES, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
	
	
	
	AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS, MAS A II NÃO É UMA JUSTIFICATIVA DA I.
	
	
	A ASSERÇÃO I É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA, E A II É UMA PROPOSIÇÃO FALSA.
	
	
	AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS, E A II É UMA JUSTIFICATIVA DA I.
	
	
	AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES FALSAS.
	
	
	A ASSERÇÃO I É UMA PROPOSIÇÃO FALSA, E A II É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O recebimento dos produtos é o começo das atividades do CD. No ato do recebimento é realizada a conferencia das quantidades, qualidade, integridade dos produtos entregues pelos os fornecedores. O Picking é toda atividade de recolha dos diversos produtos e as suas respectivas quantidades no armazém para satisfazer as necessidades do cliente, sendo o cliente interno ou externo (Medeiros, 1999). Segundo Murray, picking tem como significado ¿a atividade, na qual um pequeno número de produtos é extraído de um sistema de armazém, para satisfazer um certo número de pedidos de clientes independentes. I - É considerada uma das mais críticas à qual está associada um quarto dos custos logísticos, sendo que, grande parte do tempo e custo está associado à movimentação da mercadoria. II - Agiliza todo o processo de expedição pois a sua flexibilidade faz com que as operações melhorem a satisfação das necessidades do cliente. III - O risco de erro é muito alto mas, por outro lado, é menos produtivo porque obriga a mais deslocações do funcionário. IV - Nunca poderá ser dividida por zonas nas quais só estão disponíveis produtos de uma determinada família de produtos em que por cada zona está atribuída a responsabilidade a uma pessoa. Está incorreto o que consta em:
	
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	III e IV.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II e III.
		1.
		Uma das vantagens da classificação é:
	
	
	
	Dificultar a padronização
	
	
	Facilitar o processo de obtenção
	
	
	Aumentar a complexidade dos registros contábeis
	
	
	Permitir a duplicação de itens
	
	
	Redução dos custos de armazenagem
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Não ter estoques é algo muito desejado pelas empresas , mas bastante complexo de ser conseguido. Selecione a alternativa não relacionada com a necessidade de formação de estoques.
	
	
	
	Quando existirem dúvidas sobre a demanda
	
	
	Devido a previsão das demandas
	
	
	Quando existirem dúvidas quanto a ressuprimento
	
	
	Devido a ameaças comerciais da concorrência
	
	
	Devido a prática de mercado dos fornecedores
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	Uma das razões para manter estoques ao longo da cadeia de suprimentos é exatamente melhorar o nível de serviço. Para os clientes esta vantagem pode ser traduzida na disponibilidade imediata de produtos ou em tempos de ressuprimentos pequenos. Já para as empresas significa aumentar os custos de estoque, mas também significa uma redução da vantagem competitiva e aumento nos custos de vendas perdidas.
	
	
	Nem todos os custos relacionados a estoques aumentam quando se mantém um nível de estoque médio mais alto. O custo que diminui com o aumento do nível de estoques é o custo de falta e por consequência o custo de manutenção dos estoques.
	
	
	As operações logísticas, quando se integram fortemente e sendo consideradas competências - chave, podem servir como base para obtenção de vantagens estratégicas. Entretanto, somente com a integração entre as áreas da empresa e entre estas e outras empresas, dentro do objetivo dos processos logísticos, levam ao melhor desempenho da logística. Dentre os preceitos que regem essa base integracionista, pode-se destacar que a estrutura organizacional formal é suficiente para garantir o desempenho logístico integrado.
	
	
	Um sistema de recebimento de materiais deve ter, como um de seus requisitos, o gerenciamento global, o qual irá determinar o valor no fluxo da informação; a valorização do trabalho dos clientes externos; o estabelecimento de a racionalização e a agilização, no âmbito operacional, das rotinas e procedimentos, em todos os segmentos do processo; a maior integração com os sistemas envolvidos; o estabelecimento de critérios administrativos mais adequados, para tratamento de pendências; minimização das ocorrências de erros no processamento das informações.
	
