Buscar

Identidade, língua e cultura - Atividade II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
1. Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Nunca uma só palavra em nenhuma língua foi pronunciada sem a intervenção da vontade humana. Essa mesma vontade agiu em todos os desenvolvimentos e mudanças da linguagem em virtude de preferências fundadas nas necessidades ou na comodidade do homem.
WHITNEY, W. D. A vida da linguagem. Rio de Janeiro: Vozes, 2010, p. 281.
O trecho, presente na conclusão do livro de Whitney, procura nos remeter à intrincada relação entre
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
língua e contexto.
	Resposta Correta:
	 
língua e contexto.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Ao relacionar as manifestações linguísticas e as necessidades humanas, o autor nos expõe a importância do contexto em que se inserem as pessoas que compartilham determinada língua para os caminhos que ela toma.
	
	
	
1. Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O ponto fundamental na abordagem proposta por Labov é a presença do componente social na análise linguística. Com efeito, a Sociolinguística se ocupa da relação entre língua e sociedade, e do estudo da estrutura e da evolução da linguagem dentro do contexto social da comunidade de fala. Veja que, ao eleger como objeto de estudo a estrutura e a evolução linguística, Labov rompe com a relação estabelecida por Saussure entre estrutura e sincronia de um lado e história evolutiva e diacronia de outro, aproximando igualmente a sincronia e a diacronia às noções de estrutura e funcionamento da língua.
Universidade Federal de Santa Catarina. Sociolinguística , 5º período, p. 22. Disponível em < http://petletras.paginas.ufsc.br/files/2016/10/Livro-Texto-_Sociolingu%C3%ADstica_UFSC.pdf >. Acesso em 20/08/2019.
Podemos entender essa evolução linguística como uma
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
mudança da língua em relação ao contexto.
	Resposta Correta:
	 
mudança da língua em relação ao contexto.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. No campo da Sociolinguística, não se fala em melhoramento ou degeneração da língua, mas de mudança, em relação ao contexto social.
	
	
	
1. Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	Na verdade, toda língua é um conjunto heterogêneo e diversificado porque as sociedades humanas têm experiências históricas, sociais, culturais e políticas diferentes e essas experiências se refletirão no comportamento lingüístico de seus membros. A variação lingüística, portanto, é inerente a toda e qualquer língua viva do mundo. Isso significa que as línguas variam no tempo, nos espaços geográfico e social e também de acordo com a situação em que o falante se encontra.
COSTA, Vera Lúcia Anunciação. A importância do conhecimento da variação lingüística . Disponível em  <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601996000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26/08/2019.
Podemos considerar como fator social que causa variação linguística:
I. o sexo do falante.
II. a idade do falante.
III. a escolaridade do falante.
IV. a classe socioeconômica do falante.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Sem dúvidas, há muitos fatores sociais que influenciam nos modos de falar de um indivíduo ou de uma comunidade. Todas as quatro alternativas citam um.
	
	
	
1. Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Outros campos:
·         banheiro, toalete, w. c.;
·         coisa, troço, trem;
·         estojo, penal;
·         mulher, dona, senhora;
·         negócio, venda;
·         pandorga, pipa, papagaio;
·         vaso, bacio, privada, casinha.
Universidade Federal de Santa Catarina. Sociolinguística , 5º período, p. 22. Disponível em < http://petletras.paginas.ufsc.br/files/2016/10/Livro-Texto-_Sociolingu%C3%ADstica_UFSC.pdf >. Acesso em 26/08/2019.
Os exemplos acima tratam da variação de tipo
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
lexical.
	Resposta Correta:
	 
lexical.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Trata-se de uma diferença no léxico, em grande medida em razão da fala da região do falante.
	
	
	
1. Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais, as práticas seguidas na profissão, etc., etc., funcionam independentemente do uso que delas faço. Tais afirmações podem ser estendidas a cada um dos membros de que é composta uma sociedade, tomados uns após outros. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais.
DURKHEIM, E. O que é fato social? In : As regras do método sociológico . São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. Disponível em < https://portal.toledoprudente.edu.br/upload/usuarios/3414/aulas/O%20Que%20%C3%A9%20Fato%20Social%20(%C3%89mile%20Durkheim)[1].pdf >. Acesso em 24/08/2019.
Comentamos nesta disciplina que entendemos a língua como fato social. Para Durkheim, fatos sociais
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
possuem poder de coerção intrínseco.
	Resposta Correta:
	 
possuem poder de coerção intrínseco.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Para o autor, fatos sociais são dotados de um poder imperativo, de coerção externa, oferecendo resistência a atitudes individuais contrárias a eles.
	
