Buscar

AD2 Psicologia Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE PARACAMBI
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Psicologia Organizacional
Nome da Atividade: AD2
Nome do aluno: Luís Carlos Ferreira	
Pólo: Matrícula: 20113110093
Fale sobre de que maneiras a APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL pode vir a ser um instrumento de grande valor para a gestão pública
Resposta:
A aprendizagem é um processo pelo qual os indivíduos passam, onde vão adquirindo as informações do meio e vão modificando seu comportamentos, seus valores, suas atitudes, suas habilidades onde vai aprendendo e tornando este aprendizado um conhecimento. Este aprendizado acontece na interação social, com as pessoas, com o meio, dentro de um contexto. Algumas coisas podem facilitar o aprendizado, como a capacidade e a maturidade e a motivação do individuo para aprender.
A aprendizagem organizacional acontece na medida em que os indivíduos vão experimentando a realidade, vão tendo experiências com a situação e gerando problema e nesta situação, ele vai tentar buscar soluções e neste momento cria-se novos aprendizados e novos conhecimentos.
As empresas hoje estão buscando muito sobre aprendizagem organizacional, sobre gestão do conhecimento como forma de garantir conhecimentos e informações para organizações e para criar uma vantagem competitiva. A gestão do conhecimento vai depender da aprendizagem organizacional, uma organização que aprende é uma organização hábil em criar, adquirir e transferir conhecimento. Podemos associar o funcionamento de uma organização de aprendente com o funcionamento de um indivíduo aprendente. Por exemplo eu crio conhecimento, recebo informações, faço conexões com o que já tenho, somo a esta nova informação, faço sentido desta nova informação dentro de minha experiência e da minha história. Em seguida vou transferir as informações, até que se tornem conhecimento, mas estas informações só vão se tornar conhecimento, para quem estiver recebendo estas informações dar um significado, um sentido, para esta informação dentro da sua estrutura e de seu processo mental e este sentido é o que vai fazer que haja mudança de comportamento ou não, é neste sentido que vai fazer com que a empresa aprenda e tenha novas informações, fazendo conexão com outras informações onde é produzido um novo conhecimento. É este novo conhecimento que vai propiciar melhorias para organização, é este novo conhecimento que faz com esta organização aprenda e solucione seus problemas, gere novos produtos, serviços, etc.
Uma organização de aprendizagem é um sistema aberto, onde ela se relaciona com o meio, se relaciona com outras empresas, se relaciona com o mercado, ela é um sistema aberto para absorver novas informações e gerar novos conhecimentos, onde é necessário a capacidade de aprender, de estar aberto a novas informações e de gerar novos conhecimentos.
O conhecimento é a interação com o meio que propiciar esta conversão e vão depender de um contexto facilitador, que vai depender da cultura organizacional como dos indivíduos como de processos organizacionais e este contexto que vem do conceito da Filosofia que corresponde o aqui e agora, conceito do individuo no momento. A aprendizagem não se dá de forma linear, fazendo com que alguns colaboradores tenham uma linha de aprendizado muito mais rápida que outros, o conhecimento vai depende de cada indivíduo que vai dar significado a esta informação que estará recebendo. Isso acontece porque o repertório de alguns colaboradores pode ser mais complexo e avançado que de outros.
A socialização requer um bom nível de interpessoal, que seja compartilhada suas experiências, muitas organizações tem programas visando, só a socialização.
Na externalização tem-se o conhecimento prático e a conhecimento das experiências convertido de forma verbalizada, escrita ou formal. É uma habilidade do individuo onde se consiga fazer com este modelo mental dele, seja compreendida explicitamente por outros indivíduos.
Uma boa equipe é quando se tem membros com habilidades e competências diferentes que possam se complementarem e ajudarem na resolução dos problemas. 
A gestão do conhecimento esta muito vinculada a aprendizagem organizacional, não tem gestão do conhecimento, se não tem a empresa que aprende, indivíduos que aprendam, a aprendizagem organizacional é fundamental para uma boa gestão do conhecimento. 
Referências Bibliográficas
Modulo CEDERJ – Psicologia Organizacional
Vídeo – aula 11 – Aprendizagem e Organizacional
Vídeo – aula 12 – Aprendizagem e Gestão do Conhecimento

Outros materiais