Buscar

Tarefa 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Contraespionagem Industrial e Empresarial
Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo
Pontuação: 15 pontos
Tarefa 4
Como você estudou nesta disciplina, não só o estudo teórico da contraespionagem no ambiente corporativo é fundamental para quem atua na segurança organizacional, mas a sua adequada elaboração e implantação é de suma importância. A vantagem competitiva tem motivado empresas a investir em programas de contrainteligência, notadamente com foco na contraespionagem e outras por sua vez se especializam em espionar. 
Se fizermos uma pesquisa mais detalhada iremos descobrir que casos de espionagem e contraespionagem são cada vez mais frequentes nos ambientes corporativos, e que a melhor forma de proteção é por meio do desenvolvimento de procedimentos e protocolos de segurança orgânica visando à antecipação de possíveis ameaças, mas para isso temos que estar abertos ao global processo de aprendizado contínuo, por isso, recomendo que assista ao filme SALT (2010), que é um filme de ação e suspense de espionagem dirigido por Phillip Noyce, escrito por Kurt Wimmer, e estrelado por Angelina Jolie, Liev Schreiber, Daniel Olbrychski, August Diehl e Chiwetel Ejiofor, no filme Evelyn Salt (Jolie) prestou juramento de servir e honrar o seu país. Ela trabalha na CIA. Certo dia é trazido à agência um desertor russo e Salt é escolhida para entrevistar o desertor que se chama Orlov. Orlov responde as perguntas de Salt e conta a história de um espião russo chamado Chencov. Orlov (Olbrychski) acusa Salt de ser Chencov que irá matar o presidente russo no velório do vice-presidente dos EUA. Salt tenta convencer Ted Winter (Schreiber) e Peabody (Ejiofor) de que é inocente, mas os dois não acreditam, então tenta fugir, mas Winter trava as portas da agência, porém ela consegue escapar. Ela foge para sua casa, mas não encontra seu marido, os agentes da CIA vão até a casa de Salt, mas não a encontram. Ela começa a fugir em uma rodovia quando os agentes pedem para ela se entregar, mas ela não cede, foge e vai até Nova York e se hospeda em um hotel usando outro nome, muda a cor do cabelo e ativa explosivos durante o velório e mata o presidente russo. Ela é presa, mas escapa e vai ao depósito onde estava Orlov, os dois testemunham a morte do marido de Salt, ela mata Orlov e seus álibis. Salt se encontra com o verdadeiro Chencov, os dois entram na CIA disfarçados, Chencov explode um dos lados da agência e Salt descobre que Winter era um agente russo e que pretende lançar mísseis em alguns países. Então ele descobre que Salt não matou de fato o presidente russo e fica furioso, e Salt é presa e mata Winter o enforcando com suas correntes, quando estava sendo levada para o helicóptero. Depois disso, ela prova sua inocência a Peabody e o filme termina com Salt pulando em um mar gelado e fugindo. 
Após assistir ao filme, responda as questões a seguir:
1) Você notou a existência de um setor ou unidade voltado para a contrainteligência ou contraespionagem no Filme? Quem representava esse Setor?
Já no início do filme é possível perceber a existência do serviço de contrainteligência ou contraespionagem, uma vez que existe uma equipe do exército Coreano torturando a agente “Salt”, buscando neutralizar uma possível ameaça de espionagem. 
Em outro momento, um agente de contraespionagem se identifica para acompanhamento e participação no interrogatório do agente russo que está sob custódia.
2) Que exemplos de atuação e uso de medidas de contrainteligência, contraespionagem e segurança orgânica pode evidenciar no início do Filme durante o interrogatório do agente Russo?
Existe agentes de contraespionagem presentes no interrogatório, o procedimento é todo monitorado por câmeras de segurança, os agentes estão em uma sala “bunker”. Utilizam meios de tecnologia para monitorar o interrogado, e suas respostas e assim qualificar o obter a verdade e descartar a mentira. Local adequado para guarda de equipamentos eletrônicos, evitando assim interferência e/ou intervenção de agentes exteriores durante o interrogatório. Controle de acesso eletrônico, por crachá RFID e codins de acesso. Agentes qualificados e treinados para tal função. Local com acesso restrito, somente pessoal autorizado pode acessar. Local monitorado. Pessoal devidamente identificado. Agentes e vigilantes armados. Uso de tecnologia nos procedimentos adotados, tanto no interrogatório quanto na operação.
Um exemplo de espionagem ilegal, onde o espião russo “passa informações” do seu país para os agentes dos EUA. E expõe Salt como agente dupla
3) Quando a Agente Salt foi denunciada como possível agente duplo, quais foram as medidas de segurança adotadas?