	
	O controle de estoque exerce influência direta na rentabilidade da organização. Ele absorve capital que poderia estar sendo aplicado pela empresa. Referente às categorias de custos na administração dos estoques, pode-se afirmar que os Custos de Compras estão associados a todos os custos necessários para manter certa quantidade de mercadorias por um período de tempo; Custos de manutenção de estoques estão associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para reposição do estoque; E os Custos de Falta são aqueles que ocorrem caso haja demanda por itens em falta no estoque.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Dentre as frases a seguir sobre criticidade dos estoques, há uma equivocada. Identifique-a.
	
	
	
	Materiais
Z são itens de substituição difícil ou que não existem fornecedores alternativos, cuja falta interrompe a produção, sendo imprescindíveis.
	
	
	Materiais Y são itens importantes, mas cuja falta não provoca efeitos na produção em curto prazo, podendo ser substituídos por um breve período de tempo.
	
	
	A criticidade dos itens nos estoques não varia de empresa para empresa, pois o nível de serviço a ser oferecido deve ser sempre cumprido.
	
	
	A Análise da Criticidade está relacionada à influencia de um determinado item de estoque nas operações e processos da empresas.
	
	
	Materiais X são itens de estoque que não oferecem grande crIticidade, podendo ser facilmente substituídos por outros itens.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Alguns produtos tem um tipo de demanda que não pode ser controlada da mesma forma que produtos com demanda permanente. Tal tipo de demanda é denominada de:
	
	
	
	Sazonal
	
	
	Declínio
	
	
	Equilibrada
	
	
	Especulativa
	
	
	Regular
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O primeiro conceito da classificação ABC informava que a composição dos estoques se dava da seguinte forma : Selecione a única alternativa correta que completa esta afirmação:
	
	
	
	Itens A- 20% itens(50% vendas); Itens B- 15% itens(35% vendas); Itens C- 35% itens(15% vendas)
	
	
	Itens A- 20% itens(80% vendas); Itens B- 15% itens(15% vendas); Itens C- 35% itens(5% vendas)
	
	
	Itens A- 40% itens(80% vendas); Itens B- 35% itens(15% vendas); Itens C- 25% itens(5% vendas)
	
	
	Itens A- 50% itens(50% vendas); Itens B- 45% itens(45% vendas); Itens C- 5% itens(5% vendas)
	
	
	Itens A- 80% itens(80% vendas); Itens B- 15% itens(15% vendas); Itens C- 5% itens(5% vendas)
	
	
	
	 
		
	
		7.
		São estoques cujo ressuprimento é definido pelos fornecedores , sejam eles internos ou externos. Essa definição refere-se a que tipo de estoque?
	
	
	
	Estoque Puxado
	
	
	Estoque Sazonal
	
	
	Estoque Empurrado
	
	
	Estoque Ciclo
	
	
	Estoque de Matéria Prima
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Dentre as opções a seguir há uma frase equivocada com relação à Curva de Pareto ou Curva ABC de Estoque. Identifique-a.
	
	
	
	Considerando o método ABC aplicado a estoques, verificamos que a maior importância deve ser atribuída às vendas/giros, lembrando que os estoques imobilizam capital da empresa.
	
	
	A curva ABC deve ser considerada como a ferramenta básica para a gestão de estoques, pois com ela podemos entender como o estoque é constituído quanto à relação de seus itens.
	
	
	A curva ABC demonstra a importância dos estoques para empresa, principalmente quanto ao giro. Quanto maior o giro, menor será o impacto para as finanças da empresa.
	
	
	Ao estudar a distribuição de renda na população, Vilfredo Pareto estabeleceu que a maior parte da renda concentra na maior parcela da população, enquanto a minoria absorve a menor parte da renda.
	
	
	A curva ABC tem a sua utilização na gestão dos estoques para estabelecimento de políticas de compra, de vendas e de produção, definindo os itens por grupos de importância relativa.
		1.
		Usando o conceito de criticidade dos itens do estoque, os itens podem ser classificados em três grupos. Selecione a opção correta dentre as alternativas apresentadas abaixo que complementa esta questão.
	
