Buscar

atividade A1 mecanismos basicos de agressao e defesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da Unidade, estudamos que a biossegurança significa um conjunto de ações que têm por objetivo a prevenção e eliminação de riscos envolvendo atividades de pesquisa, a qualidade dos resultados na produção, e o ensino e desenvolvimento tecnológico de serviços que visam a saúde do homem, dos animais, bem como a preservação do meio ambiente. 
O tema da biossegurança é muito importante e explorado na área da saúde, uma vez que os profissionais dessa área, considerando o meio de trabalho, estão mais suscetíveis aos riscos biológicos, químicos, físicos e ergonômicos relativos às suas atividades. (BOLICK; BRUNER; BRADY, 2000).
Para que você possa refletir melhor sobre esse tema, considere os dois cenários de atuação profissional abaixo:
1) Um paciente/cliente, com aparentes manchas de coloração diferente do seu tom de pele, que se espalham pelos braços e costas, procura um profissional de saúde para avaliar seu problema. Ele se deita em uma maca para receber atendimento e, ao ser questionado pelo profissional sobre suas manchas, relata que se trata de uma micose, causada por um fungo.
2) Você é um profissional de saúde e um paciente/cliente está entrando em seu ambiente de trabalho para receber atendimento. Enquanto se dirige a você, ele espirra, utilizando a própria mão como anteparo. Ao se aproximar de você, ele estica a mão, despretensiosamente, para cumprimentá-lo. Você o cumprimenta. Na sua breve conversa durante o atendimento, ele relata que está “resfriado” há dois dias.
Levando em conta as duas situações: 1) descreva as características dos agentes microbiológicos envolvidos em cada situação; 2) relate os possíveis danos à sua saúde e dos demais usuários desse ambiente; 3) quais atitudes você poderia tomar para minimizar o risco de transmissão dessas doenças paras outras pessoas e para você mesmo.
Na primeira situação lidamos com a micose, que é uma infecção causada por fungos e podem atingir pele, unha ou até mesmo cabelo. A maior forma de contágio dos fungos é pelo contato com superfícies contaminadas, como por exemplo: lugares úmidos e pouco arejados, calçados, roupas íntimas molhadas, etc.
Já na segunda situação lidamos com o resfriado, que é causado por um vírus e podem se propagar por espirro, tosse, gotículas de saliva, que dentro de um ambiente fechado pode contaminar o ambiente pelo ar, tardando se horas para se dissipar por completo.
A melhor forma de minimizar os riscos de transmissões tanto para o profissional, como para o paciente é realizando cuidados básicos em todos os atendimentos, como por exemplo: fazer o uso de máscaras, luvas descartáveis e álcool em gel; limpar a cada sessão lugares propícios para contágios como macas, cadeiras, maçanetas; manter o ambiente com a melhor circulação de ar possível, entre abrir portas e janelas entre um paciente e outro para purificar o ar.

Continue navegando