Buscar

Direitos Trabalhistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(1,6 pontos) A empresa ABC Software contratou um empregado para criar e desenvolver softwares que solucionam problemas dos clientes da referida empresa. Em sua atividade habitual, tal empregado criou um programa original para que os empresários pudessem controlar os caminhões que faziam entregas de mercadorias, reduzindo custos com combustível e manutenção dos caminhões além de racionalizar as rotas. Tal software se tornou carro chefe de vendas da Empresa ABC. No caso hipotético, a quem seria atribuída a propriedade do software?
A propriedade do software ertence a empesa que o contartou, pois o empregado era remunerado para exercer tal função. As invenções realizadas até 1 ano após a extinção do vínculo empregatício podem ser consideradas de titularidade do empregador.
2.(1,6 pontos) Larissa, era sócia de um restaurante localizado no município de Santana, no entanto estava insatisfeita pois o lucro do empreendimento era pequeno, dessa forma, retirou-se da sociedade empresária e averbou, na respectiva junta comercial, novo contrato social, onde constava sua retirada. A empresária, 30 meses após esse fato, recebeu uma citação devido a uma reclamação trabalhista de um dos funcionários do referido restaurante. No caso em questão há responsabilidade de Larissa em relação a ação trabalhista? Justifique sua resposta.
No caso em questão há a responsabilidade de Larissa, pois mesmo que tenha retirado seu nome como sócia do restaurante, ela ainda é responsavel pelas dívidas trabalhistas, tributárias ou com fornecedores por um período de 24 meses.
3.(1,6 pontos) Maria trabalhou para a Distribuidora de Alimentos Mata Fome Ltda de 5/12/2018 a 30/08/2020 sem receber as verbas rescisórias ao final do contrato, na qual a empresa alegou dificuldades financeiras para justificar o não pagamento de tais verbas. Em razão disso, ele pretende ajuizar ação trabalhista e procurou você, como advogado(a). Sabe-se que a Distribuidora de Alimentos Mata Fome estava sob o controle e a direção da sócia majoritária, a Distribuidora Comida Legal Ltda. Você como advogado(a) de Maria tomaria que atitude para satisfazer o crédito de seu cliente? Indique o tipo de responsabilidade que a Distribuidora Comida Legal Ltda tem nessa questão.
Eu ajuizaria reclamção trabalhita em desfavor da majoritária Distribuidora Comida Legal Ltda, pois ela possui responsabilidade soldária com a Distribuidora de Alimentos Mata Fome Ltda de acordo com o art. 338 do Código comercial.
Sócrates faz jus aos direito trabalhistas previstos na CLT, pois presta servicos ao suermercado, pois jurisprudência do TST reconhece o vínculo de emprego, apesar de os Estatutos dos Policiais Militares não permitirem aos policiais ter outro emprego. O entendimento é pacificado pela Súmula 386 e também pelo artigo 3º, da CLT. De acordo com a CLT, toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a um empregador, mantendo uma relação de dependência e mediante um salário, é empregado. Estamos diantes de um trabalho proibido de acordo com a CLT.
4.(1,6 pontos) Sócrates é Policial Militar do Estado do Amapá. Seu regime de trabalho é realizado em escala de vinte e quatro horas de trabalho com setenta e duas horas de descanso. Nos dias de folga, atua como segurança de um supermercado por três dias na semana, no qual recebe salário pago mensalmente, além disso precisa cumprir jornada de 8 horas diárias. O Diretor da empresa passa todas as ordens e também lhe dá algumas atribuições diversas como arrumar mercadorias nas prateleiras. Sócrates não teve sua CTPS anotada pelo supermercado. No caso em questão quais seriam os direitos de Sócrates levando em consideração que ele é Policial Militar? Estamos diante de um caso de trabalho ilícito ou trabalho proibido?
5.(1,6 pontos) Vinícius possuía uma casa de campo, situada em região rural da cidade de Mazagão – AP, na qual costumava passar os finais de semana e as férias com a sua família. Para cuidar de algumas cabeças de gado destinadas à venda de carne e de leite ao mercado local, ele contratou Maurício que trabalhava com pessoalidade e subordinação, de segunda a sábado, das 11h às 21h, recebendo um salário mínimo mensal. Dispensado sem justa causa, ajuizou reclamação trabalhista em face de Vinícius, pedindo o pagamento de horas extras, de adicional noturno e dos respectivos reflexos nas verbas decorrentes da execução e da ruptura do contrato de trabalho. Alegou, também, que não era observada pelo empregador a redução da hora noturna. Diante dessa situação hipotética Maurício teria direito a pagamento de horas extras e de adicional noturno?
Nesta hipótese, Maurício teria sim direito às horas extras e adicional noturno, pois o art 58 da CLT afirma que o empregado não pode ultrapassar 8 horas de trabalho, mas ele fazia 10 horas diriamente. Qualquer trabalhador que tiver um trabalho à noite, considerando o período estipulado pela CLT (22h a 5h, no meio urbano) tem o direito de receber o adicional. A partir da Lei Complementar Nº 150 (de 1º de junho de 2015), os empregados domésticos também passaram a ter direito a este adicional
A propriedade do software ertence a empesa que o contartou, pois o empregado era remunerado para exercer tal função. As invenções realizadas até 1 ano após a extinção do vínculo empregatício podem ser consideradas de titularidade do emprega

Outros materiais