	
	
	Material Z - Críticos, itens cuja falta provoca a interrupção da produção ; Materiais Y - fazem parte dessa categoria aqueles itens cuja falta não irá provocar efeitos em curto prazo ; Materiais X - itens que podem ser facilmente substituídos
	
	
	Material Z - Críticos, itens cuja reposição representa custos superiores a 60% dos investimentos em estoques ; Materiais Y - itens cuja reposição representa custos próximos a 25% dos investimentos em estoques ; Materiais X - demais itens, representando investimentos inferiores a 15% dos investimentos em estoques.
	
	
	Material Z - Críticos, pois a sua reposição apresenta-se complexa e sazonal; Materiais Y - Intermediários, pois a sua reposição é de fácil substituição ; Materiais X - itens de reposição eventual, sem impactos significativos na produção.
	
	
	Material Z - Reposição, cujo giro não provoca a interrupção da produção ; Materiais Y - reposição, cujo giro irá provocar efeitos em curto prazo na produção ; Materiais X - itens de difícil reposição.
	
	
	Material Z - Reposição Rápida cujos, itens cuja substituição provoca a interrupção da produção ; Materiais Y - substituição lenta, cujos itens não irá provocar efeitos em curto prazo na produção ; Materiais X - itens que podem ser facilmente repostos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dois parâmetros são utilizados para o entendimento da criticidade de um determinado item em estoque. Um deles é a frequência de ocorrência de falha para aquele item . Assinale a alternativa que apresenta uma característica desse parâmetro que NÃO está relacionada a esse conceito.
	
	
	
	Alta ou razoavelmente provável
	
	
	Muito baixa ou extremamente improvável
	
	
	Pouco moderada e não ocasional
	
	
	Muito alta ou frequente
	
	
	Moderada ou ocasional
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os estoques podem ser classificados em diversos tipos, conforme se observa a seguir: I- Matéria-prima: esse tipo de estoque requer alguma forma de processamento para ser transformada em produto acabado. A utilização é diretamente proporcional ao volume de produção; II- Produtos em processo: em um processo de produção, considera-se produtos em processo os diversos materiais que estão em diferentes fases do processo produtivo. Corresponde a todos os materiais que sofreram algum tipo de transformação, porém não atingiram a forma final do produto a ser comercializado; III- Materiais de embalagem: correspondem as caixas para embalar produtos, recipientes, rótulos etc. IV- Produto semi-acabado: compreendem os produtos que sofreram um processo de transformação e estão prontos para ser vendidos; A afirmativa que não está correta é:
	
	
	
	Apenas II.
	
	
	Apenas III.
	
	
	Apenas l.
	
	
	Todas.
	
	
	Apenas IV.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Este tipo de demanda se caracteriza por grandes variações entre sucessivos intervalos de tempo, fazendo com que a projeção de suas vendas seja muito difícil. Estamos falando de:
	
	
	
	Demanda em Declínio
	
	
	Demanda Permanente
	
	
	Demanda Derivada
	
	
	Demanda Sazonal
	
	
	Demanda Irregular
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Dentre as opções de resposta, há uma que não está relacionada á formação de estoques. Identifique-a.
	
	
	
	É difícil ou inviável coordenar suprimento e demanda - o equilíbrio entre o que comprar / produzir - e o que se vai vender.
	
	
	Alguns produtos têm sazonalidade variável na demanda, que em nenhuma hipótese não pode ser controlada.
	
	
	Incertezas de previsões de demanda - embora haja métodos para previsão da demanda, esta é variável, por diversos motivos.
	
	
	Suprir os canais de distribuição - os pontos de vendas devem ser supridos com o máximo de precisão possível.
	
	
	Especular com estoques - alguns produtores não ofertam ao mercado a produtos suficiente para abastecer a demanda, provocando aumento de preços.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Dentre os objetivos abaixo qual não compõe o elenco de objetivos da classificação?
	
	
	
	Facilitar o gerenciamento dos itens de suprimento
	
	
	Possibilitar uma "linguagem comum" na designação dos itens
	
	
	Acompanhamento, supervisão e coordenação de execuções
	
	
	Zero erro com localização, movimentação e utilização
	
	
	Impedir a duplicação de itens de estoque
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O estoque representa uma armazenagem de mercadorias com previsão de uso futuro. Tem como objetivo atender a demanda, assegurando-lhe a disponibilidade de produto. Os estoques podem ser controlados, adotando-se diversos tipos de critérios conforme a sua demanda. Dentre as opções, é natureza das demandas, EXCETO:
 
	
	
	
	Estoque Demanda Sazonal
	
	
	Estoque Demanda por Zoneamento
Estoque Demanda Irregular
	
	
	Estoque Demanda em Declínio
	
	
	Estoque Demanda Derivada
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Itens cuja falta provoca a interrupção da produção, cuja substituição é difícil ou não existem fornecedores alternativos. São aqueles materiais cuja falta causará uma interrupção no processo produtivo da empresa, sendo, desta forma, imprescindíveis. Estas características referem-se a que tipo de item de estoque?
	
	
	
	Crítico
	
	
	Pouco crítico
	
	
	Extremamente crítico
	
	
	Não crítico
	
	
	Semi crítico
		.
		Um número significativo de empresas industriais nacionais e internacionais tem tratado a questão dos estoques envolvendo apenas matérias-primas, componentes e serviços. A análise meramente quantitativa, entretanto, pode trazer distorções perigosas para a organização. Justifique esta afirmação, selecionando a única resposta correta para esta questão:
	
	
	
	Por trazer distorções perigosas para a organização, por não considerar a importância do item em relação à operação do sistema como um todo
	
	
	Não apresenta distorções maiores que o Sistema ABC, notando-se entretanto uma tendência de abstração de dados quantitativos, em detrimento das análises qualitativas
	
	
	Por trazer distorções perigosas para a organização, pois o método trata apenas questões de ordem qualitativa.
	
	
	Por fornecer a disponibilização de ferramentas apenas na base de conhecimentos qualitativos, não permitindo mapear o contexto operacional
	
	
	O método induz ao administrador, um tratamento de dados gerenciais, isolando a análise quantitativa.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Por que surgem os estoques? Ou seja, qual a necessidade das empresas formarem estoques ? Aponte a opção que contém uma resposta INCORRETA para estas perguntas.
	
	
	
	Incertezas de previsões de demanda
	
	
	Dificuldade para precificar os produtos estocados
	
	
	Dificuldade ou inviabilidade de se coordenar suprimento e demanda
	
	
	Especulação com Estoques ( preços )
	
	
	Suprimento dos canais de distribuição
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação à curva ABC aplicada aos insumos de uma construção de médio porte, assinale a opção correta.
	
	
	
	A curva ABC, importante instrumento de controle, não serve para o exame de estoques nem permite identificar itens que exigem maior atenção e tratamento quanto à sua administração.
	
	
	A curva ABC só pode ser usada para a administração de estoques e não constitui de técnica apropriada para a definição de políticas de vendas, nem para o estabelecimento de prioridades e programação da produção.
	
	
	Para se chegar à curva ABC, não é necessário considerar o tempo do consumo nem o valor monetário dos itens, tampouco a quantidade dos itens presentes em determinado estoque. O importante é classificar os itens em uma ordem estabelecida.
	
	
	Do total de itens, 5% a 10% são da classe A, em torno de 90% são da classe C e apenas 1% a 7% são da classe B.
	
	
	Na escala de valor ou quantidade, os itens mais importantes denominam-se de classe A, os itens intermediários, de classe B e aos itens menos importantes de classe C.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Na curva ABC temos a seguinte distribuição:
	
	
	
	Classe A = 30% dos itens e 80% do valor, Classe B = 75% dos itens e 5% do valor e Classe C = 25% dos itens e 15% do valor.
	
