Buscar

SEMINÁRIO INTEGRADO EM PEDAGOGIA

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PEDAGOGIA
«O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro...»
 (Música PARATODOS, de Chico Buarque)
 
O fragmento da música acima nos aponta para um dos conceitos mais fundamentais da Educação Contemporânea. Tal conceito tem se não sua origem, sua ênfase no meio acadêmico por meio de Boaventuda de Sousa Santos. Estamos nos referindo:
Ao Multiculturalismo.
Uma das definições de ciência é "o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona, através da utilização da pesquisa e com um método objetivo". Neste sentido, o conhecimento científico se distingue do conhecimento adquirido através do Senso Comum. 
Sobre o Senso Comum, podemos afirmar:
I - O senso comum é uma forma de conhecimento objetiva, ao permitir que a expressão de sentimentos, opiniões e de valores pessoais interfira quando observamos as coisas a nossa volta.
II - O senso comum é considerado uma forma inválida de conhecimento, por não ser científico. Ele atrapalha o homem que procura resolver ou superar suas necessidades do dia-a-dia. 
III - O senso comum é formado por sentimentos, desejos e misticismo, diferenciando-se do conhecimento científico, que é formado através da razão e de forma metodologicamente rigorosa.
 
Somente III é verdadeira.
A Educação Ambiental tem sido cada vez mais, foco de atenção nas perspectivas pedagógicas contemporâneas. Neste contexto, é fundamental que os Educadores não se deixem trair frente aos inúmeros conceitos que são apresentados. Dentre eles, vale destacar:
A BIODIVERSIDADE: a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens (a terrestre, a marinha e aquática) e a variedade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas.
«Quando as irmãs, gêmeas, Marta e Maria começaram a procurar emprego, não tinham ideia do que as esperava. Ambas estavam noivas e afirmavam que apenas se casariam quando tivessem não somente "independência econômica", mas também e principalmente, e "equiparação salarial" de seus respectivos noivos. A duras penas, perceberam que a empreitada que enfrentariam era muito mais complexa que pensavam...».
A luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho tem sido uma das características do próprio processo de desenvolvimento da sociedade. No caso acima, as irmãs Marta e Maria enfrentariam com mais firmemente sua batalha se tivesses consciência de que:
I - As mulheres constituem 70% dos mais pobres no mundo, nos últimos 20 anos, o número de mulheres que vive abaixo da linha de pobreza cresceu 50%.
II - No Brasil, de todas as pessoas que recebem o salário mínimo, 53% são mulheres; o preço da hora de trabalho de uma mulher chega, em média, a custar 14,3% menos do que aquela paga a um homem. 
III - As mulheres representam a maioria dos trabalhadores em tempo parcial e do setor informal e têm uma taxa de desemprego maior que o setor masculino.
 
Todas são verdadeiras.
A Resolução CNE/CP Nº 1/2006 aconteceu após muita discussão provocada pelo artigo 64 da LDB que determinava que o curso de Pedagogia não seria mais responsável pela formação dos professores para o ensino fundamental e educação infantil. Podemos dizer que essa resolução definiu, entre outras propostas:
O curso de Pedagogia passa a ter como foco a docência, tanto na educação infantil como nos anos iniciais do ensino fundamental. 
No contexto das tendências pedagógicas da escola, e considerando o relatório da UNESCO de 2000, denominado "Educação: um tesouro a descobrir", podemos apontar os 4 pilares indicados como necessários à educação no século XXI.
São eles, EXCETO: Aprender a ensinar
As nuances da prática pedagógica, deixa claro que a docência não é neutra; é um ato intencional, um ato político. Nesse sentido, vale ressaltar que a prática docente não deve ser uma prática qualquer, aleatória, sem planejamento e desprovida de sentidos. Deve ser uma prática:
I. fundamentada, consciente, refletida e com objetivos. 
II. espontânea e livre de exigências, regras e métodos.
III. sem metas determinadas, mas com intenções firmes.
Somente I é verdadeira.
O ___________________ é uma forma de organização da escola e do trabalho dos educadores quanto as suas finalidades, se tornando, portanto, um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, em busca de sua autonomia, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva.
O instrumento apresentado acima é de suma importância para que a escola possa realmente estuturar-se como "lugar do saber", mas contextualizada às circuntâncias onde se localiza.
Estamos nos referindo ao:
PPP
«As políticas públicas são formuladas principalmente por iniciativa dos poderes executivo, ou legislativo, separada ou conjuntamente, a partir de demandas e propostas da sociedade, em seus diversos seguimentos...».
Cada vez mais a afirmação acima é matéria de debate no âmbito escolar. Sejam nos Conselhos Escolares, seja nas conversas animadas e reivindicativas entre os discentes do Curso de Pedagogia, parece que ¿políticas públicas¿ é o conceito-chave para a melhoria do modelo educacional brasileiro. Porém, muitas vezes, não se avança além destes debates! Poderíamos afirmar, inclusive, que um dos motivos para tal é a falta de consciência de que:
I - A participação da sociedade na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas em alguns casos é assegurada na própria lei que as institui. 
II - Em alguns casos, como na Educação e na Saúde, a sociedade participa (ao menos em tese) mediante os Conselhos municipal, estadual e nacional. 
III - Audiências públicas, encontros e conferências setoriais são também instrumentos que devem se afirmar como forma de envolver os diversos seguimentos da sociedade em processo de participação e controle social.
Todas são verdadeiras.
A Lei n.° 12.796, de 4 de abril de 2013, alterou a Lei n.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Uma das alterações tornou obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Essa alteração decorre da Emenda Constitucional n.° 59, de 11 de novembro de 2009, a qual garante que a medida deverá ser implementada progressivamente até 2016.
Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública.
Com Relação às novas demandas da Educação Básica, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV, apenas 
Aponte as principais características presentes nos ideais de educação de Martinho Lutero:
O ensino deveria chegar a todo povo, inclusive, para meninos e meninas e o Estado deveria decretar a obrigatoriedade da frequência.
Com relação ao processo de aprendizagem é correto afirmar, marque a resposta correta:
É um processo interior, por isso não podemosobservar enquanto se processa e implica em mudança de comportamento. 
O papel da escola é percebido como reprodutor da sociedade existente. A escola longe de transformar a sociedade, deve inculcar no aluno a ideologia existente e preservar o modo de vida da classe hegemônica. Esta é uma Pedagogia de tendência: 
Tradicional.
Com relação às diferentes abordagens e tendências da educação brasileira, o modelo escolanovista destacou-se na década de 1930, sendo a sua máxima expressão o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, sobre suas propostas de educação é correto afirmar: I - O aluno não aprenderia mais, apenas, ouvindo seu professor dissertar, poderia participar de aulas práticas, em laboratórios, experimentação, soluções de problemas, aulas passeio, na horta, aulas lúdicas, aprender fazendo, 'colocando a mão na massa'. II - O Professor deveria ser dotado de afetividade para estreitar os vínculos, se relacionando de forma mais amigável. III - Educação católica: 'Antes de existir como um ser pensante, o homem é um ser de Deus'. IV - Recebeu influência da Psicologia e das das Ciências Naturais. Marque a resposta certa: 
I, II e IV

Continue navegando