Ela foi monitorada ao realizar uma ligação externa, conduzida a local seguro para ser interrogada. Ficou sob tutela dos agentes responsáveis pela sala do interrogatório. Entretanto ela foi deixada sozinha, o que foi um erro a priori, pois não se sabia o que realmente estava acontecendo.
4) Você notou no decorrer do Filme alguém utilizando procedimentos de segurança da informação, tais como senhas fortes, controle de acesso, circuito interno de câmeras (CFTV), sistema de identificação biométrico?
Sim, logo no início é possível identificar que existe controle de acesso automatizado no prédio da Rinki Petroleum, a agente Salt e o utilizam crachá RFID para sair nas catracas do edifício e suas saídas são registradas. Um agente os aborda alegando a visita de um desertor, o que é outra evidencia do controle de acesso, e este agente também utiliza o crachá de identificação, com foto e informações pessoais. Também é possível notar a presença de vigilante armado na recepção. O prédio é informatizado e possui sistema de CFTV, inclusive com câmeras PTZ (Uma câmera com zoom panorâmico e inclinação que é capaz de controlar remotamente a direção e o zoom). Portas de Segurança com acesso via codin por identificação RFID. CCO – Centro de comando e controle. 
Durante a perseguição da agente Salt os agentes utilizam rádio HT para comunicação segura, certamente o equipamento era licenciado e com frequência fechada, pois é o que rege padrões de Segurança, para que assim se garanta uma comunicação segura e livre de interferência exterior.
5) Como era feito o controle de acesso ao prédio da Agência? E a Sala de Interrogatórios?
Para acesso ao prédio foi identificado o uso de controle de acesso automatizado, através de catracas, portaria, vigilância armada na portaria, crachás de identificação e acesso RFID, e codins de acesso. Câmeras de monitoramento. A sala de interrogatório pareceu ser controlada pelos agentes da central de comando, mas não ficou claro no filme.
6) Sabemos que a segurança orgânica possui vários componentes a serem protegidos (Pessoal, Áreas e Instalações, Informática, Comunicações, Documentos), se presenciou a proteção de algum desses componentes durante o filme, favor indicar qual e em que momento.
Logo no início na troca dos agentes (Salt por Coreano) é possível identificar forte esquema de segurança organizado, com pessoal treinado e qualificado, protocolos de segurança, vigilância, perímetro delimitado, monitoramento, barreiras de segurança etc.
No prédio da agência, como já fora abordado, no acesso ao prédio foi identificado o uso de controle de acesso automatizado, através de catracas, portaria, vigilância armada na recepção, crachás de identificação, acesso por RFID, e codins de acesso. Câmeras de monitoramento (CFTV). CCO – Centro de comando e controle, local de onde partem as ações de bloqueio de áreas do edifício, monitoramento, e demais ações de segurança. Locais com barreiras e portas automatizadas, bloqueando o acesso as áreas sensíveis. Pessoal devidamente identificado, portando crachás de identificação.
Na casa branca, havia um bunker de refúgio para situações de emergência, local para o qual o presidente fora conduzido. As portas blindadas eram acessadas através de crachá RFID e senha, neste caso uma dupla validação.
Na casa branca havia também sistema integrado CFTV, portas e janelas blindadas,
controle de acesso informatizado, CCO integrado, homens posicionados em locais estratégicos e sensíveis etc.
7) Sobre o ponto de vista da Segurança Orgânica baseado no seu material didático, apresente 5 pontos fortes e 5 pontos fracos observados.
1 – Serviço de contrainteligencia e contraespionagem;
2 – CCO – Centro de Comando e Controle. CFTV totalmente operacional e integrado.
3 - Controle de acesso informatizado as dependências.
4 – Local informatizado e munido de tecnologia robusta.
5 – Agentes treinados e qualificados, Segurança armada presente nos locais de acesso, e estratégicos.
Pontos Fracos:
1 – Houve falha na segurança, e não havia um detector de metais. O espião Russo conseguiu entrar com um objeto cortante na agencia.
2 – Confiabilidade total no equipamento de detecção de mentiras, o qual podia ser burlado por agentes treinados, como fora discursado no filme. Lembrando que equipamentos informatizados podem ser hackeados, sendo assim, se faz necessários outros meios de segurança para amparar e ratificar as informações. 
3 – Um agente Russo colocou facilmente em cheque a confiança e vários anos de trabalho prestados da agente Salt. O que mostrou vulnerabilidade nos padrões de confiabilidade na equipe.
4 – Houve vulnerabilidade no grande esquema de segurança montado durante o velório. 
5 – Uma espiã Russa infiltrada na CIA, e outros espiões infiltrados em outras áreas sensíveis (como por exemplo o comando do exército, e a segurança direta do presidente) por anos e a contrainteligencia não conseguiu identifica-los e neutraliza-los.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando