Buscar

A origem da Bíblia

Prévia do material em texto

· A origem da Bíblia 
A Bíblia em geral foi no seio do povo judeu que nasceu a Bíblia a Bíblia é a coleção de livros considerados pela igreja como escritos de inspiração divina do Espírito Santo que contém a palavra de Deus. A Bíblia é uma mensagem que Deus dirigiu e continua a dirigir-se ao homem. A Bíblia completa contém 73 livros ou 72 conforme a maneira de contar obra de numerosos autores tendo cada um deles características próprias. O antigo testamento é composto de 43 livros e o novo testamento.
· Qual a diferença entre a Bíblia católica e a Bíblia protestante? 
No tempo da reforma os protestantes depois de terem excitados por algum tempo decidiram não mais admiti-los nas suas bíblias, pelo fato de não fazerem parte da Bíblia hebraica primitiva. Daí a diferença que há ainda hoje entre as edições protestantes e as edições católicas da Bíblia. Quanto ao novo testamento não há diferença os livros excluídos da Bíblia protestante são: Tobias e Judite alguns suplementos dos livros de Daniel e de Ester os livros da sabedoria e do Eclesiástico Baruc e a carta de Jeremias que se lê hoje no último capítulo de baruc. A Igreja Cristã Católica admitiu como inspirados da mesma forma que os outros livros e os usava na catequese dos primeiros cristãos.
O antigo testamento é dividido em quatro partes primeira o Pentateuco segunda os livros históricos terceira os livros sapienciais e por fim os livros proféticos.
O novo testamento contém 27 livros distribuídos em três partes 5 livros históricos 21 carta dos apóstolos e um livro profético o apocalipse de São João
· Por que setembro é o mês da Bíblia?
Pois no dia 30 do mês de setembro, celebramos a memória do grande “tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras”: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo 
A pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal. 
A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.

Continue navegando