Buscar

Atividade de endodontia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(Atividade de endodontia)
1. Descreva dois objetivos da Irrigação. (Valor: 0,5 ponto).
A irrigação tem como objetivo umidificar e lubrificar as paredes dos canais afim de favorecer a instrumentação, além de promover a limpeza dos canais, eliminando bactérias, fragmentos pulpares, sangue, etc.
2. Indique quais são as concentrações disponíveis de hipoclorito de sódio. (Valor: 0,5 ponto).
As concentrações disponíveis de hipoclorito de sódio são: a 0,5% (Líquido de Dakin), a 1% (Solução de Milton), a 2,5% (Solução de Labarranque) e de 4 a 6% (Solução de Grossman).
3. CASO CLÍNICO: Paciente A.L.F, 40 anos de idade, foi encaminhado para realizar tratamento endodôntico do dente 24. Durante a etapa de instrumentação, ocorreu o extravasamento de hipoclorito de sódio para os tecidos perirradiculares, via forame apical. Indique qual é a conduta clínica para minimizar os efeitos da solução nos tecidos e descreva a terapêutica para o caso. (Valor: 0,5 ponto).
Em caso de extravasamento de hipoclorito de sódio para minimizar os efeitos da solução nos tecidos deve-se irrigar com soro fisiológico. O tratamento é feito a partir do uso de Ibuprofeno 600mg, três vezes ao dia; Dexametasona 4mg em dose única; Amoxicilina 500mg, três vezes ao dia, durante sete dias. Além de orientar o paciente a fazer compressa fria durante dois dias para alivio da dor e do edema.
4. Descreva três sinais / sintomas que indicam o extravasamento de solução irrigadora via forame apical. (0,5 ponto).
Em caso de extravasamento de solução irrigadora será possível observar que não haverá refluxo de solução irrigadora, o paciente se queixará de dor, ardência e gosto ruim na boca, além disso, após alguns minutos consegue-se observar edema e hematoma.
 	
5. Explique quais são as recomendações para realizar a etapa de irrigação de forma adequada. (0,5 ponto).
As recomendações para realizar a etapa de irrigação de forma adequada são não travar a agulha no canal radicular, pressionar o êmbulo suavemente, realizar movimentos de vai-e-vem e observar o refluxo da solução irrigadora.

Outros materiais