Buscar

PROVA 1 As Diretrizes Curriculares para o Ensino de Matemática na Educação Básica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As Diretrizes Curriculares para o Ensino de Matemática na Educação Básica
Iniciado em	terça, 29 Set 2020, 00:25
Estado	Finalizada
Concluída em	terça, 29 Set 2020, 00:51
Avaliar	5,0 de um máximo de 10,0(50%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A LDB oferece fragmentos para que o ensino Médio dê ênfase ao exercício da cidadania, lembrando que no Ensino Fundamental isso já deve ser objeto de reflexão. Marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. É importante se conhecer tanto o local quanto o global de onde se vive.
b. Para o exercício da cidadania é preciso entender o espaço em que se vive.
c. As múltiplas linguagens favorecem essa leitura e compreensão de mundo.
d. A sociologia e filosofia são aliadas nessa leitura de mundo e de contexto.
e. As línguas estrangeiras não oferecem a possibilidade da leitura de mundo.
Feedback
A resposta correta é: As línguas estrangeiras não oferecem a possibilidade da leitura de mundo..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Na visão de Piaget a aprendizagem concentra a sua base no pensamento. É através dele que a inteligência se manifesta. A inteligência, por sua vez, é um fenômeno biológico, condicionado pela base neurônica do cérebro e do corpo inteiro, e sujeito ao processo de maturação do organismo. Período Operatório Concreto -situado entre os 7 e os 11, esta fase é considerada a infância propriamente dita. A criança está pronta para iniciar um processo de aprendizagem sistemática e começa a lidar com conceitos abstratos como números e relacionamentos. Começa assim, a trabalhar em grupo e a ter autonomia pessoal. Conclusões de Jean Piaget sobre o período Operatório Concreto. Marque V se verdadeiro e F para falso.
( ) importância do erro.
( ) as interações com o meio externo são de pouca importância.
( ) o conhecimento se dá a partir de constantes interações do sujeito com o meio externo.
( ) podemos facilmente substituir o concreto em nossas atividades.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. V, F, V, F.
c. F, F, V, V.
d. V, V, V, F.
e. F, V,V,V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F..
Questão 3
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em 1980 o National Council of Teachers of Mathematics dos EUA apresentou recomendações para o ensino da matemática no documento Agenda para ação. Nele destaca-se resoluções de problemas, compreensão da relevância de aspectos sociais, antropológicos, linguísticos na aprendizagem da matemática, imprimiu novos rumos as discussões curriculares. Tais ideias influenciaram as reformas que ocorreram mundialmente. Porém estas propostas elaboradas em diferentes países apresentaram vários pontos de convergências. Quais foram estes pontos? Assinale as alternativas que correspondem corretamente a este contexto.
-I-A importância do desempenho de um papel ativo do aluno na construção do seu desenvolvimento.
-II-Ênfase na resolução de problemas, na exploração da matemática a partir dos problemas vividos no cotidiano e encontrados nas várias disciplinas.
-III-Importância de trabalhar com um amplo espectro de conteúdos, incluindo-se já no ensino fundamental, elementos de estatística, probabilidade e combinatória, para entender a demanda social que indica a necessidade de abordar esses assuntos.
-IV-Levar os alunos a compreenderem a importância do uso da tecnologia e acompanharem sua permanente renovação.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
b. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas..
Questão 4
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional do Ensino Médio, para o ensino da matemática pretende contemplar a necessidade da sua adequação para o desenvolvimento e promoção de alunos, com diferentes motivações, interesses e capacidades, criando condições para a sua inserção num mundo em mudanças e contribuindo para desenvolver as capacidades que deles serão exigidas em sua vida social e profissional. De acordo com este contexto assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas e escolha a alternativa que corresponde à ordem correta das respostas.
( )Em seu processo formativo a matemática contribui para o desenvolvimento de processos de pensamento e aquisição de atitudes, podendo formar no aluno a capacidade de resolver problemas genuínos, gerando hábitos de investigação, proporcionando confiança e desprendimento para analisar situações novas.
( )A matemática no ensino médio tem um valor formativo, que auxilia na estruturação do pensamento e o raciocínio dedutivo, desempenhando também um papel instrumental, sendo uma ferramenta da vida cotidiana e de muitas tarefas especificas, propiciando a formação de uma visão ampla e cientifica da realidade.
( )O caráter instrumental da matemática do ensino médio, deve ser vista pelo docente como um conjunto de técnicas e estratégias para serem aplicadas em outras áreas do conhecimento.
( )A matemática no ensino médio possui apenas caráter formativo e instrumental, sendo vista também como ciência, com suas características estruturais especificas.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, V.
b. F, V, F, V.
c. V, F, F, F.
d. V, V, V, F.
e. V, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, F..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nóvoa (1992), a dinâmica da aula deve ser centrada na relação permanente entre o professor e os alunos, numa prática didática que consiste na realização e possibilidade do processo do ensino aos alunos a aprendizagem e, para que isso se concretize é preciso que a atividade docente seja interativa, mas com a participação dos discentes. Qual das alternativas vai de encontro com o pensamento de Nóvoa?
Escolha uma:
a. O trabalho do professor e educador, ao apresentar um problema, abrange outras funções além da transmissão do conhecimento aos alunos, temos as funções pedagógicas e políticas como a essência da relação professor aluno.
b. O trabalho do professor e educador, ao apresentar um problema, abrange uma única função, que o aluno resolva a questão, chegando a um resultado.
c. O trabalho do professor e educador, ao apresentar um problema, abrange outras funções além da transmissão do conhecimento aos alunos, temos as funções institucionais e administrativas como a vertente da relação professor aluno.
d. O trabalho do professor e educador, ao apresentar um problema, abrange outras funções além da transmissão do conhecimento aos alunos, temos as funções administrativas e políticas como a essência da relação professor aluno.
e. O trabalho do professor e educador, ao apresentar um problema, não abrange outras funções além da transmissão do conhecimento aos alunos, ele fica restrito a repassar apenas o que esta indicado no plano de trabalho.
Feedback
A resposta correta é: O trabalho do professor e educador, ao apresentar um problema, abrange outras funções além da transmissão do conhecimento aos alunos, temos as funções pedagógicas e políticas como a essência da relação professor aluno..
Questão 6
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nos dias de hoje, em que as transformações são comparadas a outros tempos na sociedade, é possível refletir a respeito da desigualdade social. Em especial dentro das políticas educacionais, a classe atuante demonstra uma grande preocupação com a criação de um grupo atuante na sociedade referente às tecnologias de informação e comunicação. As tecnologias de informação e comunicação fazem muito bem uma ligação dos conceitos matemáticos e os conteúdos ministrados em outras áreas do conhecimento. De acordo com Brasil (1998, p. 41), a utilização dessas tecnologias contribui com o ensino e a aprendizagem de Matemática
à medida que:
-A- relativiza a importância do cálculo mecânico e da simples manipulação simbólica.
-B- evidencia para os alunos a importância do papel da linguagem gráfica e de novas formas de representação.
-D-possibilita o desenvolvimento, nos alunos, de um crescente interesse pela realização de projetos e atividades de investigação e exploração.
-D-permite que os alunos construam uma visão mais completa da verdadeira natureza da atividade matemática.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Estão corretas B, C, D.
b. Apenas a letra A.
c. Estão corretas A, B, D.
d. Estão corretas A, B, C, D.
e. Apenas a alternativa B.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas A, B, C, D..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O artigo 22 da LDB- Lei de Diretrizes e Bases afirma que a educação deve assegurar a todos a “formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. Como deve o professor prosseguir neste contexto educacional para assegurar esta formação do aluno? Assinale as alternativas que correspondem corretamente a este contexto.
-I-O aluno ao adentrar no contexto escolar traz consigo uma bagagem de conhecimentos informais construídos em sua vida diária, desta forma cabe ao professor conhecer não só aquilo que ensinam, mas para quem ensina, seu contexto social e cultura.
-II-O docente deve resgatar a paixão em ensinar e motivar o aluno a aprender fazendo-o perceber que aquilo que estuda na escola é importante para ele.
-III-O professor deve em seu contexto escolar trabalhar com o aluno, deixando para traz os conhecimentos trazidos por ele, por são apenas conhecimentos informais sem valor estrutural e formal para a educação.
-IV-O docente deve colocar a matemática ao alcance dos alunos, construir com eles os conceitos, brincando, jogando, pesquisando, deixando-os errar, pois o erro faz parte do aprendizado.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente a alternativa II está correta.
b. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas..
Questão 8
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Com o atual contexto da globalização, é na educação que as vias tecnológicas mais se evidenciam. As tecnologias de informação e comunicação invadem os setores educacionais e cada vez mais brigam com as tendências tradicionais que muitas escolas ainda utilizam como meio de repassar conhecimentos. Segundo o autor Brasil a utilização destas tecnologias contribui com o ensino e a aprendizagem da matemática à medida que alguns pontos se evidenciam. Quais são estes pontos, estas medidas citadas pelo autor. Assinale as alternativas que correspondem corretamente à ressalva do autor.
-I-Auxiliar no processo de construção de conhecimento, sendo fonte de informação, para alimentar o processo de ensino aprendizagem.
-II-Como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções.
-III-Como ferramenta para realizar determinadas atividades, uso de planilhas, eletrônicas, processadores de texto, banco de dados.
-IV-Possibilita o desenvolvimento nos alunos, de um crescente interesse pela realização de projetos e atividades de investigação e exploração como parte fundamental de sua aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Todas as alternativas estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 9
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Para compreender mais profundamente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, Brasil 1998), e também o processo educacional brasileiro, deve-se recorrer ao histórico das últimas reformas curriculares, com destaque às décadas de 1960 para cá. Relacione as colunas:
A- predomina a Matemática Moderna, a qual se apoia na teoria dos conjuntos, mantendo o foco nos procedimentos e isolando a geometria.
B- Movimento de Educação Matemática, gestado em décadas anteriores em movimentos internacionais.
C - destaca-se pelas múltiplas possibilidades de pesquisas e mudanças em todas as áreas do conhecimento, o que não deixa de acontecer na Matemática.
D- constitui-se de grandes movimentos sociais, inspirados no processo de redemocratização do país no período pós-ditadura militar. A promulgação da LDB-em 20 de dezembro de 1996 e o lançamento dos PCN’s em 1998.
( ) década de 90.
( ) década de 80.
( ) décadas de 60/70.
( ) década de 70.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. D, C, B, A.
b. C, D, A, B.
c. A, D, C, B.
d. A, B, C, D.
e. D, C, A, B.
Feedback
A resposta correta é: D, C, A, B..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Um professor não pode acreditar que apenas o uso do livro didático possa garantir o aprendizado dos seus alunos. Percebe-se que existem diferentes maneiras e propostas para desenvolver um trabalho com materiais de características próprias e de formas distintas para cada momento do processo no ensino-aprendizagem da matemática. Nenhum tipo de material é válido por si só, sua aplicação deve sempre estar em segundo plano. A aprendizagem dessa disciplina “matemática”, não é garantida pela simples introdução de jogos ou atividades lúdicas. Marque qual alternativa revela para que serve o uso de jogos ou atividades lúdicas:
Escolha uma:
a. Utilizar essas como forma apenas de divertimento, para passar o tempo.
b. Nenhuma das alternativas está correta.
c. Utilizar essas como ferramentas, como meio para melhor aproveitamento e aprendizado do raciocínio lógico dos alunos.
d. Utilizar jogos e atividades lúdicas de forma consciente, não esperando resultados satisfatórios.
e. Utilizar essas como ferramentas, como meio para melhor utilizar os materiais concretos existentes na escola, sem um fim pré definido.
Feedback
A resposta correta é: Utilizar essas como ferramentas, como meio para melhor aproveitamento e aprendizado do raciocínio lógico dos alunos..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais