Buscar

A antropologia sócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A antropologia sócio-cultural também é denominada de Antropologia Social, Antropologia Cultural ou Etnologia.A Antropologia sócio-cultural estuda as adaptações sócio-culturais dos grupos humanos, tanto contemporâneos quanto extintos, aos diversos estímulos que encontraram no decorrer de sua história. Em outras palavras, a antropologia cultural estuda a diversidade cultural humana, sejam elas contemporâneas ou extintas. Podemos dizer que o objetivo principal da Antropologia Sócio-Cultural é?
	
	
	
	
	Desenvolver um conhecimento baseado nas características físico-biológicas.
	
	
	Compreender o homem enquanto ser cultural e social.
	
	
	Estudar os ossos, com base da nutrição humana e nas variações biológicas.
	
	
	Estudar somente os vestígios escritos de sociedades extintas
	
	
	Observar a aplicação da antropologia biológica no âmbito legal.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Vimos que as teorias e os métodos científicos são os mediadores que permitem uma aproximação entre o sujeito e o objeto de estudo. Nesse ponto há diferenças significativas entre as diferenças entre Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	Porque as ciências sociais trabalham com fenômenos reproduzidos em condições controladas e determinação complicados.
	
	
	Porque a matéria-prima das ciências naturais não se comportam sempre da mesma maneira, daí não poderem ser reproduzidos.
	
	
	O foco dos cientistas naturais são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós, portanto impossíveis de serem reproduzidos.
	
	
	Os fenômenos estudados pelos cientistas sociais são situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	
	O conjunto de fatos estudados pelos cientistas naturais se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Segundo Roberto DaMatta, as categorias social e cultural são categorias de análise distintas e precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Pela perspectiva adotada - a distinção entre a realidade social e a realidade cultural - pode-se dizer que:
	
	
	
	
	o arqueólogo tem a sociedade e não pode chegar à cultura.
	
	
	o antropólogo social tem o sistema cultural e, espera-se chegar aos seus padrões e regras sociais.
	
	
	a cultura é algo inato, instintivo a todo ser vivo.
	
	
	o arqueólogo tem a cultura e, por meio do seu estudo detalhado, espera chegar à sociedade.
	
	
	O ¿conteúdo¿ dos papéis sociais que variam enormemente de grupo para grupo, de sociedade para sociedade, é dado pela sociedade e não pela cultura.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Uma festa religiosa popular como a Festa do Divino de Mogi das Cruzes é composta de diversos rituais. Esses rituais são uma dramatização, um espetáculo em que seus atores saem da rotina para exibirem para si próprios e para os outros. Nessa dramatização estão reproduzidas simbolicamente as relações de classe e suas posições sociais são legitimadas. Para Clifford Geertz, [nos] rituais sagrados e nos mitos, os valores são retratados não como preferências subjetivas, mas como condições de vida impostas, implícitas num mundo com uma estrutura particular. MORAES. A Festa do Divino em Mogi das Cruzes. SP. Fapesp: 2003. O texto acima faz uma citação a Clifford Geertz, um dos mais importantes antropólogos do século XX e o principal representante da Escola da:
	
	
	
	
	Antropologia Funcionalista
	
	
	Antropologia Interpretativa
	
	
	Antropologia Evolucionista
	
	
	Antropologia Pós-moderna
	
	
	Antropologia Estrutural
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Quando pensamos em etapas a serem vivenciados por todos os povos, em distintas sociedades que evoluiriam todas na mesma direção, estamos diante do paradigma:
	
	
	
	
	Pós-moderno
	
	
	Estruturalista
	
	
	Evolucionista
	
	
	Empirista
	
	
	Materialista
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Os antropólogos, de forma geral, concordam que existe influência da cultura na visão de mundo do homem. Também está claro que os homens utilizam-se do seu equipamento anatômico para a produção de cultura. Partindo dessa relação, visão de mundo e utilização do equipamento anatômico humano, qual das afirmações abaixo está correta?
	
	
	
	
	Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.
	
	
	Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente, depende das condições econômicas de cada indivíduo e de seu acesso aos bens culturais e econômicos.
	
	
	) Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo é determinada geneticamente e não esta relacionada com os padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.
	
	
	Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo é determinada somente por fatores genéticos.
	
	
	Todos as mulheres são dotadas do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo é determinada geneticamente e não esta relacionada com os padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica. Com base no pensamento de Clifford Geertz, julgue os itens a seguir. I Ao equiparar a cultura a um texto a ser interpretado, Geertz abre caminho para o diálogo, posteriormente empreendido pelos pós-modernos, entre a antropologia e a crítica literária. II -A concepção hermenêutica proposta por Geertz se alinha ao estruturalismo, visto que concebe a cultura com base na interpretação simbólica e no ponto de vista nativo. III - Segundo Geertz, a cultura, como sistema simbólico, é composta de diversos subsistemas que se relacionam, como os sistemas legais, religiosos, ideológicos e até mesmo o senso comum.
	
	
	
	
	I e III estão certas. CORRETA
	
	
	I, II e III estão certas.
	
	
	I e II estão certas.
	
	
	I, II e III estão erradas.
	
	
	II e III estão certas.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		A noção de etnocentrismo em Antropologia busca:
	
	
	
	
	Descrever a preeminência da relação entre os termos em qualquer análise antropológica.
	
	
	Designar a ocorrência de uma imprecisão conceitual na teoria antropológica.
	
	
	Nomear o processo de construção de conceitos abstratos a partir das representações nativas.
	
	
	Apontar para o risco de suspensão moral das categorias de nossa própria cultura.
	
	
	Expressar o processo de observação dos valores da própria cultura como se fossem únicos ou superiores.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		O Multiculturalismo não remete apenas a um discurso em defesa da diversidade das formas de vida existentes nas sociedades contemporâneas, mas também a um conjunto de aspectos fortemente ligados entre si e que carregam a marca de um processo contencioso. Marque a alternativa que NÃO pode ser considerada como uma característica desse processo:
	
	
	
	
	A demanda por reorientação das políticas públicas no sentido de assegurar a diversidade/pluralidade de grupos e tradições
	
	
	O reconhecimento da não-homogeneidade étnica e cultural das sociedades humanas
	
	
	O reconhecimento da cidadania brasileira
	
	
	O reconhecimento da integração dos grupos que carregam e defendem as diferenças étnicas e culturais a uma matriz dominante
	
	
	A desvalorização de produções culturais realizadas por mais de um grupo humano
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Falar de Multilticulturalismo é falar de diversidade, é falar de diferenças. Nem sempre reconhecidas, nem sempre respeitadas e valorizadas. Em contraponto ao Multiculturalismo, podemos constatar a existência de outras políticas culturais ligadas intimamente ao nacionalismo e que visam a assimilaçãopelos imigrantes, da cultura dominante nos países de acolhimento. Sobre o multiculturalismo e a diversidade cultural da sociedade brasileira, marque a resposta correta.
	
	
	
	
	O processo imigratório não teve influência na formação da diversidade cultural brasileira.
	
	
	O nosso país é homogêneo em cultura. não há miscigenação dos credos e culturas no Brasil desde os tempos da colonização.
	
	
	O Brasil tem duas culturas bem definidas: a cultura dos ricos e a cultura dos pobres
	
	
	O nosso país é uma mistura de culturas. A miscigenação dos credos e culturas ocorre no Brasil desde os tempos da colonização.
	
	
	O processo de colonização do Brasil não favoreceu a mestiçagem.

Continue navegando