Buscar

AOL 2 psicólogia

Prévia do material em texto

Lucirene Lopes dos Santos
Nota finalEnviado: 25/08/20 23:41 (BRT)
9
1. Pergunta 1
Se hoje nós nos reconhecemos como seres subjetivos, que têm consciência de ser um “eu” com experiências próprias, é porque em algum momento da história foram estudados os comportamentos, sentimentos e processos de aprendizagem das pessoas e estabelecido o conceito de subjetividade.
Analise as afirmativas a seguir sobre esse conceito cunhado historicamente.
I) Subjetividade é tudo o que é interno e íntimo. É a forma como alguém se relaciona consigo mesmo e com os outros.
II) A subjetividade é formada por aquilo que é imposto ao indivíduo, como os costumes sociais e os valores morais da sociedade em que vive, sem qualquer tipo de reflexão ou consequência.
III) São nossas experiências subjetivas que nos caracterizam como singulares em meio a um grupo de pessoas.
IV) A subjetividade de um indivíduo pode ser facilmente observada por outras pessoas, pois é claramente percebida por meio de seu comportamento.
Agora, assinale a opção correta.
Ocultar opções de resposta 
1. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Resposta correta
2. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
3. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
4. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
5. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
2. Pergunta 2
O britânico Edward B. Titchener fundou o estruturalismo com base nas ideias de Wundt, apesar de formar uma escola diferente da Psicologia Experimental de seu mestre. Para Titchener, era papel da Psicologia descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, para o britânico, mais do que entender os processos cognitivos, era necessário compreender as partes que constituíam tais processos. Para isso, Titchener:
Ocultar opções de resposta 
1. Realizava diferentes experimentos em que os participantes deveriam anotar e relatar suas sensações ao realizar determinadas ações.
Resposta correta
2. Reunia diversas pessoas e dava-lhes instruções simples sobre como realizar determinadas atividades e, enquanto elas cumpriam o que lhes era determinado, ele as observava.
3. Observava o comportamento de pessoas enquanto elas realizavam atividades cotidianas, fazendo anotações a respeito das escolhas e decisões de cada indivíduo.
4. Analisava conversas entre pessoas, gravando-as e percebendo lapsos ou falhas na comunicação, a fim de entender os processos cognitivos que levavam ao erro.
5. Pedia que pessoas descrevessem suas opiniões sobre o mundo, a fim de observar como elas chegavam a determinadas conclusões.
3. Pergunta 3
Observe o trecho a seguir:
“Ao lermos com atenção as obras de historiadores, veremos que as grandes irrupções da experiência subjetiva privatizada ocorrem em situações de crise social, quando uma tradição cultural (valores, normas e costumes) é contestada e surgem novas formas de vida. Em situações como estas, os homens se veem obrigados a tomar decisões para as quais não conseguem apoio na sociedade. […] cada homem se vê obrigado a recorrer com maior constância ao seu ‘foro íntimo’ – aos seus sentimentos (que nem sempre condizem com o sentimento geral), aos seus critérios do que é certo e do que é errado (e na sociedade em crise há vários critérios disponíveis, mas incompatíveis). A perda de referências coletivas, como a religião, a ‘raça’, o ‘povo’, a família ou uma lei confiável obriga o homem a construir referências internas.” 
FIGUEIREDO, L.C.M.; SANTI, P.L.R. de. Psicologia, uma (nova) introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. 3. ed. São Paulo: Educ, 2008. p. 20-21.
A partir do trecho apresentado, pode-se inferir apenas que:
Ocultar opções de resposta 
1. É quando as referências coletivas, como a religião, as leis e a família, estão fortemente estruturadas e presentes no imaginário dos homens que eles buscam a própria subjetividade.
2. A busca pela subjetividade privada está relacionada às situações que colocam em xeque os valores tradicionais de uma cultura, levando os homens a buscarem em si mesmos as respostas para seus questionamentos.
