Buscar

Síntese características do salário

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISCURSIVAS:
QUESTÃO 01. Discorra, em síntese, sobre as características do salário. (1,0)
Não há, entre os doutrinadores, um consenso sobre as características do salário, mas segundo Maurício Delgado, as características são:
Possuir caráter alimentar, assim se tornando a base de sustento familiar, devendo este suprir as necessidades inerentes à manutenção da subsistência do trabalhador e seus familiares. 
O salário se constitui em uma obrigação absoluta do empregador para com o trabalhador, sendo independente do lucro empreendido, ou de adversidades econômicas. Quem é trabalhador celetista terá o seu salário garantido ao início de cada mês, até a data final do contrato de trabalho. 
Tem caráter indisponível, não podendo o empregado dispor como bem entender, nem o usar como meio de transação, com o empregador. 
É irredutível pois, tendo em vista a primeira característica supracitada, o caráter alimentar do salário é garantido por amparo constitucional, que aplica a exceção de que só poderá ser reduzido por meio de acordo coletivo ou convenção. 
Recorrendo novamente à primeiro característica, a característica de periodicidade define o salário como uma obrigação renovável à cada período de tempo estabelecido na legislação. Assim como as necessidades alimentares se renovam, também será a obrigação do empregador.
O salário tem natureza composta, o que significa que não existe apenas a obrigação da prestação salarial, é composto também por outros valores, como gratificações, adicionais, remuneração variável, comissão.
A determinação heterônoma define que, o salário se sujeita à alteração unilateral ou bilateral, de acordo com o empregador, empregados, associação de trabalhadores, no entanto, tal alteração deve obedecer ao que versa a legislação sobre tal. Seguindo as regras de valor mínimo do salário, piso salarial da profissão, e ainda seguir a norma da margem de reajuste de cada categoria. 
Pós-numeração é a caraterística que traz ao salário a data de sua prestação, definindo que este será repassado ao trabalhador após o cumprimento de seus serviços. Logo, se o pagamento ocorre mensalmente, o empregado receberá no mês seguinte após a prestação do mês trabalhado. 
O salário é inerente ao contrato de trabalho, trazendo consigo a característica de essencialidade, sendo o acordo de prestação essencialmente oneroso.
Possui caráter de contraprestação, sendo uma de suas características a reciprocidade. Ora, pois se o salário é obrigação do empregador, a obrigação do empregado é a prestação de suas habilidades laborais.
QUESTÃO 02. Discorra, em síntese, sobre a classificação do salário. (1,0) 
Ainda seguindo Delgado, o salário será classificado:
Quanto ao posicionamento original da parcela no conjunto do Direito, levando em consideração a estipulação salarial sendo: parcelas salariais de caráter típico, decorrentes do contrato de trabalho, incluindo-se salário base, remuneração variável, gratificações; e parcelas salariais de caráter apenas compatível com o Direito do trabalho, que são modalidades de remuneração que, originalmente surgiram em outros ramos, mas foram incorporadas pelo Direito do Trabalho.
Quanto à origem de fixação da parcela remuneratória, sendo dividida em: parcelas salariais espontâneas, que como o próprio nome diz, surge da vontade de uma das partes, ou de ambas; parcelas salariais imperativas, que são decorrentes de normas jurídicas, tendo origem em acordos coletivos ou na legislação.
Quanto à forma de pagamento da parcela, poderá ser pago em dinheiro como contraprestação do pelo trabalho, sendo a forma mais usual; ou pago em utilidades, podendo ser pago e forma de bens in natura.
Quanto ao modo de aferição, podendo ser: salário por unidade de tempo, o valor do salário será considerado pela quantidade de tempo que o trabalhado fica à disposição; salário por unidade de obra, leva em consideração o serviço prestado, sendo calculado sobre a produção do empregado; salário por tarefa, é a junção das duas classificações supracitadas, em que o salário será calculado com base em determinada tarefa, cumprida em determinado período de tempo. 
QUESTÃO 03. Discorra – em síntese – sobre: (2,0)
a) Bicho;
Tal expressão se origina do valor pago à atletas, a título de gratificação por ganhar competições. Foi incorporado ao direito do trabalho art. 31, §1º da Lei n 9.615/98, fazendo agora parte constituinte do salário, a quantia que recebe o jogador, como premiação por vitória ou título conquistado. Será estipulado o valor pelo empregador, bem como se será variável ou fixo, porém, sua prestação não é negociável. 
b) Luvas;
Luvas é o valor convencionado pelo contrato de trabalho que, será pago ao empregado. Era determinado pela Lei n. 6.354/76 porém, foi revogada pela Lei 12.395/2011, retirando tal pratica da legislação desportiva, porém mantendo no campo costumeiro e, a partir daí transcendendo o mundo do esporte e trazendo a discussão sobre a natureza salarial dessa prática. 
Hoje, o entendimento dos tribunais é consolidado em considera que o pagamento de “luvas” possui natureza salarial, e ainda é aplicado em outros ramos profissionais como forma de incentivo e valorização do profissional, tendo caráter de antecipação salarial. 
c) Direito de arena;
Típico do meio futebolístico, e originado do direito personalíssimo de imagem, o direito de arena está amparado pelo art. 5º, XXVII, a, da CF, assegurando a reprodução de imagem e voz em participações em obras coletivas, incluindo as práticas esportivas. 
d) Stock options.
É a pratica de conceder ao empregado a aquisição de ações da empresa, em determinada data, por preço também preestabelecido. 
É regulamentada pela Lei 6.404/76, e não condiz com nenhuma característica que lhe conferisse natureza salarial, e também não é amparada na legislação trabalhista.

Continue navegando