Buscar

Atividade de Mecanismo de Agressão e Defesa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 2 de Mecanismo de Agressão e Defesa
PERGUNTA 1
Após o início do processo de ativação dos linfócitos B, esses linfócitos se diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos. Esses anticorpos são os constituintes da resposta adaptativa humoral. Os linfócitos B possuem uma molécula ancorada à sua membrana que é capaz de levar à ativação desse tipo de célula. 
Assinale a alternativa que traz a melhor definição para o linfócito B.
( )Os linfócitos B estão localizados nos tecidos linfoides secundários e quando expostos aos antígenos, são recrutados para sítios periféricos. Atuam como mediadores de respostas imunológicas mediadas por células no sistema imunológico adaptativo.
( ) Sua função principal é reconhecer e eliminar as células que se encontram infectadas por vírus ou outro patógeno intracelular. Normalmente expressam em sua superfície CD8 e reconhecem os peptídeos via MHC de classe I.
(X) Os linfócitos B são uma célula capaz de produzir e secretar anticorpos, sendo o elemento mais importante da resposta imunológica humoral. Eles se desenvolvem na medula óssea. 
( ) Pode ser considerado uma célula efetora de imunidade inata, e está presente na epiderme da pele e nos epitélios mucosos, onde expressa uma quantidade limitada de receptores para antígenos.
( ) um tipo celular capaz de secretar e produzir anticorpos e está localizado nos órgãos linfoides secundários. Expressa CD8+ na sua superfície e os antígenos são apresentados via MHC de classe I.
Resposta Correta: Os linfócitos B são uma célula capaz de produzir e secretar anticorpos, sendo o elemento mais importante da resposta imunológica humoral. Eles se desenvolvem na medula óssea.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa a está errada, pois os linfócitos B são os mediadores da resposta imunológica do tipo adaptativo e não celular, como afirma a opção. Já a alternativa b descreve, na verdade, uma função de linfócitos T CD8. Finalmente, os linfócitos B apresentam receptores antigênicos com ampla diversidade, o que torna as alternativas d e e incorretas.
1 pontos 
PERGUNTA 2
As células do sistema imunológico podem ter origem linfoide ou mieloide. As células que têm origem mieloide são os eritrócitos, as plaquetas, os macrófagos, os neutrófilos, os eosinófilos e os basófilos. Durante o processo de hematopoese, os progenitores linfoides são responsáveis por produzir os linfócitos T e B e por originar um tipo celular peculiar à imunidade inata. 
O texto acima trata da formação de um tipo específico celular da resposta inata. Essa célula é a/o:
( X ) célula NK. 
( ) macrófago.
( ) plasmócito.
( ) neutrófilo.
 ( ) APC.
1 pontos 
Resposta Correta: célula NK.
Feedback da resposta:. As células NK são originadas pelos progenitores linfoides, mas não possuem receptores de membrana semelhantes aos linfócitos T e B originados. Essas células têm funções muito importantes na resposta inata, controlando as infecções virais e atuando na defesa contra células tumorais.
PERGUNTA 3
As células que iniciam uma resposta imunológica são os macrófagos. Esses macrófagos têm função fagocítica que os permite ingerir uma grande diversidade de patógenos. Eles possuem expressos em sua superfície celular receptores capazes de reconhecer diferentes classes de patógenos. Com isso, os macrófagos podem se tornar ativos, executando o seu papel de célula fagocítica, um papel importante, portanto, nas respostas inflamatórias. 
Com relação às características dos macrófagos, analise qual(is) da(s) afirmativa(s) a seguir mostra(m) como esses macrófagos sinalizam a presença de um patógeno para o sistema imunológico. 
I. Os macrófagos recrutam outras células do sistema imunológico após iniciarem a secreção de anticorpos, sinalizando a necessidade de se combater um agente patogênico. 
II. Após a internalização dos patógenos, ocorre a digestão e produção de citocinas e quimiocinas que sinalizam para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico. 
III. Ocorre a liberação de grânulos pelos macrófagos que sinalizam para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico. 
Agora, assinale a alternativa correta.
( ) I, apenas.
( X ) II, apenas. 
( ) III, apenas.
( ) I e III.
( ) I, II e III.
1 pontos 
Feedback da resposta: Além de internalizar o patógeno e digeri-lo em seu próprio interior celular, os macrófagos produzem citocinas e quimiocinas que sinalizarão para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico.
PERGUNTA 4
De acordo com publicação na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2019), o termo “antígeno” ou “imunógeno” diz respeito a toda espécie molecular de origem biológica isolada ou constituída por uma célula, vírus, líquido biológico ou sintético que quando introduzido “em um organismo vertebrado (chamado hospedeiro ou receptor) é capaz de produzir uma reação imune. Se o organismo for imunocompetente ele pode manifestar uma resposta imune ou uma tolerância”. A publicação ainda esclarece que “Os antígenos são essencialmente macromoléculas não obrigatoriamente imunogênicas. As macromoléculas antigênicas (imunogênicas) são basicamente proteínas (vários polipeptídeos) e polissacarídeos. É importante lembrar que por definição é uma molécula, assim como o termo antígeno também é aplicado a uma suspensão ou extratos celulares que apresentam um complexo de antígenos, ou seja[,] várias moléculas diferentes”. 
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS - UNICAMP. Antígenos. Disponível em: < https://www.fcm.unicamp.br/fcm/cipoi/imunologia-celular/overview/antigenos>. Acesso em: 13 set. 2019. 
Com relação à imunologia, analise as afirmativas a seguir. 
I. Os antígenos que possuem a capacidade de estimular a produção de anticorpos são os que apresentam imunogenicidade. Já os antígenos que têm a propriedade de tolerância pelo sistema imunológico são os tolerógenos. 
II. Todo antígeno apresenta apenas um epítopo, que é o local em que ocorre a ligação entre o antígeno e imunoglobulina ou receptor de linfócito. 
III. Após a ativação de um linfócito B ocorre a produção de anticorpos. Esses linfócitos B se diferenciam em plasmócitos e, assim, iniciam a produção e secreção de anticorpos em resposta ao contato com um antígeno. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
( X ) I e III.
( ) I, II e III.
( ) I e II.
( ) II e III.
( ) III, apenas
FEEDBACK DA RESPOSTA. A afirmativa I está correta, pois para impedir possíveis danos ao próprio indivíduo, a tolerância a antígenos próprios evita que o organismo seja atacado durante uma resposta a antígenos estranhos. Já a afirmativa II está incorreta, pois um antígeno não possui apenas um epítopo, ele pode apresentar vários. A afirmativa III, finalmente, é correta: os anticorpos são produzidos e secretados pelos plasmócitos em resposta a um antígeno específico.
1 pontos 
PERGUNTA 5
O nosso sistema imune é composto por uma variedade de moléculas e células. Porém, apesar da variedade, todas essas células possuem uma origem em comum: as células-tronco hematopoiéticas (CTHP) da medula óssea. As CTHPs são responsáveis pelo processo de hematopoese, que é a formação das células do sangue. 
Com base nas diferentes células formadas na hematopoese, assinale a opção que apresenta aquelas de origem no progenitor mieloide.
( X ) Megacarioblastos e eritroblastos. 
( ) Megacarioblastos e linfócito.
( ) Eritroblatos e linfócito.
( ) Neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos.
( ) Linfócitos.
1 pontos 
Feedback da resposta: As plaquetas são originadas a partir dos megacarioblastos e os eritrócitos tem como precursores os eritroblastos. Já o progenitor linfoide pode dar origem aos precursores de macrófagos, granulócitos e leucócitos sanguíneos, incluindo neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos.
PERGUNTA 6
Uma vez que as células B foram ativadas, inicia-se sua diferenciação em plasmócitos, cuja função é produzir e secretar anticorpos no sangue. Os anticorpos podem ser produzidos de forma ativa (o indivíduo produz
os anticorpos) ou de forma passiva (quando o indivíduo já recebe os anticorpos). Os anticorpos secretados atuam na defesa e na eliminação do patógeno, impedindo que ele cause qualquer desequilíbrio ao organismo. Dos cinco isotipos de anticorpos secretados, somente dois conferem proteção aos recém-nascidos. Assinale a alternativa que contenha corretamente esses dois isotipos.
( ) A IgA é a única classe de imunoglobulina capaz de atravessar a barreira placentária. Já a IgG, em sua forma dimérica, é encontrada nas secreções por meio do epitélio, incluindo o leite materno.
( ) A IgD é a única classe de imunoglobulina capaz de atravessar a barreira placentária. Já a IgA, em sua forma dimérica, é encontrada nas secreções por meio do epitélio, incluindo o leite materno.
( ) A IgE é a única classe de imunoglobulina capaz de atravessar a barreira placentária. Já a IgG, em sua forma dimérica, é encontrada nas secreções por meio do epitélio, incluindo o leite materno.
( ) A IgG é a única classe de imunoglobulina capaz de atravessar a barreira placentária. Já a IgM, em sua forma dimérica, é encontrada nas secreções por meio do epitélio, incluindo o leite materno.
( X ) A IgG é a única classe de imunoglobulina capaz de atravessar a barreira placentária. Já a IgA, em sua forma dimérica, é encontrada nas secreções por meio do epitélio, incluindo o leite materno. 
1 pontos 
	Feedback da resposta:
	A IgG é a única classe de imunoglobulina capaz de atravessar a barreira placentária. Já a IgA, em sua forma dimérica, é encontrada nas secreções por meio do epitélio, incluindo o leite materno, o que reforça a importância do aleitamento.
PERGUNTA 7
“A resposta imune humoral tem como função primordial a ativação e expansão de clones específicos de células T e B e o armazenamento de parte dos clones como células de memória na medula óssea (Fernandes et al., 2015). A eficácia do método de vacinação, pelo menos em parte, está na dependência direta da ativação das células T e B de memória, que são responsáveis pela produção e secreção basal de anticorpos específicos para diversos antígenos naturais ou vacinais (Bergljot, 2010)” (ETO et al., 2018, p. 205). 
ETO, S. F. et al. Ativação de células de memória na produção de anticorpos e na expressão de células IgM positivas no baço de tilápias-do-nilo. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v. 70, n. 1, p. 205-212, 2018. 
O excerto acima trata da formação de células de memória de qual tipo celular específico?
( ) Plasmócito.
( ) Linfócito T.
( X ) Linfócito B. 
( ) Neutrófilo.
( ) Leucócito.
1 pontos 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Após a ativação, os linfócitos B se diferenciarão em células efetoras: uma parte dos linfócitos B se diferenciará em plasmócitos (responsáveis por produzir e secretar anticorpos), e a outra parte se diferenciará em células de memória.
PERGUNTA 8
Alguns antígenos podem ativar uma célula B sem necessitar do auxílio de uma célula T. Esses antígenos são conhecidos como antígenos timo-independentes. Para ocorrer a ativação, faz-se necessário dois sinais. 
Os dois sinais de que trata o texto acima são, respectivamente:
( X ) ligação do BCR com o antígeno específico; ligação de receptores de reconhecimento de padrão, expressos na superfície do linfócito B. 
( ) ligação de receptores de reconhecimento de padrão, expressos na superfície do linfócito B; ligação do BCR com o antígeno específico.
( ) ligação de receptores de reconhecimento de padrão, expressos na superfície do linfócito B; ligação do TCR com o antígeno específico.
( ) ligação de receptores de reconhecimento de padrão, expressos na superfície do linfócito B; ligação do BCR com o antígeno específico.
( ) ligação do BCR com o antígeno específico; ligação do TCR com o antígeno específico.
1 pontos 
Feedback da resposta: Os dois sinais que disparam a ativação do linfócito são a ligação do BCR com o antígeno específico e a ligação de receptores de reconhecimento de padrão, expressos na superfície do linfócito B, com padrões moleculares associados aos patógenos, dispensando, assim, o auxílio de células T CD4+.
PERGUNTA 9
Os antígenos timo-independentes não necessitam do auxílio de uma célula T CD4+ para iniciar a ativação das células B virgens. O primeiro sinal vem do reconhecimento do antígeno por meio do BCR expresso na membrana celular. Em alguns casos específicos, os patógenos possuem o BCR e outras moléculas que podem ser reconhecidas por outros receptores das células B virgens (JULG et al., 2019). 
Com base nas informações do texto, assinale a alternativa que contenha um exemplo de uma molécula que pode ser reconhecida pelos receptores das células B virgens.
( X ) LPS (lipopolissacarídeo) das bactérias Gram-negativas. 
( ) Citocina.
( ) LPS (lipopolissacarídeo) das bactérias Gram-positivas.
( ) PRR.
( ) PAMP.
1 pontos 
Feedback da resposta: Um exemplo dessa situação está presente nas bactérias Gram-negativas. O lipopolissacarídeo (LPS) presente na membrana dessas bactérias é o responsável por fornecer o segundo sinal na ativação da célula B.
PERGUNTA 10
As células dendríticas possuem características que permitem considerá-las um elo entre os dois tipos de respostas imunológicas (inata e adaptativa). Isso só é possível porque elas podem internalizar o patógeno e ativar os linfócitos T virgens, participando da eliminação destes. 
Em relação ao processo de internalização e ativação do sistema imune adaptativo, julgue as alternativas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (F). 
( ) As células dendríticas possuem projeções celulares que auxiliam no processo de macropinocitose. Após realizarem a macropinocitose, essas células migram até os linfonodos onde atuam como APCs e apresentam o antígeno para os linfócitos T, iniciando a ativação da resposta adaptativa. 
( ) As células dendríticas realizam fagocitose, internalizando o patógeno, e ao migrarem para os linfonodos ativam os linfócitos T e os linfócitos B. 
( ) As células dendríticas atuam como APCs nos linfonodos, onde internalizam o patógeno por meio da micropinocitose. Após apresentarem o antígeno para os linfócitos T, iniciam a ativação da resposta imune adaptativa. 
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta de respostas.
( ) V, V, V.
( ) V, V, F.
( X ) V, F, F. 
( ) F, F, F.
( ) V, F, V.
Feedback da resposta: As células dendríticas realizam a macropinocitose, e não micropinocitose. No processo de macropinocitose, uma grande quantidade de conteúdo extracelular é internalizada. Essas células, então, deixam os tecidos onde realizaram a macropinocitose e migram para os linfonodos via vasos linfáticos. Neles, apresentam os antígenos aos linfócitos T, podendo, portanto, ativar a resp osta imune adaptativa. 
Atividade 4 de Mecanismo de defesa e agressão 
PERGUNTA 1
No combate às infecções, os macrófagos internalizam o patógeno e, assim, dá-se início a uma cascata de sinalização que indica, exatamente, o local da infecção para que os leucócitos possam se direcionar a ele e ajudarem no combate ao patógeno. Essa sinalização é mediada por citocinas e quimiocinas produzidas pelo macrófago, as quais agem especialmente sobre o endotélio vascular. 
Como as células endoteliais auxiliam no combate a diferentes agentes patogênicos?
(X ) Uma vez que o endotélio vascular se torna ativado, as células endoteliais aumentam a expressão de moléculas de adesão. Dessa forma, as moléculas de adesão do endotélio sinalizam para o extravasamento de leucócitos e as quimiocinas direcionam as células que saíram da corrente sanguínea para o local exato onde se encontra o agente agressor.
( ) Os macrófagos que circulam pela corrente sanguínea saberão que há algo de errado no espaço perivascular e, portanto, devem sair da corrente sanguínea para o tecido adjacente. Os primeiros leucócitos a deixarem a corrente sanguínea por meio do processo de diapedese são os eosinófilos.
( ) As moléculas de adesão do endotélio sinalizam para o extravasamento de macrófagos e as citocinas direcionam as células
que saíram da corrente sanguínea para o local da inflamação.
( ) Os primeiros leucócitos a deixarem a corrente sanguínea por meio do processo de diapedese são os eosinófilos, que migram, em seguida, para o local da infecção.
( ) As células dendríticas internalizam o patógeno e iniciam uma cascata de sinalização com o intuito de indicar o local exato da lesão, de modo que outros linfócitos possam ajudar na eliminação do patógeno.
	Uma vez que o endotélio vascular se torna ativado, as células endoteliais aumentam a expressão de moléculas de adesão. Dessa forma, as moléculas de adesão do endotélio sinalizam para o extravasamento de leucócitos e as quimiocinas direcionam as células que saíram da corrente sanguínea para o local exato onde se encontra o agente agressor.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Em resposta aos agentes infecciosos, o endotélio vascular aumenta a expressão de moléculas de adesão. Essas moléculas medeiam o processo de recrutamento leucocitário, indicando para os leucócitos sanguíneos o local exato onde uma resposta inflamatória está em vigor.
1 pontos 
PERGUNTA 2
“As citocinas são mediadores necessários para conduzir a resposta inflamatória aos locais de infecção e lesão, favorecendo a cicatrização apropriada da ferida. No entanto, a produção exagerada de citocinas pró-inflamatórias a partir da lesão pode manifestar-se sistemicamente com instabilidade hemodinâmica ou distúrbios metabólicos. Após lesões ou infecções graves, a resposta exacerbada e persistente de citocinas Th1 pode contribuir para lesões em órgão-alvo, levando à insuficiência de múltiplos órgãos e à morte. As citocinas Th2 podem minimizar alguns desses efeitos indesejáveis” (OLIVEIRA et al., 2011, p. 260). 
OLIVEIRA, C. M. B. et al. Citocinas e dor. Rev. Bras. Anestesiol., v. 61, n. 2, p. 255-265, 2011. 
Em relação às citocinas produzidas na resposta a infecções por parasitos helmintos, analise as afirmativas a seguir. 
I. Entre as citocinas que auxiliam no combate a infecções por helmintos, temos: IL-3, IL-4, IL-5, IL-9 e IL-13, sendo essas citocinas classificadas com padrão T H2. 
II. São citocinas que auxiliam no combate a infecções por helmintos: IL-2, IL-4, IL-5, IL-9 e IFN, sendo essas citocinas classificadas com padrão T H1. 
III. Entre as citocinas que auxiliam no combate a infecções por helmintos, temos: IL-3, IL-4, IL-5, IL-10 e IFN, sendo essas citocinas classificadas com padrão T H1. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
( X ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I e III.
( ) I, II e III.
1 pontos 
	 
I, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Entre as principais citocinas que auxiliam no combate a infecções por helmintos, temos a IL-3, a IL-4, a IL-5, a IL-9 e a IL-13, sendo essas citocinas classificadas com padrão T H2.
PERGUNTA 3
As alergias são caracterizadas por respostas mediadas por citocinas padrão T H2. As citocinas liberadas pelos linfócitos T H2 são responsáveis pela troca da classe do anticorpo para a IgE, que tem dois destinos possíveis. O primeiro destino é ligar-se à superfície do helminto, e o segundo é ligar-se ao receptor FcεRI expresso na superfície de mastócitos. Com base no exposto, assinale a alternativa que contenha a característica comum nas respostas alérgicas e contra helmintos mediadas por anticorpos.
( ) Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 1. Em respostas imunes contra helmintos, observa-se predomínio de citocinas TH2, as quais, entre outras funções, levam à troca de isotipo de anticorpo para a classe IgE.
( ) Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 2. A IgE é uma imunoglobulina muito importante na ativação de mastócitos e eosinófilos, sendo esse o principal ponto em comum entre as respostas alérgicas e aquelas mediadas contra helmintos.
( ) Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 3. A IgE é uma imunoglobulina muito importante na ativação de mastócitos e eosinófilos, sendo esse o principal ponto em comum entre as respostas alérgicas e aquelas mediadas contra helmintos.
( ) Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 4. Em respostas imunes contra helmintos, observa-se predomínio de citocinas TH2, as quais, entre outras funções, levam à troca de isotipo de anticorpo para a classe IgE.
( ) Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade. Em respostas imunes contra helmintos, observa-se predomínio de citocinas TH1, as quais, entre outras funções, levam à troca de isotipo de anticorpo para a classe IgE.
1 pontos 
	Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 1. Em respostas imunes contra helmintos, observa-se predomínio de citocinas TH2, as quais, entre outras funções, levam à troca de isotipo de anticorpo para a classe IgE.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Essas respostas são classificadas como respostas de hipersensibilidade do tipo 1. Tanto nesse tipo de hipersensibilidade como em respostas imunes contra helmintos, observa-se predomínio de citocinas T H2, que têm como uma de suas funções levar à troca de isotipo de anticorpo para a classe IgE.
PERGUNTA 4
A malária, a doença de Chagas e a leishmaniose têm em comum a sua forma de transmissão: todas são transmitidas por insetos, chamados de vetores. A malária é causada pelo protozoário Plasmodium spp., que é transmitido pelo inseto Anopheles. A leishmaniose, por sua vez, é causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitidos pelo flebótomo, inseto da subfamília dos flebotomíneos. A doença de Chagas, finalmente, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e tem como via de transmissão principal o inseto triatomíneo, conhecido também como barbeiro. 
Com relação à forma de transmissão de doenças por insetos, analise as afirmativas a seguir que tratam de medidas preventivas e assinale V para as medidas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Para as doenças em que o modo de transmissão é a picada de um inseto, as medidas de prevenção são: utilização de mosquiteiros e telas de proteção em portas e janelas. 
( ) Para se prevenir das doenças que têm como vetor o inseto, deve-se fazer uso de repelentes e roupas de manga comprida.
( ) Contra essas doenças, devem-se adotar medidas que interrompam o ciclo de reprodução e desenvolvimento do inseto. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
( ) V, V, F.
( ) V, F, V.
( ) F, V, V.
( ) V, F, F.
( X ) V, V, V.
1 pontos 
	 
V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. São medidas preventivas contra doenças causadas por insetos: utilização de mosquiteiros e telas de proteção em portas e janelas; uso de repelentes e roupas de mangas compridas; medidas que interrompam o ciclo de reprodução e desenvolvimento do inseto.
PERGUNTA 5
A ascaridíase é uma enfermidade causada pelo Ascaris lumbricoides e transmitida pela ingestão de ovos que se encontram na água contaminada ou alimentos mal lavados. Os Ascaris crescem e se reproduzem no corpo humano, e os ovos ou larvas são passados pelas fezes para o meio ambiente. 
Qual alternativa apresenta uma relação correta no que diz respeito ao ciclo biológico do Ascaris? 
 
( ) O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita heteróxeno, pois realiza seu ciclo em um único hospedeiro.
( ) O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita monóxeno, pois realiza seu ciclo passando em pelo menos dois hospedeiros.
( X ) O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita monóxeno, pois realiza seu ciclo em um único hospedeiro 
( ) O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita heteróxeno, pois realiza seu ciclo passando em pelo menos dois hospedeiros.
( ) O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita heteróxeno, pois realiza seu ciclo passando por mais de dois hospedeiros.
1 pontos 
	 
O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita monóxeno, pois realiza seu ciclo em um único hospedeiro.
Feedback da resposta:
	Resposta correta. O verme Ascaris lumbricoides
é um exemplo de parasita monóxeno e causa a ascaridíase, uma doença que é transmitida aos seres humanos pela ingestão de ovos. Os Ascaris crescem e se reproduzem no corpo humano, e os ovos ou larvas são passados pelas fezes para o meio ambiente.
PERGUNTA 6
Os patógenos que atacam os tecidos são, primeiramente, atacados pelos macrófagos residentes nesses tecidos. Assim que o macrófago é ativado, ocorre produção e liberação de citocinas que possuem ação local e sistêmica. Quando os patógenos são maiores que os macrófagos, como é o caso dos helmintos, entram em ação, principalmente, os eosinófilos. 
Com relação à resposta contra os agentes patogênicos, assinale quais os principais efeitos produzidos pelas citocinas liberadas pelos macrófagos.
( X) Recrutamento de leucócitos para o local exato da infecção. As citocinas produzidas por macrófagos auxiliam na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.
( ) Recrutamento de macrófagos para o local da infecção. As citocinas produzidas por leucócitos auxiliam na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.
( ) Recrutamento de eosinófilos para o local da infecção. As citocinas produzidas por leucócitos auxiliam na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.
( ) Recrutamento de neutrófilos para o local exato da infecção. As citocinas produzidas por macrófagos auxiliam na diferenciação de outras células, como os linfócitos T. 
( ) Recrutamento de células B para o local exato da infecção. As citocinas produzidas por macrófagos auxiliam na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.
1 pontos 
	Recrutamento de leucócitos para o local exato da infecção. As citocinas produzidas por macrófagos auxiliam na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. De modo geral, as citocinas produzidas por macrófagos ativados contra um agente infeccioso estão relacionadas com o recrutamento de leucócitos para o local exato da infecção. Além disso, as citocinas produzidas por macrófagos podem auxiliar na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.
PERGUNTA 7
O parasitismo pode ser definido como toda relação ecológica entre dois indivíduos de diferentes espécies que possuem tanto uma dependência metabólica de grau variável quanto uma associação íntima e duradoura (REY, 2009). Algumas doenças ocasionadas por parasitas como protozoários podem atingir longas distâncias, uma vez que possuem como vetores de transmissão os insetos. 
Com base nisso, analise as afirmativas a seguir no que diz respeito a como os parasitas podem ser classificados pela sua relação com o hospedeiro. 
I. Os parasitas podem ser classificados em monóxenos ou heteróxenos quando analisamos sua relação com o hospedeiro. 
II. Os parasitas classificados como estenoxenos são aqueles que parasitam apenas uma ou poucas espécies muito próximas de hospedeiros. 
III. Os parasitas classificados como eurixenos parasitam uma enorme variedade de hospedeiros. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) III, apenas.
( X ) II e III. 
( ) I, II e III.
1 pontos 
	 
II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Quando analisamos sua relação com o hospedeiro, os parasitas podem ser classificados em estenoxenos ou eurixenos. Os primeiros parasitam apenas uma ou poucas espécies muito próximas de hospedeiros, como o Ascaris lumbricoides. Já os segundos parasitam uma enorme variedade de hospedeiros, como o Toxoplasma gondii.
PERGUNTA 8
Os locais que não possuem saneamento básico são os mais propícios para a transmissão de doenças como a giardíase. Essa enfermidade é transmitida pela ingestão de água contaminada com os ovos da Giardia lamblia. Assim como a giardíase, outras parasitoses podem ser transmitidas pela ingestão de água contaminada. 
Qual alternativa apresenta as medidas de prevenção contra as doenças transmitidas conforme expresso no texto acima?
( X ) Lavar bem os alimentos antes de consumi-los e ter acesso à água potável.
( ) Acesso à água potável e eliminação de focos de água parada.
( ) Beber somente água filtrada ou fervida e limpeza de áreas com lixão.
( ) Ter hábitos de higiene pessoal e eliminar focos de água parada.
( ) Saneamento básico e colocação de areia em vasos de plantas.
1 pontos 
	 
Lavar bem os alimentos antes de consumi-los e ter acesso à água potável.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Para esses casos, a prevenção se dá por meio de medidas como acesso à água potável e saneamento básico, lavar bem os alimentos antes de consumi-los, beber somente água filtrada ou fervida e ter hábitos de higiene pessoal.
PERGUNTA 9
Muitas vezes o sistema imune precisa combater patógenos que possuem um tamanho grande quando comparados às células de defesa do sistema imunológico. É o caso, por exemplo, das infecções causadas pelos helmintos, também chamados de vermes, como a esquistossomose, a teníase e a ascaridíase, por exemplo. 
Em relação às infecções causadas por helmintos, qual o tipo de célula que é recrutada para combatê-las?
( x ) Eosinófilos.
( ) Macrófagos.
( ) Plasmócitos.
( ) Neutrófilos.
( ) APCs.
	 
Eosinófilos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A principal célula no combate a parasitos helmintos é o eosinófilo, mas ele não é o único a atuar nesse combate. Os basófilos e os mastócitos também são importantes, bem como os linfócitos T CD4+, os quais produzem citocinas, e os linfócitos B, os quais se diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos, especialmente do isotipo IgE.
1 pontos 
PERGUNTA 10
Quando um patógeno consegue se infiltrar no organismo do hospedeiro, ele pode desenvolver sua infecção ocupando espaços extracelulares e intracelulares. A preferência de algumas bactérias, protozoários, fungos e vermes é por se desenvolverem no meio extracelular. 
Sobre as infecções no espaço extracelular, quais os mecanismos efetores do sistema imunológico que podem ser utilizados para combater esses patógenos?
( ) A eliminação da infecção é feita principalmente pela ação das células T citotóxicas, como as natural killers e células T CD8+.
( ) mecanismo efetor vigente para a eliminação do patógeno que ocupa o meio extracelular se dá pela ativação de macrófagos, com o auxílio de células T e células NK. 
( ) Além dos fagócitos residentes, em diversas respostas a patógenos é possível observar o recrutamento de eosinófilos para o local da infecção.
( ) Natural killers e células T CD8+ também são essenciais no ataque a agentes agressores que tenham ultrapassado as barreiras imunológicas.
( X ) As superfícies epiteliais podem combater os patógenos por meio da produção de peptídeos antimicrobianos e por ação de anticorpos, como os de classe IgA.
	As superfícies epiteliais podem combater os patógenos por meio da produção de peptídeos antimicrobianos e por ação de anticorpos, como os de classe IgA.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As superfícies epiteliais podem combater os patógenos por meio da produção de peptídeos antimicrobianos e por ação de anticorpos, especialmente os anticorpos de classe IgA. Já o combate a patógenos no espaço intersticial, sangue e linfa se faz por células fagocíticas, proteínas do sistema complemento e anticorpos das diferentes classes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais