Buscar

AD2 ARTES VISUAIS (TIREI 9)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH 
Licenciatura em Pedagogia- EAD 
UNIRIO/CEDERJ 
AD2 – 2018-­2 
DISCIPLINA: ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO 
Coordenação: Prof. Renato Rodrigues da Silva 
 
	Nome: Julya Helen Santos Silva 
	Matrícula: 17216080084
	Polo: Volta Redonda
Nesse trabalho, estudaremos os conceitos de “naturalismo primitivo” e de “representação” em pintura. Veja as duas imagens abaixo: a primeira foi realizada no período Paleolítico, na Espanha, aproximadamente 15.000 anos atrás, e a segunda, no período Neolítico, na China (cultura Dongba), com datação aproximada de 7000 anos atrás. 
A primeira pintura é classificada como “naturalismo primitivo,” mas a segunda já apresenta características que revelam o conhecimento típico dos povos que conhecem a linguagem. Portanto, um bom trabalho deverá responder essas questões: quais são as diferenças entre essas duas imagens, tanto naquilo que se refere aos exemplos citados, quanto em relação ao surgimento da linguagem e à história da arte como um todo? Assim, o estudante deverá fazer uma pesquisa geral sobre as origens dessas pinturas e desses períodos, procurando alicerçar o raciocínio sobre o significado da “linguagem”. 
Na redação dos seu trabalho, evite copiar os textos, ou outro material qualquer, escrevendo uma prova que seja de sua autoria – evite “plagiar” outros autores! Finalmente, vale notar que essa prova tem apenas (1) uma questão para ser desenvolvida em 3 (três) página, e o seu valor é de 10 (dez) pontos. 
BOA SORTE!
Referente a primeira imagem ela foi realizada no período Paleolítico, na Espanha, aproximadamente 15.000 anos atrás. Período esse que antecede a escrita e as manifestações de pinturas são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens, mulheres e caçadas. 
As representações artísticas desse período é marcada pela utilização predominantemente das cores preto e vermelho e é considerada naturalista porque os artistas desenhavam aquilo que eles estavam vendo, os animais, a natureza e tudo que eles podiam captar, eles reproduziam e isso pode ser notado através das pinturas deixadas nas cavernas muito conhecidas como pinturas rupestres. 
Acredita-se que as artes rupestres, cujos materiais mais usados são o sangue, argila e excrementos humanos, têm um cunho ritualístico. As pinturas rupestres eram feitas por causas religiosas ou por crenças como por exemplo acreditavam que quando pintavam o animal nas paredes não era apenas um desenho era a alma do animal que ali iria ficar preso para dar sorte nas caças.
A primeira pintura foi encontrada na gruta de Altamira na Espanha que corresponde ao privilégio de ser o primeiro lugar do mundo em que se identificou a existência da arte rupestre do período Paleolítico. Na gruta podemos ver pinturas de bisões, cavalos, veados, mãos e misteriosos símbolos que foram pintados ou gravados durante os milênios que a gruta de Altamira foi habitada.
Portanto, os ensinamentos e cultura não eram passados através da escrita e sim das representações artísticas.
A segunda pintura foi feita no período Neolítico, na China (cultura Dongba), com datação aproximada de 7000 anos atrás. O período histórico denominado Neolítico é o período em que eles começam a domesticar animais e dão os primeiros passos na agricultura. Além disso, os objetos com cerâmica, a fiação, o artesanato e a arquitetura começam a compor o cotidiano do homem na Pré-História. Os povos passaram a formar famílias e foi feita a divisão do trabalho.
A partir dessa revolução, os homens se transformaram em camponeses, a arte deixou de ser natural e passou a ser mais geométrica e simples. Surgiu, então, a primeira transformação da história da arte. 
Nessa época, os trabalhos cotidianos eram representados e sentia-se a necessidade de dar movimento às imagens. Vê-se nas imagens, a representação de danças, relacionadas as suas crenças, a criação de figuras leves, rápidos, pequenas e com pouca cor. A partir desses desenhos começou a surgir a escrita pictográfica.
No período neolítico, a pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas.
No fim do período Neolítico, já era possível identificar que as figuras feitas em pedras e em paredes das cavernas eram uma forma clara de comunicação. Então, esse período da pré-história, após esses traços esquemáticos encontrados em cavernas, terminou com o surgimento da escrita. Não a escrita como conhecemos hoje, mas como a ideia de representação a partir de símbolos.
Como mencionado anteriormente a segunda pintura foi feita na China através da cultura Dongba que é a cultura antiga da etnia Naxi que igual a outras culturas antigas, ela é uma cultura religiosa, a qual foi formada da religião Dongba durante quase mil anos.
A religião Dongba crê que todas coisas no mundo têm seus espíritos e adora diversos deuses. Ela recebeu também influências do budismo e do taoísmo. O padre da religião Dongba é chamado Dongba, que significa sábio. Juntando bruxo, médico, professor, artista e artesão em um só, um Dongba é um propagandista importante da cultura tradicional da etnia Naxi.
A segunda imagem demostra a escrita dessa cultura que inclui mais de 1.400 caracteres. Ela é um tipo de pictograma primitivo. Do ponto de vista do desenvolvimento da formação da escrita, ela pertence à fase primitiva da história da escrita. Chamada o fóssil vivo de escrita da sociedade humana, a escrita Dongba é o único pictograma que é ainda usado no mundo.
Dessa forma percebe se que o ser humano sempre procurou formas de registrar sua vida e suas atividades, seja por meio de desenhos pintados em cavernas e em rochas ao ar livre do período Paleolítico e Neolítico, por exemplo, seja por meio da argila, da madeira, da pedra, do papiro, do pergaminho até chegar no papel e na escrita digital como utilizamos hoje.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando