Buscar

Prova II Fundamentos e Teoria Organizacional

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454451) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13309484
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A burocracia determinada por Weber é uma forma racional de dominar as pessoas, funcionários ou uma nação com autoridade. Busca-se a precisão na obediência, continuidade, disciplina rigorosa e confiança. Mesmo após guerras e revoluções, o conceito indicado para a burocracia e seu funcionamento continuavam igualmente ao governo anterior, ou seja, o controle rigoroso de situações. Estas são representadas pelas normas e regras que cada cidadão deveria apresentar e corresponder ao sistema controlado por pessoas poderosas. Com isso, Weber considerava que a burocracia não é um sistema social, mas um tipo da busca pelo poder (RICHTER, 2016). Assim, tem-se alguns tipos de autoridades. Sobre esses tipos de autoridade e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Carismática.
II- Tradicional.
III- Burocrática.
(    ) Nesse tipo de autoridade, os subordinados aceitam todas as ordens como legítimas, pela confiança e credibilidade que a pessoa do líder possui. Este não é hereditário, não possui base racional e é muito instável.
(    ) Essa forma de autoridade é na forma patriarcal, está na própria pessoa, vem de herança de pai para filho, os subordinados apenas seguem as ordens porque sempre foi dessa maneira. Esse poder não é racional, possuindo um comportamento mais conservador.
(    ) Está baseada em leis e normas que a figura autoritária possui. Nesse caso, os subordinados atendem às ordens, mas com crença em seus direitos e deveres, sem tirar a grande responsabilidade do superior.
(    ) Esse sistema de autoridade não está ligado a heranças, e sim por regras e normas estabelecidas e aceitas por todas as pessoas do país ou da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizaciona. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	I - II - III - III.
	 b)
	III - II - III - I.
	 c)
	II - I - II - III.
	 d)
	III - III - II - I.
	2.
	Mudança pode ser considerada uma situação para outra em um pequeno espaço de tempo, implicando a ruptura, transformação, perturbação e interrupção de um determinado sistema. No mundo moderno, a organização está em constante transformação, sendo necessária uma mudança de contraste, adaptação, renovação e revitalização (CHIAVENATO, 2011). 
Sobre a mudança organizacional assinale a alternativa correta:
Fonte: Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	A mudança tem suas etapas previsivelmente planejadas, sendo que as forças ambientais internas provocam esse processo em prol da empresa se proteger do fenômeno da globalização.
	 b)
	A mudança tem suas etapas fluidas, a missão, os objetivos, planos, problemas e necessidades refletem à garantia da empresa no mercado, esse muito competitivo com a globalização.
	 c)
	A mudança não tem suas etapas bem definidas, sendo que quando necessária deve-se estar ciente à movimentação dos concorrentes e clientes.
	 d)
	A mudança tem suas etapas bem definidas. A realização da mudança interna é necessária quando se percebe as forças ambientais externas.
	3.
	Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas. A liderança depende muito do comportamento do líder para que seja seguido e observado como um responsável na área da empresa que está executando suas tarefas. Os humanistas defendem que se pode dividir em vários ângulos a liderança. Sobre essa perspectiva humanista com relação à liderança, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	Liderança como um fenômeno de influência interpessoal: se dá por meio da comunicação social, buscando objetivos comuns e a realização de tarefas da organização.
	 b)
	Liderança como uma relação funcional horizontal: os colaboradores são autoestrategistas na busca da satisfação e desenvolvimento de todas as pessoas que fazem parte da organização.
	 c)
	Liderança como um processo de redução da certeza de um grupo: tem como objetivo maximizar problemas de insegurança na execução dos trabalhos, melhorando o comportamento e a satisfação do subordinado.
	 d)
	Liderança como um processo em função dos colaboradores: o líder deve realizar mudanças conforme sua visão sobre as situações e a própria perspectiva.
	4.
	Os estudos realizados na Teoria das Relações Humanas identificaram que as pessoas precisavam de necessidades básicas, gerando motivação no ambiente de trabalho, referentes ao comportamento humano na busca de objetivos profissionais e sociais. O homem, com o passar do tempo e suas necessidades, evoluiu em três aspectos essenciais para promover a motivação: as necessidades fisiológicas, psicológicas e de autorrealização (RICHTER, 2016, p. 80). Tendo por base essas necessidades, analise as seguintes assertivas:
I- As necessidades fisiológicas também chamadas de necessidades primárias, como: alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, abrigo, proteção e segurança.
II- As necessidades psicológicas são independentes das necessidades fisiológicas, porém sem essas não se consegue chegar às necessidades de autorrealização.
III- Consideram-se necessidades secundárias: a segurança íntima, participação de fazer parte de um grupo social, autoconfiança e afeição. 
IV- Na base das necessidades está a autorrealização, pois o ser humano sempre está procurando o seu próprio potencial em uma continuidade do seu autodesenvolvimento, mas que nem sempre é alcançado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER; Rosana. Fundamentos e teoria organizacional / Rosana Richter; Tulio Kléber Vicenzi: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	As assertivas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As assertivas I e III estão corretas.
	 c)
	As assertivas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As assertivas I, II e III estão corretas.
	5.
	Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas, pois depende muito do comportamento do líder para que seja seguido e observado como um responsável na área da empresa que está executando suas tarefas. Assim, os humanistas defendem que a liderança pode-se dividir em vários ângulos. Tendo por base esse contexto, analise as seguintes assertivas:
I- A liderança como um fenômeno de influência interpessoal é uma forma de liderar pessoas através de uma comunicação social, buscando os mesmos objetivos do grupo e realizar as tarefas necessárias para o funcionamento da organização.
II- Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo tem como objetivo acabar com problemas de segurança na execução dos trabalhos, consequentemente, melhorar o comportamento e a satisfação do empresário.
III- Liderança como um processo em função do líder, em que este tem pouca flexibilidade para realizar mudanças para garantir a adaptação do grupo frente às situações.
IV- Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado tem como ênfase o relacionamento entre ambos. Sendo que o líder deverá ser um estrategista, apresentando os caminhos ou os rumos que seus subordinados devem seguir. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	As assertivas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As assertivas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As assertivas I e IV estão corretas.
	 d)
	As assertivas I, II e IV estão corretas.
	6.
	De acordo com Chiavenato (2011), a liderança tem uma funçãoimportante no desenvolvimento das pessoas, pois os colaboradores veem no líder um responsável a ser seguido. Os humanistas defendem que este tipo de liderança pode se dividir em quatro dimensões. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	Liderança como um fenômeno de influência pessoal; liderança como um processo de redução da incerteza dos indivíduos; liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado; liderança como um processo em função dos colaboradores.
	 b)
	Liderança como um fenômeno de influência pessoal; liderança como um processo de redução da incerteza dos indivíduos; liderança como uma relação burocrática entre líder e gestores; liderança como um processo em função do líder.
	 c)
	Liderança como um fenômeno de influência interpessoal; liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo; liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado; liderança como um processo em função do líder.
	 d)
	Liderança como um fenômeno de influência pessoal; liderança como um processo de redução da incerteza dos indivíduos; liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado; liderança como um processo em função do líder.
	7.
	O modelo de Hawthorne é marcante dentro da Teoria das Relações Humanas. Esse modelo buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa, buscou-se verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica (RICHTER; VICENZI, 2016). Em quantas fases foi desenvolvido esse modelo? 
FONTE: RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	 a)
	Uma fase.
	 b)
	Três fases.
	 c)
	Quatro fases.
	 d)
	Duas fases.
	8.
	A motivação depende muito do comportamento das pessoas. Assim que suas necessidades básicas são alcançadas, o indivíduo busca a segunda necessidade e, por fim, a última, que é a autorrealização. A motivação é uma necessidade em que o equilíbrio psicológico do indivíduo se rompe e cria novos objetivos para sua vida profissional e social, assim a tensão no comportamento faz com que esse indivíduo busque novas oportunidades para satisfazer sua motivação (CHIAVENATO, 2011). Considerando o contexto de Ciclo Motivacional, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- As barreiras e as frustrações podem desequilibrar o indivíduo, fazendo-o apresentar um comportamento agressivo no ambiente de trabalho e até mesmo em sua própria residência. Uma maneira de resolver esses dilemas é a transferência e/ou compensação. Desta forma, o indivíduo volta a ter o equilíbrio desejado.
PORQUE
II- Não basta apenas a organização evitar as frustrações no ambiente de trabalho, pois o ciclo motivacional também depende muito do comportamento dos indivíduos. A etapa barreira é o impedimento para o estágio de satisfação e consequente equilíbrio dentro do ciclo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é independente da II.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I.
	9.
	Com o aumento da produção industrial, foi necessário criar modelos para garantir o processo da industrialização, e um dos autores, o economista e sociólogo Max Weber, considerado o "pai" da Teoria Burocrática, teve relevante importância para novos administradores na busca de inspirações para a nova fase da administração. No entanto, nem tudo na burocracia apresentada por Weber alcança o seu objetivo final, possuindo algumas ineficiências no conjunto das atividades, determinadas por disfunções. Sobre essas disfunções, analise as opções a seguir:
I- Internalização das Diretrizes e Normas.
II- Excesso de formalismo e papel.
III- Despersonalização do relacionamento.
IV- Imposição de sinais de submissão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	10.
	Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e nas normas sociais. Algumas das características estudadas na Teoria das Relações Humanas apresentam uma forma muito bem planejada, apesar de se considerar informal e que muitos ainda pensam ser um modelo desorganizado, no entanto há muitas empresas que buscam esse modelo de trabalho (CHIAVENATO, 2011). Sobre estas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Relação de ideias e oposição.
II- Status.
III- Colaboração espontânea.
IV- Possibilidade da oposição à organização informal.
(    ) Mesmo que a interação seja em grupo, cada indivíduo busca seu lugar dentro da organização na forma de promoção ou apenas da posição social em que está inserido.
(    ) Esse modelo de organização informal é praticado por pessoas que, independentemente do que fazem, têm a espontaneidade em auxiliar no que é preciso dentro da empresa.
(    ) Os indivíduos criam grupos sociais, independentemente da hierarquia nos diferentes departamentos ou setores, criando uma relação pessoal de simpatia e ideias, ou de oposição.
(    ) Muitas vezes, o modelo informal pode estar em contradição com as ideias formais da organização, mas a boa relação dos indivíduos pode gerar novas ideias e proporcionar satisfação, tanto para os grupos como para a organização. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - I - III - IV.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	II - III - I - IV.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando