Buscar

Atividade semanal 2

Prévia do material em texto

Atividade semanal 
Aluno: José Venâncio V. G. Queiroz
1. Conceitue:
A. Princípio ativo: é a substância que deverá exercer efeito farmacológico.
B. Fármaco: é a principal substância da formulação do medicamento, responsável pelo efeito terapêutico. Fármaco também é um composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese.
C. Droga: é o nome genérico dado a todos os tipos de substâncias, naturais ou não, que ao serem ingeridas provocam alterações físicas e psíquicas.
D. Placebo: é um medicamento, substância ou qualquer outro tipo de tratamento que se parece com um tratamento normal, mas que não possui efeito ativo, ou seja, que não faz qualquer alteração no organismo.
E. Xenobiótico: são compostos químicos estranhos ao organismo humano. Eles são produzidos pela indústria ou pela natureza, através de vegetais e fungos.
F. Remédio: são todos os recursos utilizados para curar ou aliviar a dor, o desconforto ou a enfermidade.
2.Faça uma pesquisa e relate os tipos de transportes envolvidos na absorção dos fármacos.
· A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco.
· As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p. ex., oral, bucal, sublingual, retal, parenteral, tópica e por inalação).
· A não ser que se administre por via intravenosa, o fármaco deve ultrapassar várias membranas celulares semipermeáveis antes de alcançar a circulação sistêmica. 
· Difusão passiva:
· Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue). 
· O índice de difusão é diretamente proporcional ao gradiente, mas também depende de solubilidade lipídica, tamanho e grau de ionização da molécula e da área da superfície de absorção. 
· Como a membrana celular é lipoide, os fármacos solúveis em lipídios difundem-se de modo mais rápido. 
· As moléculas menores tendem a penetrar pelas membranas mais rapidamente que as maiores.
· A maior parte dos fármacos é um ácido ou uma base orgânica, ocorrendo sob formas ionizadas ou não ionizadas em um ambiente aquoso. 
· A forma não ionizada é habitualmente solúvel em lipídio (lipofílica) e difunde-se imediatamente através de membranas celulares. A forma ionizada tem baixa lipossolubilidade (mas alta solubilidade aquosa — i. e., hidrofílica) e alta resistência elétrica e, por isso, não pode penetrar facilmente na membrana celular.
· Difusão passiva facilitada:
· Uma molécula transportadora na membrana combina-se de modo reversível com a molécula substrato fora da membrana celular e o complexo transportador-substrato difunde-se rapidamente através da membrana, liberando o substrato na superfície interior. 
· Nesses casos, a membrana transporta somente substratos com configuração molecular relativamente específica e a disponibilidade dos transportadores limita o processo.
· Transporte ativo:
· O transporte ativo é seletivo, requer gasto energético e pode envolver transporte contra gradiente de concentração.
· O transporte ativo parece limitar-se a fármacos estruturalmente semelhantes a substâncias endógenas (p. ex., íons, vitaminas, açúcares e aminoácidos).
· Esses fármacos são, em geral, absorvidos de locais específicos no intestino delgado.
· Pinocitose:
· Na pinocitose, líquidos ou partículas são tragados por uma célula. 
· A membrana celular invagina-se, circunda o líquido ou as partículas e, em seguida, funde-se novamente, formando uma vesícula que se separa e se move para o interior da célula. 
· É necessário gasto energético. 
· A pinocitose provavelmente desempenha um papel pequeno no transporte de fármacos, exceto para os fármacos proteicos.
3.Cite os fatores que interferem na absorção dos fármacos: 
· Os fatores que interferem na absorção das drogas são:
· Membranas biológicas;
· Propriedades físico-químicas das moléculas da droga: o fármaco deve apresentar um caráter lipossolúvel para sofrer absorção, mas deve sempre apresentar um certo grau de hidrossolubildade para garantir seu transporte através do meio aquoso predominante dos sistemas;
· Modalidade de absorção das drogas: a maioria dos fármacos atravessa as barreiras biológicas por difusão passiva quando se encontram livres no plasma;
· Locais de absorção das drogas e vias de administração.
4. O que é biodisponibilidade? 
· A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.
· A biodisponibilidade de um fármaco é predominantemente determinada pelas propriedades da forma de dosagem, que dependem, em parte, de sua forma e fabricação.
5. Explique a diferença de um medicamento genérico, similar e de referência. 
· Referência: Quando um medicamento inovador é registrado no País, chamamos esse medicamento de “referência”. A eficácia, segurança e qualidade desses medicamentos são comprovados cientificamente, no momento do registro junto à Anvisa. Como os laboratórios farmacêuticos investem anos em pesquisas para desenvolvê-los, têm exclusividade sobre a comercialização da fórmula durante o período de patente. “A patente pode durar entre 10 e 20 anos”.
· Genérico: Após a expiração da patente, abre-se a porta para a produção de medicamentos genéricos. O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (princípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país.
· Similar: medicamento similar é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, mas pode diferir em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
6. Defina interação medicamentosa. 
É um evento clínico que pode ocorrer entre medicamento-medicamento, medicamento-alimento ou medicamento-drogas (álcool, cigarro e drogas ilícitas). Caracteriza-se pela interferência de um medicamento, alimento, ou droga na absorção, ação ou eliminação de outro medicamento. 
7.Uma paciente de 18 anos é trazida ao setor de emergências devido à dosagem excessiva (overdose) de droga. Qual das vias de administração é a melhor para aplicar o antídoto contra a overdose? Por quê? 
A via de administração intravenosa é a melhor, pois resulta rapidamente em níveis plasmáticos terapêuticos do antídoto.
8. O que é tempo de meia vida de um medicamento. 
A meia-vida da eliminação de uma droga é um parâmetro farmacocinético que seja definido como o tempo onde tome para a concentração da droga no plasma ou da quantidade total no corpo a ser reduzido por 50%. 
9. Explique o que é tolerância farmacológica. 
Após se fazer o uso repetido de um mesmo medicamento, o organismo desenvolve uma tolerância farmacológica devido à aceleração do metabolismo do medicamento (frequentemente porque as enzimas hepáticas envolvidas no metabolismo de medicamentos ficam mais ativas) e porque o número de sítios (receptores celulares) aos quais o medicamento se liga ou a força da ligação (afinidade) entre o receptor e o medicamento diminuem.
10. Qual o objetivo da metabolização dos fármacos?
· A função da biotransformação tem, portanto, como funções:
· Transformar a molécula lipofílica em hidrofílica para facilitar sua eliminação renal (se o fármaco chegar ao rim na forma lipofílica, ele será reabsorvido para o sangue); 
· Finalizar as ações terapêuticas da droga no organismo (por meio da eliminação da pró-droga, que é uma substância farmacologicamente inativa, tendo que ser biotransformada para realizar sua ação); 
· Ativar a pró-droga.
· Essa biotransformação não acontece em uma única etapa, mas sim emduas fases:
· na primeira fase, ocasiona-se uma certa reatividade na estrutura química do fármaco;
· na segunda fase, há a conjugação do fármaco a outras estruturas químicas.
· Os fármacos podem ser biotransformados por: oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.

Continue navegando