A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
sistema cardiorespiratorio atividade 2 IBMR

Pré-visualização | Página 1 de 3

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Tanto a ventilação quanto o fluxo sanguíneo ou perfusão têm distribuição irregular nos pulmões, variando conforme a posição do corpo e a ação da gravidade. Os volumes pulmonares também podem influenciar a distribuição da ventilação pulmonar. Em situações patológicas, as desigualdades de ventilação e perfusão acentuam-se, podendo afetar de maneira significativa as pressões de oxigênio e gás carbônico. Nesses casos, pode haver manifestações clínicas, como aumento da frequência respiratória decorrente de limitação de troca gasosa.
 
CONSTANZO, L. C. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
 
A partir das informações estudadas sobre a distribuição da ventilação e da perfusão nos pulmões, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I - Existe uma região nos pulmões chamada de espaço morto fisiológico em que nem todo o ar alveolar participa das trocas gasosas.
 
PORQUE
 
II – No ápice do pulmão o fluxo sanguíneo é menor do que a ventilação.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema respiratório é formado por estruturas responsáveis por trocas gasosas e um sistema de bomba, por meio do qual ocorre a ventilação. Fazem parte desse sistema as paredes torácicas, os músculos respiratórios, estruturas que controlam os movimentos respiratórios e que conectam o sistema nervoso aos músculos. A insuflação ou desinsuflação dos pulmões pode ocorrer por mudanças no diâmetro vertical, anteroposterior e/ou látero-lateral da cavidade torácica, por meio da ação de músculos que atuam na respiração.
 
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica . 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
 
Considerando a mecânica da respiração, processo em que ocorre troca de gases entre o nosso organismo e o meio ambiente, analise as seguintes afirmativas.
 
        I.            Na inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa torácica.
     II.            Quando a pressão interna na caixa torácica diminui e se torna menor do que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões.
  III.            Durante a expiração, o volume torácico aumenta, e a pressão interna se torna menor do que a pressão do ar atmosférico.
  IV.            Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume torácico e empurra o ar usado para fora dos pulmões.
 
Considere o conhecimento estudado sobre as ações musculares na mecânica da ventilação pulmonar. Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Músculos devem agir para que ocorra a ventilação pulmonar, e o principal músculo inspiratório é o diafragma, que age aumentando o volume da cavidade torácica. Quando o volume torácico aumenta, a pressão pleural fica mais negativa e a alveolar torna-se negativa. Na expiração, quando o ar sai das vias aéreas, a pressão nos alvéolos fica acima da atmosférica, e a pressão pleural retorna ao valor de repouso.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema respiratório é formado por vias aéreas extratorácicas e intratorácicas, pulmões, pelas membranas denominadas pleuras, entre as quais existe o espaço intrapleural. Além disso, existem as estruturas que formam a caixa torácica, incluindo ossos e músculos. Os músculos que se inserem na caixa torácica, ao se movimentarem, mudam o volume da cavidade torácica. Durante o movimento de inspiração, o ar passa do ambiente externo aos alvéolos pulmonares.
 
Para que ocorra a inspiração, deve ocorrer uma sequência de eventos, como ações de diferentes músculos e mudanças em pressões no sistema respiratório.
 
Marque a alternativa correta sobre os eventos que ocorrem na inspiração.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O diafragma contrai, aumentando o diâmetro no sentido longitudinal da caixa torácica.
	Resposta Correta:
	 
O diafragma contrai, aumentando o diâmetro no sentido longitudinal da caixa torácica.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Antes do início da inspiração, a pressão dentro dos alvéolos é similar à pressão atmosférica e a pressão intrapleural é negativa. Quando a inspiração se inicia aumenta o diâmetro no sentido longitudinal, por meio da contração diafragmática, a pressão no espaço pleural torna-se mais negativa, e a pressão nos alvéolos se torna negativa, levando o ar para o interior dos pulmões.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para que o sistema respiratório desempenhe as funções de ventilação e troca gasosa, as estruturas que o formam devem ter características apropriadas que proporcionem eficiência nesses processos, que ocorrem continuamente, mesmo quando estamos dormindo, portanto de forma independente da nossa vontade e do nosso controle voluntário. Durante o ciclo respiratório, o volume pulmonar varia, assim como as pressões alveolar e pleural. Estruturas anatômicas que formam o sistema respiratório são capazes de expandir ou desinsuflar, sem que haja o colabamento ou fechamento das mesmas.
 
As características das estruturas que compõem o sistema respiratório fazem com que o ar chegue aos alvéolos e passe do ar alveolar para o sangue, que se encontra no capilar alveolar.
 
Sobre essas características, assinale V, para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
 
I – A inspiração é influenciada pela pressão existente no espaço intrapleural.
II – O ar que penetra nas vias aéreas é aquecido e umidificado nas vias aéreas superiores.
III – A cartilagem presente na estrutura da traqueia evita seu colabamento.
IV – A expiração ocorre pela ativação dos músculos intercostais externos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A inspiração é um processo ativo, que ocorre com a ação dos músculos inspiratórios, sendo os principais o diafragma e os intercostais externos. A expiração, por outro lado, é um processo passivo, e ocorre retrocesso elástico pulmonar. A pressão intrapleural é negativa devido à ação de forças opostas de expansão da caixa torácica e de retração elástica pulmonar. Quando a inspiração ocorre, a pressão intrapleural fica mais negativa, e a alveolar se torna negativa. Nas vias condutoras do ar, a mucosa respiratória condiciona o ar.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Analise o texto a seguir.
 
“Ventilação é um fenômeno mecânico, que obedece às leis da física na medida em que se relaciona com o comportamento dos gases. Esse processo baseia-se em um sistema de vias respiratórias abertas e pressões criadas à medida que os movimentos dos músculos respiratórios alteram o volume da caixa torácica. O grau com que os pulmões enchem e esvaziam depende das pressões respiratórias que os insuflam, da complacência pulmonar e da resistência nas vias respiratórias”.
 
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica . 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. p. 927.
 
As propriedades elásticas do tecido pulmonar e a presença do surfactante pulmonar interferem na complacência dos pulmões. Alterações na complacência pulmonar podem levar a importantes disfunções na mecânica respiratória.
 
Leia atentamente as afirmativas a seguir sobre a mecânica ventilatória, e assinale V para as verdadeiras e F, para as falsas.
 
( ) Os pulmões apresentam uma tendência de retração em direção ao seu volume mínimo.
( ) Fibras elásticas e colágenas do tecido pulmonar são as únicas responsáveis pela sua tendência de retração elástica.
( ) A presença de líquido no interior dos alvéolos faz com que exista uma tensão superficial pela interface ar-líquido.
( ) A complacência pulmonar é o grau de retração dos pulmões

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.