Buscar

atividade51122- CONCLUIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA AULA 3
CURSO: Tecnologia Em Comércio Exterior
DISCIPLINA: Legislação Aduaneira e Termos de Comércio Internacional – INCOTERMS
AULA 3: DESPACHOS ADUANEIROS - Controle Aduaneiro de Mercadorias
PROFESSORES: Esp. ROBSON MORAES DOS SANTOS E FABIO ROBERTO CORDEIRO DA SILVA
Obs.: A presente atividade deve ser postada no portfólio referente à aula 03.
1- SABENDO A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE ADUANEIRO QUANTO A SEGURANÇA DE ENTRADA E SAÍDA DO PAÍS EXPLIQUE:
a) Sobre o Despacho Aduaneiro de Importação/Exportação e suas modalidades
 O Despacho aduaneiro se dá a partir do momento que a carga chega ao Brasil. Sendo assim o despacho aduaneiro de importação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação á mercadoria importada, aos documentos apresentados e á legislação específica. 
 O despacho aduaneiro de importação possui as modalidades de:
· Despacho antecipado 
 Que consiste no registro da Declaração de importação antes da chegada da carga. Aplica-se por exemplo as cargas vivas, que não podem ficar esperando o cumprimento das etapas do rito de despacho aduaneiro .
· Despacho com entrega fracionada
 Que ocorre quando uma carga que, por impossibilidade ,seja por peso ou grande volume ,tenha que ser entregue separadamente ,como está disposto na instrução normativa .
· Despacho sumário e prioritário
 E o único despacho que não exige que se preencha a declaração, e isso se dá quando ocorre um translado de urna funerária.
Quanto ao despacho aduaneiro de exportação , é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação a mercadoria, aos documentos apresentados e a legislação específica , com vistas a seu desembaraço aduaneiro, e a sua saída para o exterior. O despacho aduaneiro der exportação pode ser dividido em quatro modalidades 
· Quanto ao fracionamento da carga para a retirada da mesma do país.
· Quanto a prioridade da carga.
· Quanto á dispensa de registro informatizado.
· Quanto ao momento do embarque. 
2- EXPLIQUE SOBRE A ALTERAÇÃO DO DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO (LINHA AZUL) PARA A OPERADOR ECONOMICO AUTORIZADO.
A partir de 11 de Dezembro de 2015, o Despacho Aduaneiro Expresso -Linha Azul foi substituído pelo Operador Econômico Autorizado (OEA) Esse tipo de despacho, conhecido com Linha Azul, tinha como foco facilitar a operação de grandes empresas desde 2004. Essas empresas eram aquelas que possuíam um patrimônio líquido igual ou superior a vinte milhões de reais e fluxo comercial anual igual ou superior a dez milhões de dólares. Havia vários benefícios pra esse sistema, contudo, em 2015 a substituição para a OEA estabeleceu-se a regulamentação pela instrução normativa da receita federal do Brasil.
3- A PARAMETRIZAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE IMPORTAÇÃO SE DÁ APÓS A RECEITA FEDERAL DETERMINAR COMO SE DARÁ A CONFERÊNCIA, EXPLIQUE O PORQUÊ, QUANTOS NÍVEIS EXISTEM, QUAIS SÃO. (Instrução Normativa da SRF 680/2006 no artigo 21, incisos e parágrafos).
Após a parametrização da Declaração de Importação, que e o processo de definição de parâmetros necessários feitos pela Receita Federal, sendo os quais, com o objetivo de estabelecer quão minuciosos será a conferência aduaneira. Sendo assim a instrução normativa da SRF680/2006 Art.21 paragrafo I, Incisos e parágrafos II, assim define: 
“Isto ocorre quando há suspeitas cabais quanto a origem do produto, da empresa onde veio, reputação ilibada, ou histórico de questões controversas, tudo isto definira a profundidade da investigação.”
E neste sentido, a instrução normativa da RSF 680/2006 Art 21 paragrafo I, incisos e paragrafo II. Assim define: 
Art. Após o registro, a DI será submetida a análise fiscal e selecionada para um dos seguintes canais de conferência aduaneira:
I. Verde. pelo qual o sistema registrará o desembaraço, automático da mercadoria, dispensados o exame documental e a verificação da mercadoria.
II. Amarelo .Pelo qual será realizado o exame documental, e não sendo constatada irregularidade, efetuado o desembaraço aduaneiro, dispensada a verificação da mercadoria.
III. Vermelho. Pelo qual a mercadoria somente será desembaraçada após a realização do exame documental e da verificação da mercadoria.
IV. Cinza Pelo qual será realizado o exame documental, á verificação da mercadoria e a aplicação de procedimentos especial de controle aduaneiro, para verificar elementos indiciários de fraude, inclusive no que se refere ao preço declarado da mercadoria estabelecido por norma específica.

Continue navegando