Buscar

Ciclo 3

Prévia do material em texto

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CLARETIANO- CENTRO UNIVERSITÁRIO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Profa Dra. Lilian Paula D. Bérgamo
PROJETO DE PRÁTICA:
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS
SANTO ANDRÉ – SÃO PAULO
2020
PROJETO DE PRÁTICA:
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS
Aluna: Simoni Dellangelo Chaves RA: 8115855
SANTO ANDRÉ – SÃO PAULO
2020
Introdução
Ao oferecer um ensino adequado às necessidades de seus alunos, a escola precisa saber o que quer, envolvendo a equipe e a comunidade na construção da proposta pedagógica da escola e definição das metas. A proposta pedagógica é a identidade da escola, onde estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Além de formalizar um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional, envolvendo o cuidar e o educar da criança. No trabalho pedagógico, o cuidar das crianças pequenas significa atender às suas necessidades físicas e biológicas, atender suas necessidades de segurança e as necessidades afetivas. O educar implica a elaboração de atividades educativas contextualizadas e intencionais direcionadas ao desenvolvimento das crianças.
O objetivo deste trabalho é: compreender o currículo na Educação Infantil, caracterizar o cuidar e o educar como aspectos indissociáveis do currículo, além de analisar o papel dos professores na efetivação do currículo. Para tanto, foi feito entrevista com a diretora de uma escola de educação infantil e observação em sala de aula.
Visita e solicitação de autorização para realização do projeto de prática (onde serão realizados uma entrevista e observação). Neste momento, o termo de autorização deverá ser entregue à diretora e assinado pela mesma caso seja dada autorização. Este termo deverá constar, obrigatoriamente, ao final do projeto (escanear e enviar juntamente com o projeto de prática).
Desenvolvimento:
1)Como devemos pensar o currículo na Educação Infantil?
Como um programa de conteúdo e disciplina a serem seguidas, capaz de analisar, argumentar e aplicar de forma coerente as reais necessidades, contribuindo para geração de um processo permanente de revisão de programa.
2) Em qual concepção de criança o currículo da escola está embasado? 
Na concepção de formarmos, ampliarmos conhecimento, aprimorar a partir do que nos trazem e criar, recriar no currículo específico exigido.
3) A senhora ou o senhor poderia me mostrar a proposta pedagógica da escola? (se possível fornecer uma cópia) 
4) Como o desenvolvimento da criança é trabalhado, estimulado? E como as áreas do conhecimento (linguagem, matemática, artes) são trabalhadas de acordo com o currículo proposto? 
Com roda de conversa, jogos, brincadeiras, hipóteses, situações problemas, etc.
5) Como é visto o cuidar e o educar no currículo da escola? O que significa o cuidar e o educar? 
São dois pontos complementares quando se fala em Educação, e crianças em qualquer nível, assim nossa ação são processos interligados, pois uma completa a outra onde teremos uma compreensão coerente em sua semelhança e diferenças.
6) Como deve ser pensada a organização do tempo e do espaço na educação infantil? 
Representa pensar em detalhes que irão refletir o projeto pedagógico da instituição, organizar o cotidiano da criança na escola, pressupõe o seu desenvolvimento através das diversas atividades.
7) Qual o papel do professor (pedagogo) na organização do tempo e espaço oferecido às crianças na educação infantil?
Desenvolver a prática do planejamento como rotina diária e também a sequência de diferentes atividades que acontecem no cotidiano da educação infantil e é esta sequência que vai possibilitar que criança na relação espaço-tempo se desenvolva e adquira estrutura de independência e autonomia além de estimulo e socialização.
Conclusão
1- realizar uma conclusão, dizendo se os conceitos estudados estão contidos no documentário, de forma geral ou parcial, e dizer sobre as contribuições do projeto de prática para a futura prática profissional.
4ª Etapa: Elaboração do relatório: Item 1: Introdução: abordar os conteúdos da Unidade 3 que se relacionem com o projeto de prática. Falar sobre o curriculo, o cuidar e o educar, a organização do tempo e espaço. Item 2: Desenvolvimento: descrever as respostas da entrevista e o que foi observado em sala de aula. Item 3: Discussão: comparar os dados da entrevista e da observação com os conceitos estudados na Unidade 3. São condizentes? Por que? Item 4: Referências: colocar as referências lidas para redigir o relatório, e inseri-las de acordo com as normas da ABNT. E ao final deste relatório, apresente as contribuições da realização deste Projeto de Prática para a sua futura formação profissional.
Objetivos: • Compreender o curriculo na Educação Infantil. • Caracterizar o cuidar e o educar como aspectos indissociáveis do currículo. • Analisar o papel dos professores na efetivação do currículo.
Referências Bibliográficas

Continue navegando