	
	Classe A = 60% dos itens e 5% do valor, Classe B = 25% dos itens e 15% do valor e Classe C = 15% dos itens e 80% do valor;
	
	
	Classe A = 25% dos itens e 15% do valor, Classe B = 15% dos itens e 80% do valor e Classe C = 60% dos itens e 5% do valor;
	
	
	Classe A = 15% dos itens e 80% do valor, Classe B = 60% dos itens e 5% do valor e Classe C = 25% dos itens e 15% do valor.
	
	
	Classe A = 15% dos itens e 80% do valor, Classe B = 25% dos itens e 15% do valor e Classe C = 60% dos itens e 5% do valor;
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A principal característica deste tipo de demanda é um pico único, segundo considerações do controle de estoques. Estamos tratando de que tipo de Demanda?
	
	
	
	Declínio
	
	
	Regular
	
	
	Equilibrada
	
	
	Especulativa
	
	
	Sazonal
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Se o gestor pretende montar uma curva ABC, inicialmente deve levar em conta todos os produtos que estejam armazenados em determinado período (no nosso caso 12 meses). Depois, cada item precisa ser registrado de acordo com fatores diversos, como valor unitário, descrição, quantidade e valor total (multiplicação do preço unitário pela quantidade), dentre outras características. Os materiais, considerando o valor do consumo anual (curva ABC), devem ser classificados:
	
	
	
	Curva B (materiais com médio valor de consumo), curva C (materiais com alto valor de consumo), curva A (materiais com baixo valor de consumo).
	
	
	Discriminando-se os produtos com codinomes de A 1 até C 1000.
	
	
	Curva C (materiais com grande valor de consumo), curva B (materiais com médio valor de consumo) e curva A (materiais com baixo valor de consumo).
	
	
	Curva A (materiais com grande valor de consumo), curva B (materiais com médio valor de consumo), curva C (materiais de baixo valor de consumo).
	
	
	Discriminando-se todos os materiais em ordem alfabética.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos. Dentre os principais objetivos da gestão e estoques tem-se: I- Eliminar estoque de materiais defeituosos, inoperacionais, ou em excesso; II- Manter a disposição dos utilizadores os artigos de material quando ocorrer a procura; III- Garantir o abastecimento constante de materiais necessários à empresa, pelo conhecimento dos dados necessários para as previsões de procura (consumo); IV- Providenciar a reposição a um custo mínimo de aquisição e posse e controlar e conhecer os níveis de estoque existentes; V- Manter os investimentos em estoque no nível mais econômico possível, considerando as capacidades de armazenamento e as possibilidades financeiras. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Somente as afirmativas I, II, III são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Por que surgem os estoques? Qual das alternativas abaixo não atende a formação de estoques?
	
	
	
	Redução de Custos e Despesas
	
	
	Difícil ou inviável coordenar suprimento e demanda
	
	
	Incertezas de previsões de demanda
	
	
	Devido equilíbrio entre o que comprar/produzir
	
	
	Devido alta variação da Demanda
		.
		MÉTODO ABC, Também conhecido como Classificação ABC ou ainda Curva ABC -este método é bastante empregado na linguagem corrente da gestão de estoques. Qual das seguintes afirmações não se aplica ao Método ABC?
	
	
	
	O fundamento do método é aplicável a muitas situações onde seja possível estabelecer prioridades
	
	
	Pode-se fazer uma Classificação ABC ou traçar uma Curva ABC por giro , peso , volume , tempo de reposição
	
	
	Três parâmetros são utilizados para o entendimento do método ABC: frequência de ocorrência de falhas para aquele item (que pode ser classificada em muito alta; frequência nula e frequência muito baixa ou extremamente improvável
	
	
	Baseia-se nas conclusões de Pareto, economista italiano (1842-1923)
	
	
	Permite ao gerente orientar seus esforços em direção aos resultados mais significativos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A curva ABC tem sido usada para a administração de estoques, para definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais na empresa. A classe
denominada "CLASSE A" da curva ABC pode ser definida da seguinte forma
	
	
	
