A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Atividade de Mecanismo de Agressão e Defesa

Pré-visualização | Página 1 de 4

Atividade 2 de Mecanismo de Agressão e Defesa
PERGUNTA 1
Após o início do processo de ativação dos linfócitos B, esses linfócitos se diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos. Esses anticorpos são os constituintes da resposta adaptativa humoral. Os linfócitos B possuem uma molécula ancorada à sua membrana que é capaz de levar à ativação desse tipo de célula. 
Assinale a alternativa que traz a melhor definição para o linfócito B.
( )Os linfócitos B estão localizados nos tecidos linfoides secundários e quando expostos aos antígenos, são recrutados para sítios periféricos. Atuam como mediadores de respostas imunológicas mediadas por células no sistema imunológico adaptativo.
( ) Sua função principal é reconhecer e eliminar as células que se encontram infectadas por vírus ou outro patógeno intracelular. Normalmente expressam em sua superfície CD8 e reconhecem os peptídeos via MHC de classe I.
(X) Os linfócitos B são uma célula capaz de produzir e secretar anticorpos, sendo o elemento mais importante da resposta imunológica humoral. Eles se desenvolvem na medula óssea. 
( ) Pode ser considerado uma célula efetora de imunidade inata, e está presente na epiderme da pele e nos epitélios mucosos, onde expressa uma quantidade limitada de receptores para antígenos.
( ) um tipo celular capaz de secretar e produzir anticorpos e está localizado nos órgãos linfoides secundários. Expressa CD8+ na sua superfície e os antígenos são apresentados via MHC de classe I.
Resposta Correta: Os linfócitos B são uma célula capaz de produzir e secretar anticorpos, sendo o elemento mais importante da resposta imunológica humoral. Eles se desenvolvem na medula óssea.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa a está errada, pois os linfócitos B são os mediadores da resposta imunológica do tipo adaptativo e não celular, como afirma a opção. Já a alternativa b descreve, na verdade, uma função de linfócitos T CD8. Finalmente, os linfócitos B apresentam receptores antigênicos com ampla diversidade, o que torna as alternativas d e e incorretas.
1 pontos 
PERGUNTA 2
As células do sistema imunológico podem ter origem linfoide ou mieloide. As células que têm origem mieloide são os eritrócitos, as plaquetas, os macrófagos, os neutrófilos, os eosinófilos e os basófilos. Durante o processo de hematopoese, os progenitores linfoides são responsáveis por produzir os linfócitos T e B e por originar um tipo celular peculiar à imunidade inata. 
O texto acima trata da formação de um tipo específico celular da resposta inata. Essa célula é a/o:
( X ) célula NK. 
( ) macrófago.
( ) plasmócito.
( ) neutrófilo.
 ( ) APC.
1 pontos 
Resposta Correta: célula NK.
Feedback da resposta:. As células NK são originadas pelos progenitores linfoides, mas não possuem receptores de membrana semelhantes aos linfócitos T e B originados. Essas células têm funções muito importantes na resposta inata, controlando as infecções virais e atuando na defesa contra células tumorais.
PERGUNTA 3
As células que iniciam uma resposta imunológica são os macrófagos. Esses macrófagos têm função fagocítica que os permite ingerir uma grande diversidade de patógenos. Eles possuem expressos em sua superfície celular receptores capazes de reconhecer diferentes classes de patógenos. Com isso, os macrófagos podem se tornar ativos, executando o seu papel de célula fagocítica, um papel importante, portanto, nas respostas inflamatórias. 
Com relação às características dos macrófagos, analise qual(is) da(s) afirmativa(s) a seguir mostra(m) como esses macrófagos sinalizam a presença de um patógeno para o sistema imunológico. 
I. Os macrófagos recrutam outras células do sistema imunológico após iniciarem a secreção de anticorpos, sinalizando a necessidade de se combater um agente patogênico. 
II. Após a internalização dos patógenos, ocorre a digestão e produção de citocinas e quimiocinas que sinalizam para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico. 