Resposta correta
3. O foro íntimo do homem existe apenas para confundi-lo e desviá-lo da tradição cultural, uma vez que todos os critérios de certo e errado presentes na tradição diferem dos que se apresentam nesse foro íntimo.
4. É a partir das obras dos historiadores que são geradas as crises sociais, as quais contestam uma tradição cultural e fazem surgir outra nova.
5. As crises sociais fazem nascer seres vivos não identificados, causando confusão entre os homens, os quais são incapazes de julgar se esses novos seres são certos ou errados.
4. Pergunta 4
A Psicologia se constitui de muitas visões sobre o homem e o mundo. O que liga todas essas visões é a história dessa ciência. Esse estudo tem início nos primórdios da Filosofia, com as pesquisas e reflexões de filósofos como Platão e Aristóteles. Considerando a origem dessa ciência e a forma como se desenvolveu, qual é a importância de estudar o histórico dessa (ou de qualquer outra) disciplina? Que aspectos dessa análise podem ser úteis ou proveitosos?
Ocultar opções de resposta 
1. Ainda que seja importante estudar o desenvolvimento da Psicologia ao longo do tempo, essa tarefa tem um caráter mais agregador que fundamental, já que as teorias usadas como base hoje são as mesmas das formuladas no início da ciência. Isso significa que apenas conhecer as teorias vigentes já é suficiente para compreender completamente uma ciência.
2. É apenas por meio da exploração das origens da Psicologia e do estudo do seu desenvolvimento que se faz possível ter uma visão clara da natureza da Psicologia atual. Conhecer a história de uma ciência organiza a desordem, coloca o passado em perspectiva e atribui significado ao todo que parece um caos, explicando o presente.
Resposta correta
3. É impossível utilizar-se da Psicologia como paciente de acompanhamento psicológico sem que se estude as origens dessa ciência, pois só assim é possível compreender a maneira como se dá o acompanhamento e a linguagem utilizada pelo psicólogo.
4. A análise do passado de uma ciência só tem função quando se quer estabelecer uma linha do tempo das correntes dessa ciência, pois o que interessa, de fato, são as proposições e as teorias vigentes no momento em que se estuda tal ciência.
5. A única forma de delinear o presente é escancarar o passado e, por isso, é necessário aprofundar-se no estudo de cada teoria desenvolvida por cada filósofo, cientista e psicólogo que deixou qualquer registro sobre estudos do comportamento humano.
5. Pergunta 5
Como pode ser observado ao estudar as origens da Psicologia, essa ciência surgiu a partir de experiências pessoais e de eventos sociais, tentando compreender, a partir de diferentes ângulos, o comportamento e os processos mentais. Durante os primeiros anos da Psicologia Experimental, essa tentativa de compreensão a partir de posições distintas deu origem ao Estruturalismo, ao Funcionalismo e ao Associacionismo. Apesar da pouca expressão dessas escolas na atualidade, diversas abordagens utilizadas hoje têm suas bases nessas três linhas.
Assim, faz-se importante reconhecer o que era postulado por essas escolas. Relacione, então, cada escola a seus postulados.
BQ01_PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO_17_v1_v1.PNG
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. I, III e II.
2. III, I e II.
3. III, II e I.
4. I, II e III.
5. II, III e I.
Resposta correta
6. Pergunta 6
A partir da perda de referências sociais, ocasionada quando o ser humano coloca em debate os ideais coletivos, partilhados por quase toda a sociedade, surge a necessidade de buscar respostas a questionamentos como “Quem sou?”, “O que quero para mim?”, “O que é correto?”. A fim de responder a essas perguntas, o homem se volta para seu interior e, então, começa a perceber que pode expressar-se de maneira distinta.
Considerando essa possibilidade de expressão individual e o contexto histórico do Renascimento e do Iluminismo, analise se as afirmativas a seguirsão verdadeiras (V) ou falsas (F).
