Buscar

PROJETO QUIZZ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Há dissociabilidade entre Língua e Literatura? Sim ou não; por quê?
https://www.ufpb.br/geef/contents/documentos/12-42-2-pb.pdf
PÁGINA 1
Há sim dissociabilidade (separação) entre língua e literatura, até por que ambas são ensinadas separadamente nas escolas de ensino básico. Indo na contramão do que condiz com um método de ensino que inclui a interdisciplinaridade.
2- Qual é a principal convergência entre o ensino da Língua e o da Literatura, quando essa prática se centraliza na relação texto-leitor?
https://www.ufpb.br/geef/contents/documentos/12-42-2-pb.pdf
PÁGINA 7 E 8
A convergência entre o ensino da língua e o da literatura centraliza-se na relação texto-leitor: Se o texto é objeto significante, é o leitor que, por sua atividade, nele constrói a significação. Esse posicionamento acentua a natureza processual do texto literário e da leitura: por um lado, a estrutura lacunar de um texto exige a participação do leitor; por outro, a leitura a que ele procede é influenciada por seu comportamento linguístico e por suas condições socioculturais (grifos nossos, 2006, p. 48).
Amparado no estudo do texto como unidade de ensino e na promoção da formação do leitor, destacamos que a convergência integra um ensino que se pauta pela leitura, sobretudo, no trabalho com a compreensão e interpretação do texto literário, este compreendido como universo ficcional que traduz dimensões sociais, históricas e culturais, mas que se complementa com o reconhecimento de que ele é, essencialmente, um fenômeno de linguagem (SARAIVA & MÜGGE, 2006, p. 30).
 5- Estabeleça a diferença entre Fábula/Conto de Fadas, considerando a diferença da estrutura narrativa (os personagens, o objetivo social, a presença de um herói, espaço e ambiente, tema, por exemplo).
https://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_professor_virtual_perguntas_00187.html
Os personagens da fábula são especificamente animais (que dialogam entre si como humanos)
Os personagens do conto de fadas podem ser humanos, mas sempre contam com seres ficticios
A fábula não conta tanto com a presença de um herói, o objetivo dela é mais uma lição de moral envolvendo os personagens (ensinamento moral)
Os contos de fadas já contam com o herói da história, principalmente pelo seu objetivo de mostrar o bem contra o mal. tenta vencer obstáculos ou provas para alcançar a sua auto-realização. Muitas vezes, a aventura da busca parte de uma metamorfose ou de um encantamento
O espaço/ambiente da fábula é um ambiente normal.
O espaço/ambiente do conto de fadas pode ser normal, ou o ambiente da fantasia.
6- Estabeleça a diferença entre Contos/Conto de Fadas, considerando a diferença da estrutura narrativa (os personagens, o objetivo social, a presença de um herói, espaço e ambiente, tema, por exemplo).
http://droliveirasantos.blogspot.com/2011/01/contos-de-fadas-e-contos-maravilhosos_11.html
De origem celta, os Contos de Fadas têm geralmente um herói ou uma heroína que tenta vencer obstáculos ou provas para alcançar a sua auto-realização. Muitas vezes, a aventura da busca parte de uma metamorfose ou de um encantamento. Exemplos de contos de fadas: “Cinderela’’, ’’Branca de Neve e os Sete Anões’’, ‘’Chapeuzinho Vermelho’’e “Bambi’’.
Já os Contos Maravilhosos têm a sua origem nas narrativas orientais. Diferentes dos contos de fadas, a sua problemática é social: o herói ou anti-herói encontrará a auto-realização na conquista de bens e poder material, como em ‘’Ali Babá e os Quarenta Ladrões”. A aventura da busca parte, geralmente, da necessidade de sobrevivência física ou miséria dos protagonistas. Outros contos maravilhosos: “As Mil e Uma Noites”, Aladim e a Lâmpada Maravilhosa’’,’’As Sete Viagens de Simbá’’, ‘’O Marinheiro’’, dentre outros
7- Apresente um quadro comparativo entre Literatura Infantil Clássica e a Contemporânea, abordando os seguintes itens comparativos: qual é a importância de cada um, para o desenvolvimento de leitores, para a cultura da sociedade, para o desenvolvimento pessoal da criança, entre 2 a 8 anos?
file:///C:/Users/Luiza/Downloads/289-863-1-PB.pdf
10- O que representou a Idade Média como fonte da Literatura Infantil/Juvenil? E “Calila e Dimna”, o que representou esta Obra para a evolução literária, segundo Nelly Coelho?
TEXTO NELLY COELHO

Continue navegando