Buscar

Psicologia Social: Conceitos e Desafios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PARTE 01- TRABALHO EM GRUPO
Pode ser individual, em dupla, trio ou quarteto - Valor 5,00
Ler o capítulo “psicologia social” do livro “Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia” de Ana Mercês Bahia Bock & Outros (disponível nos arquivos do Microsoft teams na aula de psicologia social)
O grupo deve ler, debater e responder as questões ao final do capítulo (e que estão transcritas abaixo, transcreva-as também para seu trabalho)
Questões
1. Como Aroldo Rodrigues define a Psicologia social? 
2. O que é percepção social? E comunicação?
3. O conhecimento da atitude garante uma previsão do comportamento?
Explique.
4. O que é processo de socialização?
5. O que significa aprender papéis sociais?
6. Quais as principais críticas que são feitas hoje à Psicologia social? 
7. Quais os conceitos que estão sendo desenvolvidos numa nova
Psicologia social?
8. Para a nova Psicologia social, o homem é um ser social que está em
permanente movimento. Como você compreende essa concepção?
_____________________________________________________________________________
Colocar o nome de todos do grupo em cada arquivo individual. Postar no campo trabalhos do sia/sava até terça 06/10/2020 às 0h
Nesta matéria não é para postar prova/trabalho no Microsoft teams. 
No horário da aula o professor estará online para responder dúvidas e confirmar os documentos já recebidos. 
O trabalho deverá ser enviado no mesmo arquivo que a AVALIAÇÃO AV1 que está abaixo.
A AV1 é uma avaliação individual, respostas iguais anulam a questão. Faça de acordo com o que você leu, assistiu nas aulas e pesquisou. O trabalho da primeira parte, este sim, pode ter respostas iguais entre os membros do grupo. 
Para realizar a prova abaixo você vai utilizar os slides, as discussões em sala de aula, suas pesquisas (em fontes confiáveis como scielo e pepsic) e os textos disponibilizados nos arquivos do teams: “A perspectiva histórica da subjetividade: uma exigência para la Psicologia atual” de Ana Mercês Bahia Bock e “Para uma Caracterização da Psicologia Social Brasileira” de Leonardo Pinto de Almeida. 
É importante que o aluno que a inda não realizou o “avaliando a aprendizagem” da disciplina o faça o quanto antes. Acessar no sia/sava o campo de “avaliações” e selecionar o “avaliando a aprendizagem”. Link https://simulado.estacio.br/alunos/inicio.asp 
_____________________________________________________________________________
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL II/MANHÃ
05/10/2020
Valor 5,0
Nome/matrícula:
Questão 01- (ENADE 2018) “É triste! As pessoas passam de ônibus... pessoal de carro não olha muito... e ficam olhando e pensam: rapaz novo, em fila de albergue, tomando sopa... é vagabundo! Eles analisam assim. Pensam que amanhã a gente vai sair e vai roubar. Todo pessoal de albergue é injustiçado. Pensam que é ladrão, drogado, estuprador. A gente fica condenado. Quando a gente vê, tem sempre umas pessoas olhando. Por dentro, a gente fica magoado.” – depoimento de um morador de rua. Estudos sobre a representação que a população faz das pessoas em situação de rua mostram que há uma tendência a percebê-las como vagabundas, sujas, loucas, perigosas e coitadas. Dessas tipificações emergentes resultam atitudes que vão da total indiferença à hostil violência física. Tal conhecimento compartilhado materializa-se nas relações sociais desses indivíduos, servindo como material simbólico utilizado para a constituição de suas identidades. (MATTOS, R. M.; FERREIRA, R. F. Quem vocês pensam que (elas) são? representações sobre as pessoas em situação de rua. Psicologia & Sociedade, v. 16, n. 2, p. 47-58, maio/ago. 2004) (adaptado). 
Nesse contexto, faça o que se pede nos itens a seguir. 
a) Apresente uma estratégia direcionada à modificação das representações sociais acerca das pessoas em situação de rua (1,0 ponto). 
b) Apresente uma estratégia de intervenção dirigida às pessoas em situação de rua no que diz respeito ao enfrentamento do sofrimento decorrente das representações sociais acerca de sua condição de vida. (1,0 ponto) 
*as estratégias são criadas por você, que pode se inspirar e ter como pistas projetos sociais já em andamento e que foram publicados. 
Questão 02- Estigma social é definido enquanto marca ou sinal que designa o seu portador como desqualificado ou menos valorizado, ou segundo a definição de Erving Goffman: “a situação do indivíduo que está inabilitado para aceitação social plena” (GOFFMAN, 2004, p.04) (...) Esse processo é perverso porque a identidade atribuída por um grupo a um indivíduo ou grupo social pode passar a identidade que este mesmo grupo se auto atribui. A normatividade imposta para a ser naturalizada, o que faz com que facilmente o grupo estigmatizado aceite posições inferiores de status social devido a internalização da categoria que lhe é imposta. (ARAUJO, 2015). 
Os estereótipos são pressupostos ou rótulos sociais, criados sobre características de grupos para moldar padrões sociais. Um estereótipo se refere a certo conjunto de características que são vinculadas a todos os membros de um determinado grupo social. É, portanto, uma generalização e uma simplificação que relaciona atributos gerais a características coletivas como idade, raça, sexo, sexualidade, profissão, nacionalidade, região de origem, preferências musicais, comportamentos, etc. Os estereótipos funcionam também como modelos que pressupõem e impõem padrões sociais esperados para um indivíduo vinculado à determinada coletividade. Os estereótipos são reproduzidos culturalmente e interferem (grade parte das vezes inconscientemente) nas relações sociais. Atualmente, os meios de comunicação e informação possuem um importante papel de reforçar (ou desconstruir) os estereótipos (GUERRA, 2014).
Pensando nas definições de estigma e estereótipos, apresente exemplos desses conceitos nos processos sociais da atualidade (1,0 ponto). 
Questão 03 “A colonização do Brasil, por Portugal, foi caracterizada fundamentalmente pela exploração, o que exigiu a construção de um forte aparelho repressivo. As idéias psicológicas produzidas neste período, por representantes da igreja ou intelectuais orgânicos do sistema português, terão a marca do controle. Vamos encontrar produções que buscam aumentar o controle sobre as mulheres, as crianças e os indígenas”. (BOCK, 2004 p. 01)
a) A partir do texto crie hipóteses e exemplos de como a colonização por exploração ocorrida no Brasil pode influenciar os processos subjetivos e sociais na atualidade? (1,0 ponto) 
Questão 04 “Enquanto a Psicologia social cognitiva se baseava em uma perspectiva naturalizante e dicotômica, valendo-se do método experimental e da neutralidade do investigador em suas análises das relações interpessoais e dos fatores sociais no indivíduo, a psicologia social brasileira (socio-histórica) se fundamentava no método do materialismo dialético, visando ao compromisso social” (ALMEIDA, 2012 p. 132).
a) Segundo o texto existem grandes diferenças entre a psicologia social cognitiva, de origem estadunidense e a psicologia social brasileira (baseada na abordagem sócio-histórica). (1,0 ponto)

Continue navegando