Buscar

prova estudos transversais IV



Continue navegando


Prévia do material em texto

As competências pessoais definem a maneira pela qual uma pessoa se conecta com suas emoções e sentimentos individuais e sobre como ela estabelece relações com o que sente. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três pressupostos das competências pessoais:
a) Consciência de si; autoestima e motivação.
b) Consciência de si; autorregulação e motivação.
c) Autorregulação; empatia e respeito.
d) Amor próprio; determinação e coragem.
 
 
2.
A empatia não é suficiente para estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis. Nesse sentido, há pouca serventia em ter habilidade refinada de compreender as emoções de outras pessoas, se não souber manobrá-las ou usá-las. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as habilidades sociais:
a) Diz respeito à capacidade de reparar quais são/perceber como são as emoções, os sentimentos, as necessidades, as apreensões das outras pessoas.
b) É imprescindível para formar relacionamentos sociais adequados tanto na esfera pessoal (íntima, familiar) quanto na esfera profissional, acadêmica. Corresponde à sensibilidade para detectar os sinais externos que mostram o que os outros querem ou precisam.
c) Representam as capacidades de poder manipular as decisões das pessoas. Corresponde à sensibilidade em compreender o que está passando na cabeça das pessoas para poder solucionar problemas.
d) Representam as capacidades para induzir respostas desejáveis nos outros. Revelam a capacidade de relacionar-se bem com as emoções alheias, coerentemente. Englobam a maestria em solucionar conflitos entre pessoas, ter inclinação para confiar nos outros e transmitir confiança a eles.
3.
Na essência, Inteligência Emocional é a autoconsciência de si e a empatia com o outro. Além disso, é importante saber que as emoções são divididas em emoções básicas e emoções que correspondem a essas famílias básicas. Sobre essa diferenciação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Surpresa.
II- Nojo.
III- Vergonha.
( iii   ) Remorso, humilhação, arrependimento, mortificação e contrição.
(  ii  ) Antipatia, aversão, repugnância, repulsa.
(  i  ) Choque, espanto, pasmo, maravilha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - III - I.
b) III - II - I.
c) I - II - III.
d) III - I - II.
4.
A expressão Inteligência Emocional se tornou amplamente conhecida através dos estudos do professor Daniel Goleman da Universidade de Havard. Entretanto, o professor Goleman não foi o primeiro a estudar o conceito de Inteligência Emocional. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois psicólogos pioneiros a explicarem o conceito de Inteligência Emocional:
a) Salovey e Peter Singer.
b) Jean Piaget e Peter Salovey.
c) Gardner e John Mayer.
d) John Mayer e Peter Salovey.
5.
As pessoas que desenvolvem sua inteligência emocional são capazes de comandar e coordenar suas emoções. Além de ampliar as chances no mercado de trabalho, as pessoas que são mais hábeis no comando das suas emoções desfrutam de melhor qualidade de vida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que expressa os benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional:
a) Ter maior possibilidade de ganhar prestígio e status social.
b) Capacidade de dialogar com o outro; ter maior apreço pelo conhecimento; saber lidar com as angústias e o sofrimento.
c) Saber se portar diante das dificuldades do cotidiano; ter melhores chances no mercado de trabalho; ter maior conhecimento sobre o comportamento das pessoas em sociedade.
d) Ter um melhor relacionamento consigo mesmo; saber conduzir adequadamente uma negociação; enfrentar circunstâncias adversas; saber se portar diante dos relacionamentos interpessoais; conquistar objetivos e sonhos.
6.
Sabe-se que até a década de 1990, os pesquisadores consideravam as pessoas "mais inteligentes" as que apresentavam os melhores resultados nos testes de QI, que se destacavam no desempenho acadêmico, que "sabiam" sobre mais conteúdos geralmente vistos na escola. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as pesquisas recentes sobre a inteligência global das pessoas:
a) Pesquisas recentes abordam que a inteligência global das pessoas pode resultar da junção de dimensões cognitivas/intelectuais e emocionais, e que essa somatória pode contribuir para o desenvolvimento intelectual da pessoa (dentre outros desenvolvimentos).
b) Pesquisas recentes reiteram a percepção dos pesquisadores antes da década de 1990, de que não importa se as pessoas possuem capacidades de gerir as próprias emoções ou não, o que vale é as dimensões cognitivas/intelectuais.
c) Pesquisas recentes apontam para a validação dos testes de QI como melhores indicadores para se medir a inteligência de um indivíduo.
d) Pesquisas recentes abordam que a inteligência global das pessoas resulta na junção de dimensões intelectuais e emocionais, sendo que essa somatória contribui exclusivamente para o desenvolvimento intelectual da pessoa.
7.
O ser humano é um ser relacional, não é um ser que vive isolado a vida inteira, por isso a vida é repleta de relações interpessoais. As competências sociais explicitam a maneira pela qual nos relacionamos com as outras pessoas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois pressupostos das competências sociais:
a) Empatia e autorregulação.
b) Empatia e habilidades sociais.
c) Alteridade e empatia.
d) Habilidades sociais e autoconsciência.
8.
A inteligência emocional pode ser proveitosa para o crescimento pessoal ou intelectual de uma pessoa. No entanto, para isso acontecer é necessário um trabalho sobre si. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as atividades necessárias para o desenvolvimento da competência emocional:
a) Compreenda os seus defeitos. Julgue as pessoas que estão ao seu lado. Faça exercícios físicos e mostre que você é autossuficiente.
b) Tenha paciência para lidar com as pessoas. Aproveite ao máximo o seu dia. Não durma regularmente. Tenha assiduidade em todo os seus compromissos. Confiança em si mesmo.
c) Faça exercícios físicos. Tenha uma alimentação saudável. Acredita no poder da mente. Faça boas escolhas e se esforce ao máximo para ser uma boa pessoa.
d) Comande seus impulsos em vez de permitir que eles comandem você. Produza, suscite motivação para si mesmo. Levante-se. Persevere. Siga adiante. Pratique a empatia e tente transformar positivamente o ambiente em que está.
9.
Sabe-se que a inteligência não é uma habilidade de teor exclusivamente cognitivo, isto é, intelectual/mental. Portanto, não basta o indivíduo se destacar em habilidades e competências intelectuais e não conseguir controlar as próprias emoções. Sobre o uso da inteligência emocional no desenvolvimento profissional do indivíduo, assinale a alternativa CORRETA:
a) O uso da inteligência emocional possibilita que o indivíduo anteveja seu futuro desempenho profissional. Por isso, as empresas têm procurado analisar as habilidades cognitivas, comportamentais e emocionais, antes de efetuar a contratação de profissionais.
b) Ser emocionalmente inteligente não é vantagem para o desenvolvimento profissional do indivíduo.
c) As pessoas que investem no desenvolvimento de sua inteligência emocional dificilmente terão sucesso na sua vida profissional.
d) As pessoas que investem no desenvolvimento de sua inteligência emocional não apresentam um diferencial, e têm poucas chances de empregabilidade.
10.
As pesquisas sobre competências emocionais surgiram a partir dos estudos sobre Inteligências Múltiplas. O próprio termo "Inteligência Emocional" foi utilizado pela primeira vez somente em 1990. Até então, o que se enfatizava era a supremacia da inteligência cognitiva. Sobre o significado de 'supremacia da inteligência cognitiva', assinale a alternativa CORRETA:
a) Foi o período no qual não se buscava conhecimento científico sobre os tipos de inteligência, mas se criavam explicações de cunho metafórico para as síndromes emocionais.
b) Foi a quantidademassiva de pesquisas que diziam respeito à inteligência e se concentrava nas esferas emocionais, que envolvia a relação intrapessoal, a capacidade de lidar com o próximo e de comandar os impulsos.
c) Foi o período no qual se valorizava a ideia de que a inteligência e o comportamento eram totalmente desconectados um do outro, sem influência mútua, e no qual a inteligência era o único valor tido como importante.
d) Foi a quantidade massiva de pesquisas que diziam respeito à inteligência e se concentrava nas esferas intelectuais, que envolvia lógica, razão, habilidades de memorizar e analisar proposições.