Buscar

atividade 1 historia do design

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Revolução Industrial causou o aceleramento da produção, automatizando o processo de forma que surgiu uma divisão e organização do trabalho que o tornou mais produtivo. “A divisão do trabalho promove a especialização do trabalhador na execução de uma determinada atividade, isso aumenta a sua eficiência na execução da tarefa enquanto diminui o tempo perdido decorrente da troca de atividade” (SMITH, 2010). Essa nova divisão deslocou uma mão de obra especializada para atividades de concepção de projetos.
 O designer se tornou responsável por esses projetos visto que ele era capaz de conceber um produto para a linha de produção. “O termo design começou a ganhar força por duas questões: primeiro, foi usado para diferenciar e definir o trabalho feito por alguém, seja artista ou artesão, capaz de conceber, desenvolver e implantar um produto para a linha de produção, conseguindo manter a qualidade do processo de produção, a qualidade do produto e a aceitação do produto pelo mercado consumidor” (FORTY, 2007). Aliando a boa divisão do trabalho e a qualidade do produto além de outros fatores benéficos a produtividade, mudanças que perduram até os dias de hoje.
O sucesso do automóvel se deve a união do design, da arte e da tecnologia. A mistura entre o gosto e funcionalidades necessárias foi trazendo ao longo dos anos possibilidades cada vez mais viáveis e mais bem pensadas que atraíam o consumidor. “Na indústria automotiva da atualidade, é incubência dos designers projetar e acompanhar o desenvolvimento de automóveis, levando em consideração tanto aspectos objetivos como segurança, conforto e desempenho, quanto subjetivos - potencial para evocar emoções e identificação com o usuário - na produção do produto” (PIZARRO, 2014), levando sempre em consideração diversos fatores importantes.
As constantes modificações do design se devem tanto ao mercado que é competitivo, aguardando a criatividade e a originalidade do designer, como necessário, para que sejam aproveitadas todas as tecnologias que estão sempre melhorando e se renovando. “Notadamente após a Revolução Industrial, os avanços obtidos em termos de prática de projeto, velocidade de produção e concorrência crescente de mercado, delinearam a formação da atividade do desenhista industrial ou designer, o qual, ao longo do tempo, tornou-se responsável também pelo projeto de veículos” (PIZARRO, 2014). Assim se manteve possível combinar e proporcionar ao consumidor, através do design, mais facilidades, mais qualidades e beleza.
Fontes:
FORTY, A. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
SMITH, A. A riqueza das nações. v. 1-2. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2010. 
PIZARRO, Carolina Vaitiekunas. O designer e a prática profissional na indústria automobilística no Brasil. 2014. 305 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/110868>.

Outros materiais