Buscar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ATIVIDADE 3
1 - Uma questão que atravessou o século XX e ainda persiste, recebendo, ao longo do tempo, sucessivas pretensas “soluções”, em um movimento, analisado por Mortatti (2000), de contínua alternância entre “inovadores” e “tradicionais”: um “novo” método é proposto, em seguida é criticado e negado, substituído por um outro “novo” que qualifica o anterior de “tradicional”; este outro “novo” é por sua vez negado e substituído por mais um “novo” que, algumas vezes, é apenas o retorno de um método que se tornara “tradicional” e renasce como “novo”, e assim sucessivamente.
(SOARES, Alfabetização: a questão dos métodos, 2018, p.17)
O fragmento evidencia como, ao longo do século, os métodos de alfabetização foram substituídos, negados, superados ou reconfigurados, com o pretexto de encontrar a melhor estratégia para alfabetizar.                           
Assinale a alternativa que representa corretamente todos os métodos de alfabetização estudados nessa disciplina.  
Sintéticos (soletração, silabação e fônico)
Sintéticos (silabação e fônico) e global (método do conto)
Sintéticos (soletração, silabação e fônico) e analítico (palavração e sentenciação)
Analíticos/global (palavração, sentenciação e método do conto)
Correto: Sintéticos (soletração, silabação e fônico) e Analíticos/global (palavração, sentenciação e método do conto)
2 - A alfabetização, como processo de aquisição do sistema convencional de uma escrita alfabética e ortográfica, foi, assim, de certa forma obscurecida pelo letramento, porque este acabou por frequentemente prevalecer sobre aquela, que, como consequência, perde sua especificidade.
(SOARES, Letramento e alfabetização: muitas facetas, 2004, p.11)
O fragmento acima, retirado do texto de Magda Soares, discute sobre a questão da alfabetização e do letramento e de como, em diversas situações, esses conceitos foram tomados, equivocadamente, como sendo, mais ou menos importantes no processo de aquisição da leitura e da escrita. Nesse sentido, podemos considerar que: 
Correto: Alfabetização e letramento são processos diferentes, mas devem ser adotados de forma indissociada, em sala de aula. (É justamente por se tratarem de processos diferentes, que devem ser associados durante a alfabetização.)
Alfabetização e letramento são processos diferentes e devem ser adotados de forma dissociada, em sala de aula.
Alfabetização e letramento são processos idênticos e devem ser adotados de forma indissociada, em sala de aula.
Alfabetização e Letramento correspondem a um mesmo processo, com denominações diferentes.
Alfabetização e letramento são processos idênticos e devem ser adotados de forma dissociada, em sala de aula.
3 - De acordo com Soares (2004), seria um equívoco dissociar alfabetização de letramento, em especial, diante das concepções atuais psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas da leitura e da escrita
PORQUE
A entrada do aluno, seja ele criança ou adulto, no mundo escrito se dá, ao mesmo tempo, por esses dois processos: a aquisição do sistema convencional de escrita, denominado alfabetização; e o desenvolvimento de habilidades para o uso desse sistema em práticas sociais de leitura e escrita, denominado letramento.
 
A primeira proposição é falsa e a segunda é verdadeira. 
A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
Correto: As duas proposições são verdadeiras e a segunda é a complementação correta da primeira. (Alfabetização e letramento devem ser abordados, em sala de aula, como processos indissociáveis.)
As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não corresponde à primeira.
As duas proposições são falsas.
4 - Leia as afirmações abaixo, inspiradas no texto de Kleiman (2005) “Preciso ensinar letramento? Não   basta ensinar a ler e a escrever?” A respeito do conceito de alfabetização:
I. Alfabetização é uma prática específica que envolve vários saberes como o conhecimento do sistema alfabético e de suas regras e usos e os recursos pedagógicos que permitem realizar essa prática;
II. A prática de alfabetização se concretiza pelo ensino sistemático do uso e regras e de códigos do sistema de funcionamento do alfabético para os iniciantes no assunto (criança ou adulto);
III. A alfabetização, em qualquer nível, é inseparável do letramento, pois, embora seja necessária para que alguém seja considerado plenamente letrado, sozinha, não será suficiente.
Estão corretas, APENAS, as afirmativas:
 
II e III 
I e III
I e II 
III 
Correto: I, II e III
5 -  “Se método é caminho, (...) em direção à criança alfabetizada, e se, para trilhar um caminho, é necessário conhecer seu curso, seus meandros, as dificuldades que se interpõem, alfabetizadores(as) dependem do conhecimento dos caminhos da criança – dos processos cognitivos e linguísticos de desenvolvimento e aprendizagem da língua escrita – para orientar seus próprios passos e os passos das crianças (...).”
(SOARES, Alfabetização: a questão dos métodos, 2018, p.352)
Nesse fragmento a autora se refere a questão dos diferentes métodos de alfabetização e afirma que é necessário “(...) alfabetizar conhecendo e orientando com segurança o processo de alfabetização, o que se diferencia fundamentalmente de alfabetizar trilhando caminhos predeterminados por convencionais métodos de alfabetização” (p.352) Com base nessas considerações, podemos afirma que, para Soares (2018): 
O professor precisa conhecer os processos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita e, dessa forma, saberá que o método correto tem influência definitiva sobre o processo de alfabetização. São alfabetizadas, apenas, as crianças submetidas à um método específico: o método de letramento.
Correto: A escolha de um método, seja ele qual for, pressupõe o conhecimento, por parte do professor, dos processos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita. Apenas dessa forma, o professor saberá qual o melhor caminho a seguir. (A autora defende a necessidade de o professor dominar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e ainda, os processos cognitivos de seus alunos, para que dessa forma, possa intervir adequadamente.)
A escolha de um método, seja ele qual for, pressupõe o conhecimento, por parte do professor, dos processos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita. Apenas dessa forma, o professor saberá que o melhor caminho é, sempre, o método fônico, apenas.
O professor precisa conhecer os processos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita e, dessa forma, saberá que a família tem influência definitiva sobre o processo de alfabetização. São alfabetizadas, apenas, as crianças que recebem estímulos em casa, independentemente do método adotado pelo professor.
A escolha de um método, seja ele qual for, pressupõe o conhecimento, por parte do professor, dos processos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita. Apenas dessa forma, o professor saberá que o melhor caminho é, sempre, o método da silabação, apenas.

Continue navegando