Buscar

ESTUDO BÍBLICO QUINTA FEIRA-IPB GILEADE A ESCRITURA E O EVANGELHO

Prévia do material em texto

Escritura e o evangelho (2Tm 3.16,17; Gl 1.8)
Existem duas conexões em especial entre a Escritura e o evangelho: o evangelho é a causa da revelação escriturística e o evangelho é um efeito da revelação da Escritura. Em outras palavras, o grande propósito eterno de Deus de redenção (que é expresso no evangelho) dá surgimento à Bíblia, e a Bíblia serve para realizar o propósito de Deus no evangelho.
Se pensarmos no evangelho, em termos amplos, como o bom propósito eterno de Deus de redimir um povo para si (lPe 2.9) e restaurar a sua criação caída (Rm 8.19-21), então essa “Boa Nova” precede e dá surgimento à revelação bíblica. Toda a Escritura é marcada por esse senso de ter sido gerada por alguma grande iniciativa divina. Neste sentido, o evangelho é uma causa da revelação bíblica. Conquanto a Escritura em si não seja o evangelho, toda a Escritura está relacionada ao evangelho, e o evangelho é a razão de fser da Escritura. O evangelho é a principal mensagem unificadora da Bíblia.
Por esta razão, o plano de Deus está por trás e traz à luz sua comunicação falada aos seres humanos, que é preservada na Escritura. Inerente à ideia de revelação está a ideia da intenção. Deus intenciona realizar alguma coisa pela revelação que ele faz de si. (Isaías 55.10-11).
Assim, Deus envia a sua palavra para realizar seu propósito eterno de redimir para si um povo, e Deus fala através de Isaías de ajuntar um povo para si com diz (Isaías 55.3-5).
Paralelo a esta verdade, o Novo Testamento com frequência declara claramente este propósito de revelação. Paulo escreve sobre o Antigo Testamento “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4). Esperança do quê? Esperança da plena redenção que o completar dos bons propósitos de Deus realizará (cf. Rm 8.18- 25). É por esta razão, diz Paulo, que Deus escreveu as Escrituras. 
A Escritura é essencial para a revelação do propósito e da atividade de Deus na redenção. Neste sentido, o evangelho é a causa da Escritura. 
Mas o evangelho, em pelo menos um sentido essencial, é também um efeito da revelação bíblica.

Continue navegando