Buscar

CONTESTAÇÃO aula prática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTESTAÇÃO 
Denise de Paula Andrade
CONCEITO
Trata-se de ônus processual imposto ao réu, através do qual exercerá a sua impugnação aos termos da petição inicial oferecida pela parte contrária, sendo apenas a contestação a peça viável para evitar a procedência da ação, momento em que o réu poderá apresentar a sua resistência ao pedido formulado pelo autor.
- principal ato processual praticado pelo réu 
- Art. 335 e seguintes do CPC 
PRAZO PARA CONTESTAÇÃO
Art. 335. O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será a data:
I - da audiência de conciliação ou de mediação, ou da última sessão de conciliação, quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição;
II - do protocolo do pedido de cancelamento da audiência de conciliação ou de mediação apresentado pelo réu, quando ocorrer a hipótese do art. 334, § 4º, inciso I ;
III - prevista no art. 231 , de acordo com o modo como foi feita a citação, nos demais casos.
Art. 231. Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo:
I - a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for pelo correio;
II - a data de juntada aos autos do mandado cumprido, quando a citação ou a intimação for por oficial de justiça;
III - a data de ocorrência da citação ou da intimação, quando ela se der por ato do escrivão ou do chefe de secretaria;
IV - o dia útil seguinte ao fim da dilação assinada pelo juiz, quando a citação ou a intimação for por edital;
V - o dia útil seguinte à consulta ao teor da citação ou da intimação ou ao término do prazo para que a consulta se dê, quando a citação ou a intimação for eletrônica;
VI - a data de juntada do comunicado de que trata o art. 232 ou, não havendo esse, a data de juntada da carta aos autos de origem devidamente cumprida, quando a citação ou a intimação se realizar em cumprimento de carta;
VII - a data de publicação, quando a intimação se der pelo Diário da Justiça impresso ou eletrônico;
VIII - o dia da carga, quando a intimação se der por meio da retirada dos autos, em carga, do cartório ou da secretaria.
§ 1º Quando houver mais de um réu, o dia do começo do prazo para contestar corresponderá à última das datas a que se referem os incisos I a VI do caput .
§ 2º Havendo mais de um intimado, o prazo para cada um é contado individualmente.
§ 3º Quando o ato tiver de ser praticado diretamente pela parte ou por quem, de qualquer forma, participe do processo, sem a intermediação de representante judicial, o dia do começo do prazo para cumprimento da determinação judicial corresponderá à data em que se der a comunicação.
§ 4º Aplica-se o disposto no inciso II do caput à citação com hora certa.
Prazo em dobro: 
Art. 229. Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.
§ 1º Cessa a contagem do prazo em dobro se, havendo apenas 2 (dois) réus, é oferecida defesa por apenas um deles.
§ 2º Não se aplica o disposto no caput aos processos em autos eletrônicos.
Art. 180. O Ministério Público gozará de prazo em dobro para manifestar-se nos autos, que terá início a partir de sua intimação pessoal, nos termos do art. 183, § 1º .
Art. 183. A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público gozarão de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais, cuja contagem terá início a partir da intimação pessoal.
Art. 186. A Defensoria Pública gozará de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais.
Princípios da contestação
1 – Ônus da impugnação específica art. 341 CPC 
Ex: não cabe contestação genérica, todos os fatos alegados pelo autor devem ser impugnados, para criar a controvérsia, a questão, impedindo o fato incontroverso
2 – Princípio da eventualidade art. 336 CPC (observação: art. 342 CPC)
Ex: acidente de trânsito: principal defesa do réu: não ser o culpado, mas deve contestar também o valor pleiteado pelo autor na eventualidade de ser considerado culpado.
CONTEÚDO DA CONTESTAÇÃO 
-PRELIMINARES
- DEFESA DE MÉRITO DIRETA
- DEFESA DE MÉRITO INDIRETA
PRELIMINARES 
Art. 337. Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar:
I - inexistência ou nulidade da citação; dilatória 
II - incompetência absoluta (peremptória) e relativa (dilatória);
III - incorreção do valor da causa (dilatória);
IV - inépcia da petição inicial (dilatória);
V – perempção (peremptória);
VI – litispendência (peremptória);
VII - coisa julgada (peremptória);
VIII – conexão (dilatória) ou (peremptória) ;
IX - incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização (dilatória);
X - convenção de arbitragem (peremptória);
XI - ausência de legitimidade ou de interesse processual (dilatória);
XII - falta de caução ou de outra prestação que a lei exige como preliminar (dilatória);
XIII - indevida concessão do benefício de gratuidade de justiça (dilatória).
