Buscar

Sabemos que

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sabemos que, no processo de alfabetização e letramento, o ambiente alfabetizador é importantíssimo para que a criança se aproprie da leitura e da escrita de forma satisfatória. Devemos considerar que, antes de ingressar na escola, a criança já tem contato com diferentes situações de comunicação escrita. Dessa forma, o professor pode utilizar um ambiente que o auxilie na mediação do conhecimento que a criança traz consigo antes de iniciar seu processo de escolarização.
Assim, qual a importância do ambiente alfabetizador dentro e fora da escola?
 O ambiente alfabetizador é de extrema importância na educação infantil porque ele é um dos principais responsáveis em estimular os alunos na fase de alfabetização. É na sala de aula que o educador tem como finalidade principal a aprendizagem dos seus alunos através das pratica pedagógicas e troca de conhecimentos. Nesse sentido o professor deve praticar uma escuta ativa, e ficar atento e propondo intervenções no ambiente que estimula as crianças a se aprofundarem cada vez mais nas atividades trabalhadas. 
 O educador deve preparar a sala de aula de maneira que permita aos alunos a terem acesso a diversos tipos de cultura escrita, fazendo com que eles possa interagir com a cultura letrada, e assim leva-los ao contato com a língua escrita desde a infância, muitas das vezes os próprios pais facilitam esse processo de aprendizagem, mesmo que seja de maneira inconsciente eles proporcionam o contato com diversos portadores de textos. Sabemos que essa é uma tarefa que demanda planejamentos e muita clareza sobre o que está sendo trabalhado com seus alunos, conceitualmente um ambiente alfabetizador vai muito além das exposições de diferentes tipos de texto. O grande desafio do professor é alfabetizar letrando, ou seja, proporcionar interações com a cultura escrita de forma com que seus alunos faça uso social da linguagem escrita, vista que, para vivermos em uma sociedade letrada é necessário sermos letrados. 
 É indispensável que o ambiente alfabetizador na sala de aula seja organizado de forma que se constitua uma ferramenta de aprendizagem, e que inclua diversos gêneros textuais, os quais devem estar sempre acessíveis aos alunos de maneira a permiti-los uma intervenção com os mesmos. O educador deve escolher os materiais de forma criteriosa, visando em garantir qualidade, facilitando a compreensão das crianças, em diferentes contextos e espaços, nos ambientes de convívio familiar a criança aprende muitas formas de aprendizagem, através dos pais, irmãos, tias, tios, ou responsáveis, quando alguém realiza a leitura de uma historinha, quando a mamãe lê uma receita, quando o papai está realizando a leitura de um jornal entre outros, de maneira com que a criança vai adquirindo conhecimentos e se construindo como cidadãos críticos e criativos, compreendendo a função social de cada possibilidade de aprender, sempre atentas a todas as particularidades e aos processos que as cercam, cada espaço onde a criança acessa ou tem acesso é um recurso para aprendizagem e desenvolvimento dela, um processo que muitas vezes se inicia no seio familiar, sendo assim a criança como sujeito deste processo de alfabetização, ela traz consigo um nome, a história da sua família, uma linguagem corporal, que está presente no vestir, no calçado, letras, números, cores, formas, texturas, enfim, de diversos e múltiplos bens culturais, e cabe ao professor perceber cada particularidade de seus alunos, levando sempre em consideração o aprendizado que cada um traz consigo. E ter sempre em mente que ambos ambientes são de suma importância, pois as pequenas ações no ambiente familiar não irá tirar o papel importante do professor de ensina-los, apenas estará incentivando a criança a criar um certa confiança junto ao processo de aprendizagem.

Continue navegando