Buscar

EXERCÍCIOS SOBRE INDICADORES DE SAÚDE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIOS SOBRE INDICADORES DE SAÚDE
1-DEFINA MEDIDAS ABSOLUTAS E COMO DEVE SER UTILIZADA.
São valores utilizados para contagem de unidades de doentes, inválidos, acidentados, óbitos, etc., sendo a forma mais simples de expressar os resultados. Deve ser utilizada quando for transmitir algum dado que não foi trabalhado, recurso usado principalmente pela imprensa leiga.
2- DEFINA MEDIDAS RELATIVAS.
Permite estimar e comparar os dados ao longo do tempo e entre diferentes populações ou territórios.
3- DEFINA:
TAXA: é a relação entre o número de casos de um evento e uma determinada população, num dado local e época. É à medida que informa quanto ao “risco” de ocorrência de um evento
PROPORÇÃO: é a relação entre frequências atribuídas de determinado evento, sendo que no numerador é registrada a frequência absoluta do evento que constitui subconjunto daquele contido no denominador que é de caráter mais abrangente.
RAZÃO: O numerador e o denominador são elementos de mesma natureza e mesma dimensão, mas são de grupos excludentes, ou seja, o numerador não está incluído no denominador. A razão mede relação entre eventos.
4- CONSIDERANDO O SÍTIO FELIZ QUE É UM MUNICÍPIO DE GRANDE PORTE, COM UMA POPULAÇÃO TOTAL DE 390.771 HABITANTES, IDH (INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO) DE 0,735. EM 2016, O TOTAL DE ÓBITOS DO MUNICÍPIO FOI DE 3.980. O TOTAL DE ÓBITOS EM CRINÇAS MENORES DE 01 ANO FOI 15, SENDO O TOTAL DE NASCIDOS VIVOS 400, ÓBITOS MATERNOS 2, NÚMERO DE CASOS DE COVID 19 – 2, ÓBITOS POR COVID 19- 1, NÚMERO DE NASCIDOS VIVOS COM BAIXO PESO AO NASCER 10, OBITOS EM PESSOAS COM 50 ANOS OU MAIS- 60.
CALCULE:
 5-A TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL DO SÍTIO FELIZ: CLASSIFIQUE-A EM BAIXA, MÉDIA OU ALTA. EXPLIQUE O QUE ESSE INDICADOR REFLETE.
CMI= 15/ 400 * 1000 
CMI= 37,5 
É classificado como médio 
Reflete a desigualdade ao acesso da saúde, o desenvolvimento socioeconômico da população, condições de vida, ineficácia das ações de saúde voltadas para a atenção pré-natal e ao parto, bem como para a proteção da saúde infantil.
6- A PROPORÇÃO DE NASCIDOS VIVOS COM BAIXO PESO AO NASCER:
10/400 = 0,025*100= 2,5
7- A TAXA DE LETALIDADE PELA COVID 19
1/2=0,5 * 100 = 50%
8- A TAXA DE MORTALIDADE MATERNA
CMM= 2/400*100000=5%
9- ÍNDICE DE SWARUP E UEMURA
60/3980*100=1,50
10- QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO PERFIL DE MORTALIDADE DE UMA POPULAÇÃO?
É importante para avaliar a saúde coletiva, as condições de vida daquela população, o Índice de Desenvolvimento Humano da localidade, quais as principais causas de morte e a elaboração de medidas para evitá-las.
11- DEFINA MORTE MATERNA E DESCREVA QUAL A FÓRMULA DO INDICADOR DE TAXA DE MORTALIDADE MATERNA.
É a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez, causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela. Estima por meio de um cálculo da frequência de óbitos femininos em idade fértil atribuídos a causas ligadas a gravidez, parto e puerpério, em relação ao total de gestações (representado pelo total de nascidos vivos) e logo após multiplica por um constante 10000.
12- DEFINA INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
INCIDÊNCIA: Traz a ideia de intensidade com que acontece uma doença numa população, mede a frequência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população.
PREVALÊNCIA: é o número de casos de uma doença em uma população, durante um período específico de tempo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais