Buscar

AD1 Cultura e Cotidiano Escolar - 2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Cultura e Cotidiano escolar
Coordenação: Mailsa Passos
Tutoria: Isabel Machado e Lhais
 AD 1- 2020 – 2º semestre
Aluno: 	Matrícula: 
		1)      A resposta deve ter NO MÍNIMO 15 e NO MÁXIMO 20 linhas. Textos fora desse padrão não serão considerados.
2)      Citações devem ser feitas entre aspas e com indicação da fonte.. Ex.: “ as pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza” (SANTOS, 1997, p.30).
3)      A citação não pode substituir a sua própria reflexão, apenas apoiá-la.
 
 
Após ver o vídeo da palestra da escritora Chimamanda Adichie e ler os textos (o literário e o teórico) das aulas 1 e 2, produza uma reflexão estabelecendo relações entre as três narrativas, apontando a discussão de cada uma delas e no que elas contribuem para pensar um conceito de cultura. É muito importante utilizar os textos como referência, de acordo com o descrito no enunciado da atividade.
Texto literário: Uma experiência particular (Chimamanda Adichie)
Texto teórico: Conceito_Cultura (texto obrigatório referente a aula 2)
ENTREGA PELO PORTAL: 13/09/2020
Cultura é conceituada como todas os costumes e tradições que, de forma geral, compõem um local ou agrupamento de pessoas. Exemplos: comidas típicas, religião, casas individuais, escolas, etc.
A cultura de um povo é trabalhada de forma não ingênua, ou seja, prevalecendo alguns costumes e ignorando outros. No vídeo “O perigo da história única” mostra claramente como a cultura europeia é exaltada e os povos de outros locais sequer iam até a Europa para quererem se identificar com os costumes de lá. O nome dessa exaltação é eurocentrismo.
Quando Chimamanda Adiche diz em seu discurso que morava na Nigéria e era influenciada por leituras britânicas, é possível observar o eurocentrismo com bastante força. É interessante refletir, baseando-se no vídeo, sobre a ideia que outros continentes têm em relação ao continente africano e como é completamente estereotipado. Os enganos mais comuns são achar que a África é um país e que a população passa fome generalizada.
Para Alfredo Bosi, “Cultura é o conjunto das práticas, das técnicas, dos símbolos e dos valores que se devem transmitir às novas gerações para garantir a reprodução de um estado de coexistência social. A educação é o momento institucional marcado do processo.” (BOSI, 1992, p.p. 16).
A citação condiz com a reflexão contida neste texto e toda a trajetória de Chimamanda Adiche e de muitas outras pessoas dentro de experiências particulares e profissionais. 
Obs.: Na correção, a professora concordou com o texto mas achou vaga a ideia de eurocentrismo. Defendeu que eu deveria ter aprofundado mais sobre o assunto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando