Buscar

P.E ATV 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 
ACADÊMICA:Marciana do Sacramento Souza 
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
São definidas por Hitt, Ireland e Hoskisson (2008) como “as ações que uma empresa toma para obter vantagem competitiva selecionando e administrando um grupo de vários negócios que competem em vários mercados de produtos.” A diferença entre as estratégias no nível de negócios e as estratégias no nível corporativo são que as primeiras visam vantagem competitiva em um único negócio e que as segundas desejam o mesmo objetivo porém em vários negócios simultaneamente. (BARNEY; HESTERLY, 2001). Este deve ser o critério utilizado para optar pela melhor estratégia na empresa. Essas estratégias geralmente são utilizadas como forma de aumentas suas receitas e lucros através de novas posições estratégicas. São consideradas estratégias arriscadas uma vez que requerem uma utilização muito grande de recursos financeiros. 
INTEGRAÇÃO VERTICAL: Segundo Barney e Hesterly (2007) a integração vertical está baseada no conceito da cadeia de valor e consiste no número de etapas desta cadeia. Maior integração resulta de maior quantidade de etpas; menor integração resulta de menor quantidade de etapas.A integração vertical para trás significa que a empresa usa mais etapas que se referem ao inicio da cadeia (P&D, MKT antes, produção); a integração vertical para frente engloba mais etapas que se referem ao final da cadeia (logística, central de vendas).
OPORTUNISMO: Consiste na exploração desonesta de uma empresa em uma negociação. Utilizar a integração vertical neste caso minimiza o poder de negociação de fornecedores e compradores utilizando o conceito de investimento em transação específica. Investimento em transação específica: qualquer movimento numa troca que tem um valor significativamente maior na troca atual do que em quaisquer trocas alternativas.
CAPACIDADES DA EMPRESA: Dentro do conceito do ambiente interno, a integração vertical é recomendada nas atividades da cadeia de valor que possuam recursos raros, valiosos e difíceis de imitar; a integração deve ser evitada em atividades que não representem vantagem competitiva para a empresa.
FLEXIBILIDADE: 	Significa o quanto custa para uma empresa mudar suas decisões estratégicas e organizacionais.; Flexibilidade alta=custo baixo; flexibilidade baixa=custo alto. Neste sentido a integração vertical representa baixa flexibilidade, uma vez que altera as configurações iniciais da empresa e com isso, voltar atrás torna-se muito custoso. Ambientes de alta incerteza desfavorecem a integração vertical neste sentido.
A DESINTEGRAÇÃO VERTICAL:	Significa fazer o outsourcing de alguma atividade, motivado pela percepção de que o investimento em transação específica é muito alto.
 QUESTÕES
1. Qual das duas empresas está mais integrada verticalmente? Justifique.
a. A: mantém produção, vendas, financeiro e RH internamente e terceirizou o jurídico e o atendimento ao cliente.
b. B: mantém produção, vendas, jurídico e o atendimento ao cliente internamente e terceirizou o financeiro e o RH.
RESPOSTA: A empresa “A” está mais integrada verticalmente, ela mantém os processos que são específicos da empresa e terceirizou os processos que não tem ligação com os processos da empresa.
2. Posicione-se em relação à decisão de comprar ou vender nas situações abaixo. Justifique suas respostas.
A: Necessita de uma tecnologia nova e única para sua linha de produtos. Não existem tecnologias substitutas. Deve produzir essa tecnologia ou comprá-la? 
RESPOSTA: Por se tratar de algo que seja novo e único, a melhor opção é produzir para ter total domínio sobre a tecnologia desenvolvida.
B: Tem vendido seus produtos por meio de um distribuidor há algum tempo. Tornou-se líder de mercado. Esse distribuidor não foi capaz de se manter atualizado com a evolução da tecnologia e os clientes estão reclamando. A empresa deve manter o distribuidor atual ou começar a distribuir por conta própria? 
RESPOSTA: Para voltar a ter a confiança dos seus clientes e evitar reclamações, a melhor opção é voltar a distribuir por conta própria.
C: Fabricou seus próprios produtos por anos. Recentemente, um desses produtos passou a ser visto cada vez mais como uma commodity. Há vários concorrentes, mas sem o mesmo nome de marca que a empresa C. Ela deve continuar a fabricar estes produtos ou terceirizá-los para outras empresas? 
RESPOSTA: A melhor opção é terceirizar, assim evita briga com a concorrência, e pode ocupar o tempo no desenvolvimento de novos produtos.
D: A empresa está convencida de que certo tipo de tecnologia possui um potencial econômico real. Não sabe com certeza qual versão dessa tecnologia dominará o mercado. Atualmente existe 8 versões concorrentes dessa tecnologia, mas apenas uma dominará o mercado de maneira definitiva. Deve investir sozinha nessas 8 tecnologias, ou em apenas uma delas ou firmar parcerias com outras empresas que estão investindo nessas tecnologias diferentes? RESPOSTA: Ela deve firmar parcerias, já que do ponto de vista econômico é inviável investir em uma tecnologia onde existam outras concorrentes.

Outros materiais