Buscar

Atividade online - Aula 3 de Genética e Melhoramento de Plantas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS- UNIPAM
Atividade Online - Aula 3
Curso: Agronomia
Disciplina: Genética e Melhoramento de Plantas
Professora: Me. Nayara Júnia de Souza Bontempo
Aluno (a): Vitor Limirio Martins Pereira 
1) Qual o efeito do ambiente na expressão gênica?
O fenótipo de um organismo é resultado da interação de seu genótipo com o ambiente no qual se encontra. Dessa forma, as características de um mesmo organismo podem ser diferentes caso ele se encontre em ambientes muito distintos. 
2) O que é expressividade?
A expressividade é a extensão com a qual o gene é expresso em um indivíduo. Pode ser graduada como porcentagem, quando um gene apresenta 50% de expressividade, apenas metade das características está presente ou a gravidade é de apenas metade da que poderia ocorrer com a expressão completa. A expressividade pode ser influenciada pelo ambiente e por outros genes, assim os indivíduos com o mesmo gene podem ter fenótipos variados. A expressividade pode variar mesmo entre os membros de uma mesma família.
3) O que é penetrância? Quais os tipos de penetrância encontrados? Cite um exemplo em que podemos observar a presença de expressividade e penetrância.
A penetrância é a frequência em que o gene é expresso. É definida como a porcentagem de pessoas com o gene e que desenvolvem o fenótipo correspondente ( Herança limitada ao sexo.). Um gene com penetrância incompleta (baixa) pode não se expressar mesmo quando o traço for dominante ou quando for recessivo e gene responsável pelo traço estiver presente nos dois cromossomos. A penetrância de um mesmo gene varia de indivíduo a indivíduo e pode depender da idade. Mesmo quando o alelo anormal não é expresso (não penetrância) o portador não afetado de um alelo anormal pode transmitir para os filhos, que podem apresentar a anormalidade. Nesses casos, o heredograma parece saltar uma geração. Entretanto, alguns casos de aparente não penetrância decorrem da ausência de familiaridade do examinador ou de sua incapacidade de reconhecer manifestações leves da doença. Os casos com expressão mínima são às vezes denominados “formas frustras” da doença.
4) Como uma célula pode fazer a regulação gênica?
É como a célula controla quais genes, entre os inúmeros genes presentes em seu genoma, são "ativados" (expressos). Graças à regulação gênica, cada tipo de célula em seu corpo possui um conjunto diferente de genes ativados - apesar do fato de que quase todas as células do nosso corpo possuem exatamente o mesmo DNA. Esses diferentes padrões de expressão gênica permitem que seus vários tipos celulares possuam conjuntos diferentes de proteínas, tornando cada célula exclusivamente especializada em fazer seu trabalho.
	
5) Qual a importância da regulação gênica? Quais os tipos de regulação encontrados?
Por consequência da regulação gênica é que as células do corpo ativam partes diferentes do gene, dependendo da função a ser exercida, mesmo que todas tenham o mesmo DNA. Esse processo da especialização a célula para determinada ação e trabalho. A expressão gênica em eucariontes envolve muitas etapas e quase todas elas podem ser reguladas. Os processos necessários para a ativação de um gene são: Estrutura da cromatina, transcrição, Processamento e exportação, Estabilidade do RNAm, tradução e processamento. Todas essas etapas (se aplicáveis) precisam ser executadas para um dado gene para que uma proteína ativa esteja presente dentro da célula. Caso um desses passos dê errado o processo é paralisado. Regulação procariótica e eucariótica.

Continue navegando

Outros materiais