Buscar

Wankel tab

Prévia do material em texto

Nome: Cicero de jesus Souza
RA: C6829D-1
Turma: 09/EM9Q12
Engenharia Mecânica
Disciplina: Sistemas Fluidotérmicos
Motor Wankel
 A maioria dos motores que equipam a maior parte dos veículos, são conhecidos como motores alternativos, por que o movimento de sobe e desce dos pistões dentro dos cilindros são alternados. Para que esses motores funcionem perfeitamente eles necessitam de várias outras peças moveis: pistões, biela, anéis, pinos, válvulas e varia outras. Aumentando o tamanho e peso do motor. Em 1924, o engenheiro alemão Félix Wankel começou a pensar em um tipo diferente de motor que, ao invés de utilizar o mesmo sistema de pistões subindo e descendo, tinha um sistema que o motor simplesmente girava.
 Esse tipo de motor dispensava várias peças que eram utilizadas pelo propulsor alternativo. Para a época, foi uma grande proposta pois resultava em um motor mais compacto, eficiente e leve. Que foi batizado com o nome do criador (wankel) e em 1933 foi oficialmente patenteado. Esse motor rotativo wankel também possui os mesmos tempo de um motor comum (admissão, compressão, explosão e escape) porem ao invés de executar os movimentos de sobe e desce do pistão ele girava.
 Esse novo propulsor tem uma particularidade em relação a sua cilindrada: nos motores alternativos a capacidade cúbicas de cada pistão dentro do cilindro em um ciclo é somada, no motor Wankel o ciclo de admissão e feito enquanto as outras partes do triangulo já completam compressão, explosão e escapamento. Devido a isso, por isso era dito que cada triângulo era equivalente a um motor comum de três cilindros, por que todos os ciclos eram executados ao mesmo tempo.
 Esses motor rotativo possuía particularidades com um motor de dois tempo, que faziam admissão e escape pelas janelas e era lubrificado pela mistura óleo/gasolina ou pela pulverização automática de óleo através da admissão. As principais vantagem desse motor rotativo, e a menor quantidade de peças que ele possuía que o tornavam mais leves, além das vibrações serem menores e em seu funcionamento ele era mais suave e silencioso. Também possuía desvantagem consideráveis que o fizeram não ter tanto sucesso, que era o consumo de combustível, emitia bastante poluentes e a vedação falhava entre os ciclos que é realizada nas pontas dos triângulos.
 Esse tipo de motor fazia bastante sucesso antigamente, quando as leis de emissão de poluentes e o consumo de combustível não eram tão importantes, no Brasil apenas o modelo Mazda RX- 7 foi vendido com essa tecnologia, o restante eram trazidos por importadores. O Mazda Rx-8 foi o último carro equipado com o motor Wankel e foi fabricado em 2012.
Bibliografia
Motor rotativo Wankel disponível em:
https://autotalk.com.br/edicao38/

Continue navegando