	
	
1. Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A crença em uma língua estática e imutável está ligada principalmente à normatividade da gramática tradicional, que remonta à Grécia Antiga, numa época em que os estudiosos estavam interessados principalmente em explicar a linguagem usada nos textos dos autores clássicos e em preservar a língua grega da "corrupção" e do "mau uso". A língua escrita — especialmente a dos clássicos — era tão valorizada que era considerada mais pura, mais bonita e mais correta do que qualquer outro tipo de linguagem.
COSTA, Vera Lúcia Anunciação. A importância do conhecimento da variação lingüística . Disponível em  <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601996000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26/08/2019.
A respeito da passagem em tela, podemos dizer que:
I. a visão de língua contida nela continua embasando os estudos linguísticos.
II. trata como secundário ou pernicioso o fenômeno da variação linguística.
III. descreve postura pouco produtiva segundo os estudos linguísticos atuais.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Proteger a língua da “corrupção” e do “mau uso”, pensando nessas duas hipóteses a longo prazo, é incompatível com os estudos linguísticos atuais, mais voltados para descrição do que para prescrição. É uma postura que, diferentemente da atual, não dá atenção à variação linguística ou a considera pouco ou nada desejável.
	
	
	
1. Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segue-se que a nação não é apenas uma entidade política mas algo que produz sentidos — um sistema de representação cultural. As pessoas não são apenas cidadãos/ãs legais de uma nação; elas participam da idéia da nação tal como representada em sua cultura nacional. Uma nação é uma comunidade simbólica e é isso que explica seu "poder para gerar um sentimento de identidade e lealdade" (Schwarz, 1986, p.106).
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006, p. 49.
Esse breve trecho, no contexto do pensamento de Hall, nos remete mais diretamente à noção de
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
comunidades imaginadas.
	Resposta Correta:
	 
comunidades imaginadas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Pois para Hall uma nação é uma comunidade simbólica, que pertence à esfera das ideias, o que nos aproxima do conceito de comunidades imaginadas.
	
	
	
1. Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Como todos os falantes possuem um conhecimento da langue (que é a parte social da linguagem),
é possível estudar o aspecto social da linguagem pela observação de um único indivíduo. No entanto, o estudo da parole (que é a parte individual da linguagem) só pode ser feito pela observação dos indivíduos interagindo linguisticamente, ou seja, pela observação da linguagem em seu contexto social.
Universidade Federal de Santa Catarina. Sociolinguística , 5º período, p. 20. Disponível em < http://petletras.paginas.ufsc.br/files/2016/10/Livro-Texto-_Sociolingu%C3%ADstica_UFSC.pdf >. Acesso em 20/08/2019.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ferdinand de Saussure.
	Resposta Correta:
	 
Ferdinand de Saussure.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Labov procura inserir, apoiado nas noções de langue
e parole de Saussure, a influência do contexto social nas manifestações linguísticas, podendo ser compreendida como uma reação às ideias do suíço.
	
	
	
1. Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para aqueles/as teóricos/as que acreditam que as identidades modernas estão entrando em colapso, o argumento se desenvolve da seguinte forma. Um tipo diferente de mudança estrutural está transformando as sociedades modernas no final do século XX. Isso está fragmentando as paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade, que, no passado, nos tinham fornecido sólidas localizações como indivíduos sociais. Estas transformações estão também mudando nossas identidades pessoais, abalando a idéia que temos de nós próprios como sujeitos integrados.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006, p. 9.
Podemos dizer que o autor, ao falar em “um tipo diferente de mudança estrutural”, referia-se
I. ao aumento das possibilidades das pessoas com relação à sua locomoção pelo mundo.
II. à facilidade com que se consegue, na época comentada, enviar e receber informação.
III. à maneira como as culturas vêm se conectando no período referido.
IV. a um sonho ou uma tentativa de retorno a um passado mítico.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Essa mudança estrutural a que Hall se refere inclui as características próprias da globalização, como as elencadas em I, II e III.
	
	
	
1. Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	As sociedades da modernidade tardia, argumenta ele [Ernesto Laclau], são caracterizadas pela "diferença"; elas são atravessadas por diferentes divisões e antagonismos sociais que produzem uma variedade de diferentes "posições de sujeito" — isto é, identidades — para os indivíduos. Se tais sociedades não se desintegram totalmente não é porque elas são uníficadas, mas porque seus diferentes elementos e identidades podem, sob certas circunstâncias, ser conjuntamente articulados. Mas essa articulação é sempre parcial: a estrutura da identidade permanece aberta. Sem isso, argumenta Laclau, não haveria nenhuma história.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006, p. 17.
Conforme Hall, na questão da mudança do mundo pós-moderno, são pontos enfatizados por Laclau:
I. ruptura.
II. descontinuidade.
III. deslocamento.
IV. fragmentação.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Hall aconselha, em seu livro, o leitor a ter esses pontos em mente ao pensar sobre a globalização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando