Buscar

Pre PROJETO DE TCC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A IMPORTANCIA DA INICAÇÃO ESPORTIVA E A ESPECIALIZAÇÃO
PRECOCE
Molline BorgesMoraes1
Domingos SávioTeixera2
Stelamara Souza Pereira3
Resumo: O presente artigo trata da iniciação esportiva no futsal. Essa pesquisa nasceu a partir de um estágio supervisionado realizado no curso de Educação Física. O objetivo do presente resumo é demonstrar a importância da iniciação esportiva para crianças e adolescentes no futsal e identificar como os profissionais de educação física deve se porta diante da pratica. A pratica esportiva se for desenvolvida corretamente e adequadamente trás bastantes benéficos para as crianças e para os jovens. Pode se concluir que o profissional de educação física tem um papel muito importante na iniciação esportiva. Se ele for um profissional dedicado, e demonstrar entusiasmo na hora de transmitir o seu conhecimento o seu trabalho será reconhecido no futuro. Por fim pode-se afirmar que esse resumo será de suma importância para que os futuros profissionais da educação física que queiram trabalhar com a iniciação esportiva, tenham uma referência.
Palavras-chaves: Iniciação esportiva, futsal, educação física.
Introdução
A iniciação esportiva tem sido muito discutida. Ferreira (2001) define que a iniciação esportiva é o primeiro contato da criança com o esporte. Seus fundamentos, princípios, características, regras e movimentações devem ser, aos poucos, apresentados de maneira simples e num nível de exigência compatível com as capacidades de uma criança que está iniciando um novo processo.
Dessa forma, o objetivo do presente resumo é fazer uma observação dos pontos positivos e negativos, da iniciação esportiva precoce e também demonstrar a
1 Discente do curso de Educação Física do Centro Universitário de Mineiros
2 Orientador e Docente do curso de Educação Física do Centro Universitário de Mineiros
3 Docente do curso de Educação Física do Centro Universitário d Mineiros
importância da iniciação esportiva no futebol e examinar os aspectos que os autores consideram importante dentro da iniciação nesta modalidade.
A pratica esportiva está cada vez mais presente na vida das crianças e dos adolescentes, e é importante que seja feito um trabalho correto em cada idade, para que o desenvolvimento dessas crianças e jovens seja de forma global e não interfira de forma negativa no desenvolvimento e crescimento da criança. Isso depende dos métodos que os professores e técnicos passam, porque são eles os responsáveis por iniciar as crianças no meio esportivo.
O Brasil é um dos países onde cada vez tem aumentando a iniciação esportiva precoce, e cada vez mais vemos crianças inseridas nas competições de futebol, natação, judô entre outras modalidades esportivas.
Metodologia
A pesquisa teve como base inicial a vivencia de um estágio supervisionado do curso de Educação Física do Centro Universitário de Mineiros-UNIFIMES. Com base neste estágio. Com base nessa vivencia, o objetivo deste estudo foi fazer uma revisão da literatura usando base de dados do LILIACS, SCIELO, GOOGLE ACADEMICO entre outros para a busca das fontes sobre o tema benefícios da iniciação esportiva.
Resultados e Discussão
Nos últimos anos a quantidade de crianças que praticam alguma atividade esportiva tem crescido bastante, seja nas escolas ou clubes. A criança começa a pratica sistemática de um esporte de maneira gradativa, explorando conhecer todas as formas de movimento, de forma racional e progressiva, permitindo um desenvolvimento integral e uma vivencia motora sem a preocupação com a especialização dos movimentos, respeitando suas individualidades e suas capacidades físicas motoras, possibilitando uma atividade que lhe de prazer, para que possa desenvolver suas potencialidades de forma sistemática e organizada.
Se respeitada as características do desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, social e moral das crianças, a iniciação esportiva, com pequenas
variações, dependendo das especialidades da modalidade, deve ocorrer no final da segunda infância, ou seja, entre 10 a 12 anos de idade. Os programas de iniciação esportiva podem promover muitos benefícios para a formação integral da criança, tais como: o desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, promovendo um estilo de vida saudável na vida adulta. Dentre os benefícios da iniciação esportiva podemos citar o domínio e o conhecimento corporal, a capacidade de desenvolvimento da autonomia.
Segundo Brasil (2004) a iniciação esportiva estimula as capacidades especificas e variadas, consequentemente apoia-se na ideia de Gonçalves (2010) que vê na iniciação esportiva a possibilidade de estimular e desenvolver a autonomia da criança.
Entretanto, crianças que buscam a especialização esportiva precoce ou a ela são conduzidas, são levadas a processos de treino especializados e intensos com a obtenção de rendimentos elevados e participação em competições de alto nível, que pode acabar levando a problemas futuros. A especialização precoce refere-se ao resultado de aplicações de sistemas de treino não adequados, caracterizando-se por cargas de treino muito intensas, que promovem rápidos desenvolvimentos da prestação desportiva nas fases iniciais, mas que levam a um esgotamento prematuro da capacidade de rendimento, promovendo aquilo que se designa por barreiras de desenvolvimento. A especialização esportiva pode acabar trazendo riscos e malefícios, como: possíveis traumas na infância, grande risco de lesões, inibição da criatividade e saturação psicológica.
Considerações Finais
Os efeitos provocados pela iniciação esportiva na vida da criança se direcionam para duas vertentes: os benefícios ocasionados por uma iniciação orientada e comprometida com o desenvolvimento integral da criança e os malefícios acarretados por uma iniciação esportiva pautada na especialização precoce, na orientação focada apenas nos resultados e pela alta cobrança dos envolvidos no processo.
A prática da iniciação esportiva deve ser acompanhada por profissionais qualificados que respeitem os limites e as fases de desenvolvimento de cada
criança, não valorizando apenas o esporte pela pratica em busca da formação de atletas, mas considerando o fator educacional e social, sendo primordial no estimulo do desenvolvimento humano.
Referências Bibliográficas
BRASIL, A.N. Proposta metodológica para a formação do jovem guarda-redes de futebol. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Ano 10 - N° 69 - Fevereiro de 2004. Disponível em : <http://www.efdeportes.com/efd69/futebol.htm> Acesso em: 28 nov. 2019.
FERREIRA, Henrique Barcelos. Iniciação esportiva: uma abordagem pedagógica sobre o processo de ensino-aprendizagem no basquetebol. 2001. Monografia (graduação em educação física bacharelado) – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
GONÇALVES, F.L. A iniciação esportiva no basquete. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Ano 15- N° 148 – Setembro de 2010. Disponivel em:
< http://www.efdeportes.com/efd148/a-iniciacao-esportiva-no-basquetebol.htm> Acesso em: 28 nov.2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando