Buscar

Tendências Pedagógicas Progressistas e Educação Libertária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A pedagogia progressista tem se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos do seu confronto com as realidades sociais.”
Em relação às tendências pedagógicas progressistas, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A pedagogia crítico-social dos conteúdos defende que o ponto de partida no processo formativo do aluno seja a transmissão do conteúdo a partir do qual deve ser feita a reflexão da prática social.
b. De acordo com a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o conteúdo da prática educativa deve ser a reflexão coletiva, dialogada e consciente sobre a cultura cotidiana do povo, tendo como objetivo político a emancipação organizada das camadas populares
c. A pedagogia libertadora tem por finalidade contribuir para a formação da cidadania, garantindo a todos os educandos condições de criticidade e, para tanto, considera que, em determinadas condições sócio-históricas, os conteúdos escolares são os que decorrem das ciências, podendo e devendo ser transmitidos pelo professor e assimilados pelos alunos de forma crítica.
d. A pedagogia libertadora, de perspectiva política, destina-se à equalização social, por meio da formação de indivíduos em condições iguais, de forma que possam lutar por seus direitos na sociedade.
e. A pedagogia libertária tem como objetivo político formar as crianças e os jovens para a autogestão individual e coletiva e, para tanto, importa uma permanente aprendizagem da supressão da autoridade, seja no grupo seja na sociedade, sendo o conteúdo que atende a esse objetivo o interesse e a decisão do grupo. Correto
Questão 2
“No âmbito da primeira tendência, surgiram propostas de inspiração libertária, portanto, em consonância com os princípios anarquistas. Estas geralmente se assumiam como “pedagogia da prática” e, diferentemente dos adeptos da visão libertadora, trabalhavam com o conceito de classe”
De acordo com o texto de Saviani (2013), a educação libertária utiliza a prática como metodologia de trabalho. Neste sentido, complete a sentença a seguir e marque a alternativa correta:
A tendência progressista libertária trabalha com temas extraídos da _____________ para a construção do ________________
Escolha uma:
a. prática cultural - anarquismo
b. prática social – liberalismo
c. prática social - conhecimento Correto
d. prática educativa - liberalismo
e. prática educativa - conhecimento
Questão 3
“A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e a aprendizagem.” (SAVIANI, 2013, p.401)
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
A educação libertária para além de uma teoria da educação se apresenta com uma pedagogia no conceito demonstrado por Saviani (2013) no texto acima, pois buscou equacionar a relação professor-aluno com uma nova proposta de abordagem.
Sobre a relação professo-aluno na perspectiva da educação libertária, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. O professor se coloca a serviço do aluno sem impor suas próprias concepções; Correto
b. É totalmente diretiva e o professor orienta o aluno em todo o seu aprendizado;
c. O professor se esforça para abrir perspectivas ao aluno a partir dos conteúdos.
d. Os alunos são livres frente ao professor que tem autoridade para coibir comportamentos inadequados;
e. O professor transmite todo o conhecimento necessário para o aluno se emancipar;

Continue navegando