I — ( ) O surgimento da poesia lírica (que fala do eu), dos romances literários e das pinturas que retratam o mundo interior do artista está relacionado ao reconhecimento da possibilidade de expressar-se de maneira distinta, individual.
II — ( ) Apesar da percepção dessa subjetividade privada, a força da igreja ainda fazia com que Deus fosse visto como responsável por guiar os caminhos dos homens.
III — ( ) A criação da imprensa, que possibilitou a impressão de livros e jornais, ajudou a tornar possível a subjetividade privada, pois permitia que a leitura se tornasse silenciosa, dentro da mente de cada um.
IV — ( ) Não pode ser estabelecida qualquer relação entre o desenvolvimento da subjetividade privada e as mudanças na forma de governo, que diminuíram o poder dos reis sobre as escolhas dos súditos.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. F, F, V e F.
2. F, V, F e V.
3. Incorreta: 
F, F, V e V.
4. V, F, V e F.
Resposta correta
5. V, V, F e V.
7. Pergunta 7
Apesar de hoje ser vista como uma das escolas de pensamentos que deram origem à Psicologia Moderna, originalmente o Funcionalismo tinha apenas a intenção de combater as escolas de Wundt e de Titchener, vigentes na época. No entanto, conforme os pesquisadores foram estabelecendo suas teorias, as ideias passaram a ser delineadas de maneira a formar uma nova escola de pensamento.
Considerando os estudos propostos pelo Funcionalismo, analise as afirmativas a seguir.
I) A Psicologia deve descobrir sob quais condições e de que forma ocorrem os processos mentais.
II) A aprendizagem é uma conexão entre o estímulo apresentado e a resposta.
III) É função da consciência estabelecer mediação entre as necessidades do organismo e o que é disponibilizado pelo ambiente.
IV) Os elementos mentais são organizados pelo processo de apercepção.
V) Analisa as relações entre mente, corpo e ambiente.
Agora, assinale a opção que apresenta ideias propostas pelo Funcionalismo.
Ocultar opções de resposta 
1. Apenas as afirmativas I, II e IV.
2. Apenas as afirmativas III e V.
3. Apenas as afirmativas II e IV.
4. Apenas as afirmativas III, IV e V.
5. Apenas as afirmativas I, III e V.
Resposta correta
8. Pergunta 8
Leia atentamente o trecho a seguir:
“A mente tem suas próprias regras de funcionamento e todas elas podem ser expressas em uma ideia: nossa capacidade de refletir se baseia em algum tipo de associação mental.
Existe algum tipo de conexão entre diferentes ideias criadas pela mente. Nesse sentido, existem diferentes conexões:
1) a semelhança (unimos mentalmente impressões e ideias similares);
2) a contiguidade (conectamos elementos distintos de maneira temporária ou espacial);
3) a causa-efeito (nossa mente conecta ideias a partir da relação necessária entre uma causa e seu efeito).”
(ASSOCIACIONISMO - Conceito, o que é, significado. Conceitos.com. Disponível em: https://conceitos.com/associacionismo/. Acesso em: 15 mar. 2019.)
O associacionismo teve entre seus pesquisadores de destaque Edward Lee Thorndike (1874-1949) e Ivan Petrovitch Pavlov (1849—1936). Analise as afirmativas a seguir a respeito desses pesquisadores e das ideias apresentadas por eles.
I) Para Thorndike, a aprendizagem podia ser entendida como o estabelecimento de conexões entre o estímulo apresentado e a resposta.
II) A fim de postular sua teoria sobre o reflexo condicionado, Pavlov realizou experiências com cães, analisando a salivação desses animais a partir de diferentes estímulos.
III) Thorndike direcionou seus estudos para a experiência consciente e para os elementos mentais, como fizeram muitos antes dele.
IV) Para Pavlov, os estímulos que recebemos geram sempre as mesmas respostas, o que nos torna incapazes de aprender novas maneiras de responder aos mesmos estímulos.
Agora, assinale a opção correta.
Ocultar opções de resposta 
1. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Resposta correta
2. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
3. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
4. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
5. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
9. Pergunta 9
“Em 1962, 40 homens entre 20 e 50 anos participaram voluntariamente de uma pesquisa na Universidade de Yale, nos EUA, sobre a punição como método de aprendizagem. Em duplas, um dos participantes atuava como "professor", enquanto o outro fazia o papel de "aluno". Cada vez que o "aluno" errasse um exercício de memorização, o "professor" deveria lhe aplicar choques, que começavam em 15 volts e iam progressivamente a 450 volts.
Na medida em que os choques eram aplicados, o "aluno" gritava de dor, pedia para sair do experimento ou se silenciava. Porém os "professores" invariavelmente eram ordenados a seguir com a pesquisa.
Apenas uma pequena porcentagem interrompeu o experimento e deixou a sala. A grande maioria — 65% — continuou e chegou ao choque máximo, para surpresa do cientista político Stanley Milgram (1933—1984), que mais tarde se tornaria doutor em Psicologia Social. Ele buscava identificar a desistência dos "professores" como resposta recorrente, mas testemunhou uma relação de obediência a qualquer custo. Nenhum voluntário foi até o "aluno" verificar se ele estava bem.” 
(VELOSO, A. M. O desconcertante experimento de Milgram sobre o comportamento humano. Huffpost Brasil. 25 set. 2017. Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/2017/09/25/o-desconcertante-experimento-de-milgram-sobre-o-comportamento-humano_a_23219601/. Acesso em: 15 mar. 2019.)
Considerando o controverso experimento realizado por Stanley Milgram e outros experimentos realizados ao longo do desenvolvimento da Psicologia, é possível afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. Os testes em animais ainda são realizados nos dias de hoje sem nenhum tipo de oposição de estudiosos, tampouco sem normas a serem seguidas.
2. As diferentes pesquisas realizadas a partir desses experimentos não tiveram qualquer influência sobre os conhecimentos postulados no passado e utilizados até os dias de hoje como base para diferentes escolas da Psicologia.
3. Esse experimento de Milgram não apresentou resultados relevantes e acabou sendo esquecido com o passar dos anos, pois foi considerado sem importância para os estudos da Psicologia.
4. Os resultados encontrados por Milgram foram exatamente os esperados por ele, que sempre acreditou que todos os participantes do experimento desistiriam rapidamente e não aplicariam os choques.
5. Os questionamentos a respeito da ética e dos cuidados com os indivíduos que passavam por esses experimentos contribuíram para a criação de códigos de ética e de conduta para as pesquisas científicas.
Resposta correta
10. Pergunta 10
A partir da análise do surgimento, dos primórdios e da história da Psicologia, é possível perceber que seu objeto de estudo ao longo dos tempos foi se alterando, de acordo com novas descobertas e teorizações. No início, tinha-se como objeto a alma, entendida como elemento separado do corpo. Wundt, porém, conseguiu eliminar da pauta da Psicologia essa separação entre corpo e alma e passou a concentrar-se na consciência.
Sabendo que houve evoluções e mudanças desde Wundt até os dias atuais, pode-se apontar como objeto de estudo da Psicologia atual:
Ocultar opções de resposta 
1. Tanto a alma, que ainda é observada, mas hoje de forma integrada ao corpo, quanto o comportamento, que tem relação com tudo o que pode e o que não pode ser percebido ao observar as ações de uma pessoa.
2. Tanto o comportamento humano, que pode ser observado, quanto a subjetividade privada, formada pelos processos mentais que não podem ser observados apenas ao olhar para o outro.
Resposta correta
3. Apenas as experiências mentais, ou seja, aquilo que o ser humano pensa e a forma como organiza esses pensamentos.
4. Apenas a subjetividade privada, que está ligada aos anseios individuais e em nada se relaciona com o comportamento humano.
5. Apenas o comportamento humano, uma vez que é a partir da observação dele que se compreende ospensamentos das pessoas.
1111101111

Continue navegando