	Classe A: Corresponde aos produtos que devem ser trabalhados com uma atenção especial pela administração
	
	
	Classe A: Grupo de itens menos importantes em termos de custo, no entretanto, requerendo atenção pelo fato de apresentarem importância razoável em termos de giro de seus itens
	
	
	Classe A: Corresponde aos produtos paralisados no estoque, requerendo atenção pelo fato de apresentarem importância razoável em termos de custo
	
	
	Classe A: Corresponde aos produtos de importância razoável em termos de giro de seus itens
	
	
	Classe A: Grupo de itens menos importantes em termos de movimentação, no entanto, requerendo atenção pelo fato de gerarem alto custo de manutenção de estoque
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Este tipo de estoque justifica-se pela dependência em que se encontram certos produtores entre as fases de aquisição, produção e distribuição. O texto refere-se:
	
	
	
	Estoque Médio
	
	
	Estoque Estratégico
	
	
	Estoque Segurança
	
	
	Estoque Especulativo
	
	
	Estoque Sazonal
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Dentre as frases a seguir sobre criticidade dos estoques, há uma equivocada. Identifique-a.
	
	
	
	A criticidade dos itens nos estoques não varia de empresa para empresa, pois o nível de serviço a ser oferecido deve ser sempre cumprido.
	
	
	Materiais Z são itens de substituição difícil ou que não existem fornecedores alternativos, cuja falta interrompe a produção, sendo imprescindíveis.
	
	
	Materiais X são itens de estoque que não oferecem grande crIticidade, podendo ser facilmente substituídos por outros itens.
	
	
	Materiais Y são itens importantes, mas cuja falta não provoca efeitos na produção em curto prazo, podendo ser substituídos por um breve período de tempo.
	
	
	A Análise da Criticidade está relacionada à influencia de um determinado item de estoque nas operações e processos da empresas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma das vantagens da classificação é:
	
	
	
	Aumentar a complexidade dos registros contábeis
	
	
	Facilitar o processo de obtenção
	
	
	Redução dos custos de armazenagem
	
	
	Permitir a duplicação de itens
	
	
	Dificultar a padronização
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Não ter estoques é algo muito desejado pelas empresas , mas bastante complexo de ser conseguido. Selecione a alternativa não relacionada com a necessidade de formação de estoques.
	
	
	
	Devido a ameaças comerciais da concorrência
	
	
	Devido a previsão das demandas
	
	
	Quando existirem dúvidas quanto a ressuprimento
	
	
	Quando existirem dúvidas sobre a demanda
	
	
	Devido a prática de mercado dos fornecedores
	
	
	
	 
		
	
		7.
		São estoques cujo ressuprimento é definido pelos fornecedores , sejam eles internos ou externos. Essa definição refere-se a que tipo de estoque?
	
	
	
	Estoque Ciclo
	
	
	Estoque Puxado
	
	
	Estoque de Matéria Prima
	
	
	Estoque Empurrado
	
	
	Estoque Sazonal
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Dentre as opções a seguir há uma frase equivocada com relação à Curva de Pareto ou Curva ABC de Estoque. Identifique-a.
	
	
	
	Ao estudar a distribuição de renda na população, Vilfredo Pareto estabeleceu que a maior parte da renda concentra na maior parcela da população, enquanto a minoria absorve a menor parte da renda.
	
	
	A curva ABC tem a sua utilização na gestão dos estoques para estabelecimento de políticas de compra, de vendas e de produção, definindo os itens por grupos de importância relativa.
	
	
	A curva ABC demonstra a importância dos estoques para empresa, principalmente quanto ao giro. Quanto maior o giro, menor será o impacto para as finanças da empresa.
	
	
	A curva ABC deve ser considerada como a ferramenta básica para a gestão de estoques, pois com ela podemos entender como o estoque é constituído quanto à relação de seus itens.
	
	
	Considerando o método ABC aplicado a estoques, verificamos que a maior importância deve ser atribuída às vendas/giros, lembrando que os estoques imobilizam capital da empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando