Buscar

PORTFOLIO HISTORIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO FISICA


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
	Disciplina: História e Teoria da Educação Física 
	Tarefa: (Atividade de Portfólio)
	Nome:
	RA:
	Turma:
	Parecer do Tutor: 
 (
3
)
Com base nas leituras indicadas até o momento, especialmente as Unidades 1 e 2 da obra “História e Teoria da Educação Física”, responda as duas questões a seguir, utilizando no máximo uma página. No final do relatório, cite a referência das obras consultadas segundo as Normas da ABNT.
1) Utilizando os conhecimentos históricos trabalhados na Unidade 1 do CRC, justifique a seguinte afirmativa: as práticas sociais da Educação Física são manifestações corporais socioculturais e não apenas gestos técnicos padronizados?
2) Dentre as Práticas Sociais apresentadas na Unidade 2, descreva uma atividade motora/corporal para ser trabalhada com crianças de 9 a 10 anos, objetivando estimular o trabalho cooperativo e orientação espacial. Identifique a Prática Social da atividade descrita e local de sua aplicação (escola, clube, rua de lazer, praça pública, etc).
1) RESPOSTA : 
A resposta é sim! [...] As práticas sociais da Educação Física são manifestações corporais socioculturais e não apenas gestos técnicos padronizados. Nessas práticas sociais podem ser incluídos Lazer e Recreação, onde cada conceito tem suas funções sendo um mais amplo que o outro. Também podem ser incluídos conceitos nessas práticas sociais como: Brincadeira, jogo e esporte, onde a diferença de cada uma delas está em suas regras fixa ou não, e suas peculiaridades.[...]
2) RESPOSTA:
 [...] Uma atividade motora/corporal muito simples onde irá ajudar a criança em seu desenvolvimento. Em um local aberto, como uma rua, calçada de uma casa, ou estacionamento, riscar o chão com um Giz, de preferência colorida, em uma linha reta, fazer com que a criança se desloque em cima dessa linha reta. Primeiro grau de dificuldade: fazer com que a criança caminhe sobre essa linha de frente parece simples, porém muitos estímulos externos tiram a atenção das crianças. Segundo grau de dificuldade, fazer com que a criança caminhe de costas sem sair da linha reta e sem olhar para o chão. Terceiro Grau de dificuldade, fazer com que a criança pule sobre a linha reta com um pé só e por fim o Quarto Grau onde a criança deverá pular sobre a linha reta com um pé só e com os olhos vendados. Exercício simples de ser realizado por qualquer pessoa, onde estimula muito a parte motora/corporal da criança, e pode ser realizado em qualquer espaço. Essa atividade se encaixa em práticas sociais como atividades de lazer.[...]
OBS: O giz pode ser substituído por / fitas, cordas, ou qualquer outro objeto que trace uma linha reta.
Referência: 
BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo:, 1999
DARIDO, Suraya Cristina & SANCHES NETO, Luiz. O contexto da Educação Física na Escola. 2009
GRIFI, Giampiero. D.C. Luzzatto, História da educação física e do esporte. Porto Alegre: 1989.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina