Buscar

Atividade 1 negociação internacional

Prévia do material em texto

Atividade 1 
Negociações internacionais e relações multiculturais
Pergunta:
O que as empresas buscam é a abertura do mercado para seus bens ou serviços, uma entrada em um mercado ainda não desenvolvido pela empresa, mas com potencial de consumo para ela. Além da vontade da empresa conquistar este mercado, há a motivação primordial de um negócio: aumentar a sua riqueza por maximização do lucro. Assim, um processo de internacionalização procura um aumento de receitas por meio de vendas em outro país que não seja aquele de origem da empresa. Nosso foco nesta unidade foram as formas da empresa adentrar n os mercados mundiais.  
A tendência de todas as companhias é a de reproduzir um modelo já bem-sucedido em um mercado por ela já dominado. As empresas tendem a repetir as estratégias aplicadas ao mercado interno no mercado externo, no entanto há alguns cuidados a serem tomados tendo em vista a s possíveis diferenças culturais entre países, o que determina uma mudança de algumas nuances na formulação da estratégia internacional. Comportamento e hábitos de consumo são diferentes entre nações, a forma da comunicação com o mercado idem, uma logística eficiente dentro de um país pode ser totalmente ineficaz em outro – devido a sua infraestrutura. Ou seja, a estratégia vencedora no mercado interno é tão somente um guia para o mercado externo, deve se adaptá-la a cada nação ou bloco comercial.  
Visto isso, d e acordo com os processos de internacionalização, explique o processo de exportação e contrato de assembly.
Resposta:
Exportação
Ao contrário da Importação, que é quando o país compra um produto ou bem de outro país para uso interno, a exportação acontece quando as empresas de dentro do país, ou seja, empresas nacionais, vendem seus produtos ou serviços no exterior.
Existem diversificadas razões pela qual uma empresa decide exportar os seus produtos, ou seja, vender para fora do país. Uma e talvez uma das mais fortes razões para esse novo formato de venda, elas podem querer entrar em mercados novos, e assim, expandir e internacionalizar. Ou ainda, algumas empresas também decidem exportar para atender uma demanda que existe no exterior, mas que não existe internamente, o que é muito comum e a exportação também é uma ótima maneira de diminuir o excedente da oferta e tornar a produção mais eficiente.
Como na importação que muitas operações dependem do valor da moeda, na exportação não é diferente e ela está ligada ao valor da sua moeda.  Quando falamos em exportação, nos referimos à atividade de venda ou envio de bens e serviços de um determinado país para outro. Portanto, basicamente, representa a saída de um item ou serviço nacional com destino a outro país.
Contrato de Assembly
É o famoso assembly. Uma marca busca um fabricante para seus produtos em outro país que lhe oferece a vantagem competitiva de custos, transfere toda a sua produção (montagem de seu bem) a este país e ficando no pátrio com o centro de decisões – design de produtos, gestão do negócio, toda a parte criativa e pensante da organização. Ou seja, o assembly fica a cargo da parte menos lucrativa e rentável do negócio em uma cadeia global de valor.

Continue navegando