III. Ocorre a liberação de grânulos pelos macrófagos que sinalizam para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico. 
Agora, assinale a alternativa correta.
( ) I, apenas.
( X ) II, apenas. 
( ) III, apenas.
( ) I e III.
( ) I, II e III.
1 pontos 
Feedback da resposta: Além de internalizar o patógeno e digeri-lo em seu próprio interior celular, os macrófagos produzem citocinas e quimiocinas que sinalizarão para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico.
PERGUNTA 4
De acordo com publicação na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2019), o termo “antígeno” ou “imunógeno” diz respeito a toda espécie molecular de origem biológica isolada ou constituída por uma célula, vírus, líquido biológico ou sintético que quando introduzido “em um organismo vertebrado (chamado hospedeiro ou receptor) é capaz de produzir uma reação imune. Se o organismo for imunocompetente ele pode manifestar uma resposta imune ou uma tolerância”. A publicação ainda esclarece que “Os antígenos são essencialmente macromoléculas não obrigatoriamente imunogênicas. As macromoléculas antigênicas (imunogênicas) são basicamente proteínas (vários polipeptídeos) e polissacarídeos. É importante lembrar que por definição é uma molécula, assim como o termo antígeno também é aplicado a uma suspensão ou extratos celulares que apresentam um complexo de antígenos, ou seja[,] várias moléculas diferentes”. 
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS - UNICAMP. Antígenos. Disponível em: < https://www.fcm.unicamp.br/fcm/cipoi/imunologia-celular/overview/antigenos>. Acesso em: 13 set. 2019. 
Com relação à imunologia, analise as afirmativas a seguir. 
I. Os antígenos que possuem a capacidade de estimular a produção de anticorpos são os que apresentam imunogenicidade. Já os antígenos que têm a propriedade de tolerância pelo sistema imunológico são os tolerógenos. 
II. Todo antígeno apresenta apenas um epítopo, que é o local em que ocorre a ligação entre o antígeno e imunoglobulina ou receptor de linfócito. 
III. Após a ativação de um linfócito B ocorre a produção de anticorpos. Esses linfócitos B se diferenciam em plasmócitos e, assim, iniciam a produção e secreção de anticorpos em resposta ao contato com um antígeno. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
( X ) I e III.
( ) I, II e III.
( ) I e II.
( ) II e III.
( ) III, apenas
FEEDBACK DA RESPOSTA. A afirmativa I está correta, pois para impedir possíveis danos ao próprio indivíduo, a tolerância a antígenos próprios evita que o organismo seja atacado durante uma resposta a antígenos estranhos. Já a afirmativa II está incorreta, pois um antígeno não possui apenas um epítopo, ele pode apresentar vários. A afirmativa III, finalmente, é correta: os anticorpos são produzidos e secretados pelos plasmócitos em resposta a um antígeno específico.
1 pontos 
PERGUNTA 5
O nosso sistema imune é composto por uma variedade de moléculas e células. Porém, apesar da variedade, todas essas células possuem uma origem em comum: as células-tronco hematopoiéticas (CTHP) da medula óssea. As CTHPs são responsáveis pelo processo de hematopoese, que é a formação das células do sangue. 
Com base nas diferentes células formadas na hematopoese, assinale a opção que apresenta aquelas de origem no progenitor mieloide.
( X ) Megacarioblastos e eritroblastos. 
( ) Megacarioblastos e linfócito.
( ) Eritroblatos e linfócito.
( ) Neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos.
( ) Linfócitos.
1 pontos 
Feedback da resposta: As plaquetas são originadas a partir dos megacarioblastos e os eritrócitos tem como precursores os eritroblastos. Já o progenitor linfoide pode dar origem aos precursores de macrófagos, granulócitos e leucócitos sanguíneos, incluindo neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos.
PERGUNTA 6
Uma vez que as células B foram ativadas, inicia-se sua diferenciação em plasmócitos, cuja função é produzir e secretar anticorpos no sangue. Os anticorpos podem ser produzidos de forma ativa (o indivíduo produz