Espécies de preliminares (defesas processuais):
- peremptórias quando uma vez acolhidas põem fim ao processo
- dilatórias quando apenas suspendem ou dilatam o curso do processo, porém não o extinguem, de modo que saneado o vício ou satisfeito o requisito que faltava a relação processual seguirá seu curso normal. 
Alegação das defesas processuais 
Momento: na contestação
Obs: questões de ordem pública (com exceção da preliminar de compromisso arbitral) não se submetem à preclusão processual. 
Porém esse ponto de serem suscitadas a qualquer tempo e grau de jurisdição, sofre uma limitação, pois ela perdura até o último recurso de competência do 2º grau de jurisdição, já que a matéria não pode ser suscitada pela primeira vez em REsp e RExtraord por lhe faltar o requisito do prequestionamento
Ainda, as preliminares podem e devem ser conhecidas de ofício pelo magistrado. 
- INDICAR A PRELIMINAR – O DEFEITO – E A CONSEQUÊNCIA 
Algumas observações 
- alegação de ilegitimidade de parte: 
Art. 339. Quando alegar sua ilegitimidade, incumbe ao réu indicar o sujeito passivo da relação jurídica discutida sempre que tiver conhecimento, sob pena de arcar com as despesas processuais e de indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação.
§ 1º O autor, ao aceitar a indicação, procederá, no prazo de 15 (quinze) dias, à alteração da petição inicial para a substituição do réu, observando-se, ainda, o parágrafo único do art. 338 .
§ 2º No prazo de 15 (quinze) dias, o autor pode optar por alterar a petição inicial para incluir, como litisconsorte passivo, o sujeito indicado pelo réu.
- alegação de incompetência relativa ou absoluta:
 Art. 340. Havendo alegação de incompetência relativa ou absoluta, a contestação poderá ser protocolada no foro de domicílio do réu, fato que será imediatamente comunicado ao juiz da causa, preferencialmente por meio eletrônico.
§ 1º A contestação será submetida a livre distribuição ou, se o réu houver sido citado por meio de carta precatória, juntada aos autos dessa carta, seguindo-se a sua imediata remessa para o juízo da causa.
§ 2º Reconhecida a competência do foro indicado pelo réu, o juízo para o qual for distribuída a contestação ou a carta precatória será considerado prevento.
§ 3º Alegada a incompetência nos termos do caput , será suspensa a realização da audiência de conciliação ou de mediação, se tiver sido designada.
§ 4º Definida a competência, o juízo competente designará nova data para a audiência de conciliação ou de mediação.
DEFESA DE MÉRITO DIRETA 
- quando negar o fato constitutivo do direito do autor ou que negar as consequências jurídicas pretendidas pelo autor. Nos dois casos a defesa dirige-se a própria pretensão do autor visando ao desfazimento dos fundamentos de fato ou de direito e consequentemente do seu pedido. 
- art. 341 CPC: o réu deve impugnar todos os fatos alegados pelo autor:
- apontar o fato narrado pelo autor
- apontar o
fato na versão do réu 
- apontar os fundamentos jurídicos e as provas que sustentam a versão do réu
Ex: O autor alega que o réu causou o acidente, contudo, ao contrário, verificou-se que o autor foi o causador dos danos em seu próprio veículo, ao dirigir embriagado, como atestado pela Polícia Militar no boletim de ocorrência anexo. Dessa forma, não há que se falar em responsabilidade civil do réu.
DEFESA DE MÉRITO INDIRETA
- caracteriza-se pela aceitação dos fatos e das consequências jurídicas trazidas pelo autor mas ao mesmo tempo o réu indica NOVOS fatos que tem o objetivo de extinguir, impedir ou modificar os fatos ou as consequências jurídicas pretendidas pelo autor. São os fatos extintivos, impeditivos ou modificativos : ESSES NOVOS FATOS SÃO CHAMADOS DE CAUSA EXCIPIENDI para evidenciar o seu paralelismo com a causa de pedir do autor, a qual corresponde a causa de resistir do réu
Impeditivos : exceção do contrato não cumprido, transação com fixação de novo prazo para pagamento 
Modificativos: compensação, redução do valor do pedido, culpa concorrente, parcelamento da dívida, novação e cessão de crédito
Extintivos: pagamento, remissão da dívida, prescrição
- descrever o fato alegado pelo autor
- apontar o fato novo de interesse do réu, com o seu fundamento jurídico
- apontar a consequência jurídica do direito do autor
- indicar as provas dos fatos novos (impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor)
Ex: apesar de o réu ter realizado o contrato de mútuo (empréstimo) com o autor, e não ter adimplido a prestação, não tem o autor o direito de exigi-la, já que as partes celebraram acordo para pagamento do débito em data posterior, de acordo com o documento anexo. Trata-se da moratória, causa impeditiva do direito do autor, que deverá aguardar o novo prazo para exercer o seu direito de crédito.
ESTRUTURA DA PETIÇÃO DE CONTESTAÇÃO
- endereçamento : a juízo que ordenou a citação
- número do processo; 
- preâmbulo 
- desenvolvimento (preliminarmente; defesa de mérito (direta/indireta)
- requerimento ou conclusão – acolhimento da preliminar apresentada com a extinção do processo sem julgamento do mérito; caso assim não entenda V. Exa., requer-se a improcedência do pedido do autor, com a sua condenação no ônus da sucumbência.
- outros requerimentos: justiça gratuita; prioridade de tramitação; segredo de justiça; denunciação da lide; chamamento ao processo
- protesto por provas
- fechamento
AO JUÍZO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DA LAPA – SP
(8 linhas)
PROCESSO Nº XXXXXXX
(2 linhas)
DENISE DE PAULA ANDRADE, já qualificada nos autos, através de sua advogada infra-assinada, conforme instrumento de mandato anexo (doc 1), vem, respeitosamente, à presença de V. Exa., nos autos da Ação de Cobrança que lhe move Deise de Fátima, apresentar CONTESTAÇÃO, com fundamento no artigo 335 do Código de Processo Civil, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
BREVE SÍNTESE DO ALEGADO PELA AUTORA 
PRELIMINARMEN TE
DO MÉRITO
Na mera hipótese de V. Exa., não acolher a preliminar arguida, melhor sorte não terá a autora no tocante ao mérito.
CONCLUSÃO/ REQUERIMENTO
acolhimento da preliminar apresentada com a extinção do processo sem julgamento do mérito; caso assim não entenda V. Exa., requer-se a improcedência do pedido do autor, com a sua condenação no ônus da sucumbência.
OUTROS REQUERIMENTOS
 justiça gratuita; prioridade de tramitação; segredo de justiça; denunciação da lide; chamamento ao processo
PROVAS -protesto por provas
Nestes termos,
Pede e espera, deferimento.
São Paulo, .
___________________________
ADVOGADA 
OAB/ XXXX - fechamento
CASO PRÁTICO
Valéria, Zilda e Núbia envolveram-se num acidente de trânsito, no qual Núbia bateu no veículo conduzido por Zilda, que por sua vez, colidiu com o veiculo de Valéria, utilizado para transporte autônomo de passageiros (Uber). Núbia estava acima da velocidade permitida no local e, de acordo com a vistoria realizada pela polícia, os seus freios não estavam funcionando. Zilda, por sua vez, estava dirigindo de acordo com as normas de trânsito, e o seu veículo estava em perfeitas condições, mas, mesmo assim, atingiu o veículo de Valéria, que, em razão dos danos ocasionados ao seu veículo, moveu ação de indenização por danos materiais em face de Zilda, objetivando o recebimento da quantia necessária para o conserto do seu veículo. 
Na qualidade de advogado (a) de Zilda atue em seu favor, oportunamente. Considere que o processo nº 123456-78.2020.8.26.0004, tramita perante a 4ª Vara Cível do Foro Regional do Butantã.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais