Buscar

SIMULADO BROMATOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: BROMATOLOGIA   
	Aluno(a): 
	Matríc.: 
	Acertos: 0,4 de 0,5
	28/09/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Os alimentos possuem grande variação em sua composição. Os alimentos de origem vegetal, por exemplo, possuem composição mais variada do que os de origem animal. Frutas e vegetais da mesma espécie podem passar por alterações em seus componentes devido às condições climáticas, dentre outros fatores. Dessa forma, as amostragens efetuadas durante as análises de alimentos devem seguir procedimentos especiais. Marque a opção CORRETA:
		
	 
	Deve-se ter o cuidado na preservação da amostra, submetendo-as a um armazenamento em condições de temperatura adequadas, protegidas contra luz, ataque oxidativo e ação de microrganismos. Atenção especial deve ser dada quando da análise de enzimas.
	
	Em amostras sólidas com constituintes de texturas diversas, recomenda-se efetuar a análise em cada pedaço, separadamente.
	
	Não é recomendada a extração prévia dos componentes para não prejudicar os efeitos sinergísticos com o alimento.
	
	Recomenda-se a amostragem de 2% do lote total para análise.
	
	Todas as respostas estão incorretas.
	Respondido em 28/09/2020 19:07:31
	
Compare com a sua resposta: Método de Gerber
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Na análise dos alimentos, o preparo e tratamento da amostra, tal como a redução da amostra é de fundamental importância. Essa redução segue protocolos diferentes de acordo com as características do alimento. Para alimentos como queijos duros e chocolates (amostras semi-úmidas) como devem ser preparadas as amostras?
		
	
	As amostras devem ser cortadas ao meio, no sentido longitudinal e transversal, de modo a repartir em quatro partes
	
	As amostras devem ser cuidadosamente aquecidas a 35 ºC em frasco com tampa e depois agitado para homogeneização. A partir daí são retiradas alíquotas necessárias para análise.
	 
	As amostras devem ser trituradas ou raladas e depois a técnica do "quarteamento" pode ser utilizada, até a obtenção da quantidade necessária, como no caso de amostras em pó ou granulares.
	
	As amostras devem ser picadas em liquidificador ou bag mixer, misturadas e as alíquotas retiradas para análise.
	
	A amostra deve ser picada, moída e misturada; e depois, se necessário, passar pelo quarteamento, para somente depois ser tomada a alíquota suficiente para a análise. A estocagem deve ser sob refrigeração.
	Respondido em 28/09/2020 19:18:45
	
Compare com a sua resposta: Benefícios do açúcar invertido para a indústria: - Possui maior poder adoçante, cerca de 20% a mais em comparação a sacarose pura; - Proporciona maior umectância, sem deixar que o produto resseque ou cristalize; - Melhora a penetração do produto em tecidos vegetais; - Melhora na cor e sabor de produtos assados; - Confere corpo aos produtos; - Inibe a cristalização para produtos como sorvete, doces em pasta (doce de leite), garantindo que os produtos fiquem macios e mais suaves durante a validade; - Realça sabor em sucos de frutas e refrigerantes, bolos e confeitos; - Padroniza uniformidade na produção de caldas e xaropes; Recheados com calda líquida não são produzidos com açúcar comum, pois em solução aquosa, a sacarose cristaliza-se muito rápido.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	No Brasil, o controle sanitário de alimentos é uma responsabilidade compartilhada entre órgãos e entidades da administração pública (INMETRO, Ministério de Minas e Energia, PROCON, DECON) com destaque para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nesse contexto, A ANVISA cabe a regulamentação, o controle e a fiscalização de produtos, alimentos e serviços que envolvam risco à saúde pública, exceto:
		
	
	Aditivos e embalagens
	 
	Produtos de origem vegetal, tal como ovo
	
	Alimentos enriquecidos e complementos nutricionais
	
	Alimentos dietéticos
	
	Contaminantes em alimentos, como: metais pesados, aflatoxina e resíduos de pesticidas
	Respondido em 28/09/2020 19:19:46
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A escolha do melhor método para a análise de alimentos é um passo muito importante, pois o alimento é, geralmente, uma amostra muito complexa, em que os vários componentes da matriz podem estar interferindo entre si. Por isso, em muitos casos, um determinado método pode ser apropriado para um tipo de alimento e não fornecer bons resultados para outro. Dos fatores abaixo qual NÃO influencia na escolha do método.
		
	
	Exatidão requerida.
	
	Quantidade relativa do componente desejado
	 
	Recursos disponíveis.
	 
	Propriedades organolépticas da amostra como cor
	
	Composição química da amostra.
	Respondido em 28/09/2020 19:26:10
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	1. Verifique as afirmativas abaixo:
I. As características sensoriais, valor nutricional e composição química são aspectos que determinam a qualidade de um alimento, como também as condições de processo no campo e na indústria.
II. Os resultados das análises serão utilizados pelas indústrias para verificação da eficiência dos processos e da qualidade dos alimentos.
III. Os resultados destas análises serão utilizados como ferramentas para fornecer informações de importância nutricional sobre os alimentos disponibilizados à população, dificultando a segurança alimentar.
IV. A bromatologia compreende o estudo do alimento em toda sua cadeia produtiva, desde o campo até seu consumo. Tal estudo pode ser realizado mediante as análises qualitativas e quantitativas.
V. O estudo e o conhecimento da composição química dos alimentos favorece o aumento da disponibilidade de alimentos numa determinada população.
Assinale a (as) opção (s) em que a (s) afirmativa (s) está (ão) incorreta (s).
		
	
	Apenas a alternativa II e III
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Apenas as alternativas I e II
	 
	Apenas as alternativas III
	
	Apenas as alternativas I, IV e V
	Respondido em 28/09/2020 19:26:33
	
Compare com a sua resposta: CHO: 28g x 4 = 112 calorias PTN: 7g x 4 = 28 calorias LIP: 13g x 4 = 52 calorias Valor calórico total: 192 calorias

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando