Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO PLANEJAMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA   
	Aluno(a): SARA RIBEIRO CAMPOS
	Matríc.: 201703491068
	Acertos: 0,5 de 0,5
	30/09/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Segundo Vasconcelos Filho (1985), visando adequar-se ao ambiente turbulento que se impõe, surge a necessidade de administrar estrategicamente a organização, que consiste em permear, em todos os níveis de organização, a consciência de que a empresa deve viver em função de um pensamento maior, estratégico, e não em função de negócios isolados, de oportunidades. Assim, o processo de criar, adaptar e reformular estratégias pode trazer vários benefícios às organizações, EXCETO:
		
	
	Oferecer a possibilidade de definir novos rumos para a organização.
	
	Mobilizam recursos para o objetivo comum.
	
	Introduzir a disciplina de pensar a longo prazo.
	
	Possibilitar transformar ameaças em oportunidades.
	 
	Adequar o "break-even point" ao "turnover".
	Respondido em 30/09/2020 12:03:30
	
Compare com a sua resposta: Fraqueza
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A Academia Viva Saúde atua de forma inovadora junto ao público da terceira idade, oferecendo sistema exclusivo de transporte para seus clientes. Ela não é a única no seu mercado de atuação. Outras três academias focam o mesmo público-alvo e todas, inclusive a Viva Saúde, dispõem de profissionais qualificados para trabalhar com as necessidades individualizadas de seus clientes. A Viva Saúde gostaria de estar instalada na avenida principal do bairro, mas uma lei de zoneamento urbano impede a construção de novos pontos comerciais nessa avenida. Isso traz alguns problemas de visibilidade para a academia, já que suas concorrentes estão localizadas em espaços mais visíveis, como shoppings, por exemplo. Outro fator a se destacar é que a prefeitura local está construindo um centro de convivência para a terceira idade, onde oferecerá, de forma gratuita, além de outros serviços, uma academia. No entanto, após pesquisa, verificou-se que 70% da população da terceira idade da cidade não trocariam uma academia paga pela gratuita. A Academia Viva Saúde, visando construir seu quadro SWOT, deve considerar que
		
	
	o ponto fraco são os 30% da população da terceira idade da cidade que irão optar pelo centro de convivência da prefeitura.
	
	tem como oportunidade o diferencial de oferecer aos seus clientes sistema de transporte.
	 
	a lei de zoneamento urbano da cidade é uma ameaça porque a impede de se instalar na avenida principal do bairro, o que prejudica sua visibilidade.
	
	constitui uma ameaça sua localização fora da avenida principal do bairro, porque funcionará em local de menor visibilidade que o de suas concorrentes.
	
	seu ponto fraco são os profissionais qualificados que disponibiliza a seus clientes, atendendo às necessidades individualizadas deles.
	Respondido em 30/09/2020 12:05:28
	
Compare com a sua resposta: Os objetivos Organizacionais são de caráter mais amplo, que refletem diretamente os princípios e a missão da empresa, fornecendo aos funcionários uma visão de aonde se pretende chegar em curto, médio e longo prazos. Os Departamentais e Operacionais têm característica de curto e médio prazos e serão mais detalhados, porém, sempre procurando seguir o rumo estabelecido pelos objetivos gerais da empresa.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Com a aceleração da globalização e o aumento da concorrência, as empresas deveriam pensar a longo prazo, e, em suas capacidades de resposta no ambiente competitivo. Nos Anos 70, vários legados foram trazidos à tona para ajudar os gestores na tomada de decisão. Dois deles foram: Sun Tzu 2500 a.C que deixou um compêndio sobre como vencer o inimigo sem lutar, isto é, ter um alto grau de eficiência para ser eficar em uma batalha ou em mercados olhando para nossa pespectiva atual.  Em segundo,  Carl von Clausewitz, considerado o pai da estratégia militar moderna, definia alvos para vencer o inimigo. O Estudo das Estratégias empresariais está fundamentado historicamente nos conceitos militares sobre como vencer os inimigos. Esses alvos eram:
		
	
	Elaborar uma análise com base nas previsões do mercado, elaborar a missão e visão empresarial, e implementar a estratégia anteriormente planejada.
	 
	Avaliar as forças do inimigo, avaliar os recurso do inimigo e avaliar a disposição para lutar;
	
	Estudar o terreno do inimigo, desarmar o inimigo e neutralizar o inimigo;
	
	Analisar o pensamento estratégico, analisar as possibilidades de vitória e começar a luta
	
	Estabelecer a missão e a visão, analisar os ambientes e implementar um plano de ação;
	Respondido em 30/09/2020 12:04:01
	
Compare com a sua resposta:  Escaneamento − Requer o estudo de todos os segmentos do ambiente geral − Faz com que as empresas identifiquem os primeiros sinais de possíveis mudanças − Lida com dados e informações ambíguos, incompletos ou desconectados − Muitas organizações utilizam softwares especiais para ajuda-las a identificar acontecimentos que estão ocorrendo no ambiente e que são disponibilizados em fontes públicas Monitoramento − Quando monitoram os analistas observam mudanças ambientais para ver se está surgindo tendência importante entre as detectadas pelo escaneamento − Capacidade da empresa de detectar o significado dos eventos e tendências ambientais − Necessário que a empresa identifique os principais stakeholders e que compreenda que sua reputação entre elas é a de fundação que serve as suas necessidades individuais − O escaneamento e o monitoramento são particularmente importantes quando uma empresa compete em uma indústria com alta incerteza tecnológica Previsão − Quando preveem analistas fazem projeções viáveis do que pode acontecer e com rapidez em virtude das mudanças e tendências detectadas por meio do escaneamento e do monitoramento − Prever eventos e resultados com exatidão é um importante desafio − Quanto maior é a assertiva das previsões melhor o planejamento − Importante possuir ferramentas que facilitem o processo de previsão − Avaliação − O objetivo da avaliação é especificar as implicações dos outros 3 itens − Determinar o momento e a importância dos efeitos das mudanças e tendências identificadas − Interpretar corretamente as tendências ambientais − Interpretar essa inteligência adequadamente para determinar se uma tendência no ambiente externo e uma oportunidade ou ameaça
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A palavra estratégia tem inúmeras conotações no mundo empresarial. Por estar intimamente ligada à essência dos negócios, significa sucesso garantido em eventos, cursos, treinamento de executivos, etc., ampliando seu uso para quase tudo que diga respeito a marketing. É comum, portanto, verificarmos expressões como: estratégias de produto, estratégias empresariais, estratégias do varejo, estratégias de mercado e assim sucessivamente.
Uma indústria de alimentos definiu a estratégia de aumentar sua receita direcionando suas vendas para as grandes redes de supermercados atingindo um mercado maior. A despeito disso, os vendedores acreditam ser mais fácil vender para pequenas redes e dedicam mais energia a esse segmento, na busca pelas mesmas metas.
Em consequencia as vendas podem aumentar conforme prescrito no plano, mas não exatamenta da forma prevista, pois o crescimento se daria nas redes de menor porte.
O exemplo descrito ilustra um caso tipico de aparecimento de uma estratégia:
		
	
	Mercadológica
	
	Estática
	 
	Emergente
	
	Temporária
	
	Prescritiva
	Respondido em 30/09/2020 12:00:23
	
Compare com a sua resposta: Estratégias de produção - responsável pela transformação de matérias-primas em produtos e serviços. Está ligada aos processos de planejamento da produção e das instalações produtivas. Estratégias de marketing - faz a ligação entre a organização e o mercado e têm por objetivo promover trocas que garantam a satisfação das necessidades dos clientes e o alcance dos objetivos organizacionais. Estratégias
de recursos humanos - diz respeito às políticas de gestão de pessoas no contexto organizacional, no que se refere a atração, motivação e ao comprometimento da força de trabalho. Estratégias financeiras - responsáveis pela administração dos recursos financeiro, definição da política de investimento, financiamento e dividendos (lucros).
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Um gestor, na elaboração do planejamento de vendas, realizou a análise SWOT, que se baseia na avaliação dos pontos fortes e fracos, das ameaças e oportunidades que afetam uma organização. Essa análise possibilita à organização potencializar suas forças, minimizar fraquezas, reduzir ameaças e aproveitar oportunidades. A partir dessas informações, verifica-se que um gestor deve considerar:
		
	
	A falta de qualificação de seus funcionários como ameaça e a inexistência de concorrentes como ponto forte.
	
	a imagem positiva da marca institucional como ponto forte e a falta de integração dos departamentos como ameaça.
	
	a tecnologia obsoleta da empresa como ameaça e o aumento da demanda de mercado como uma oportunidade.
	
	a instabilidade cambial como uma força para investir em certas regiões e a qualidade do produto como ponto forte.
	 
	o crescimento da renda populacional como oportunidade e o custo baixo como força da organização.
	Respondido em 30/09/2020 11:59:49
	
Compare com a sua resposta: Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, de stregths) fraquezas (W, de weakenesses) do negócio ¿ fatores internos ¿ assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente ¿ fatores externos. Muito utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e análise de novos negócios, a Matriz SWOT consiste em uma análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de apontar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar dos concorrentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais