Buscar

EX 2 Direito Social e Trabalhista

Prévia do material em texto

Podemos dizer que o Direito do Trabalho tem algumas funções específicas do seu ramo do Direito, sendo que as principais funções são: normativa, tutelar e social. No entanto, alguns teóricos acrescentam as funções: econômica, coordenadora e conservadora.
Correlacione cada função da primeira coluna de acordo com a descrição da segunda coluna:
(1) Função Normativa:
(2) Função Tutelar:
(3) Função Social:
(4) Função Econômica:
(5) Função Coordenadora:
(6) Função Conservadora:
( )Tem a função de disciplinar a economia, agindo como instrumento da política econômica.
( ) O Estado é um agente opressor que impõe sua vontade por meio da legislação trabalhista, retirando a liberdade do trabalhador, ou seja, o Estado retiraria do trabalhador a capacidade de decisão diante do seu emprego
( )Protege o hipossuficiente; este que é a parte mais frágil economicamente na relação de trabalho, o empregado.
( )Age na solução dos conflitos trabalhistas, atua, ao mesmo tempo, para assegurar a paz em sociedade.
( )Pelo fato de que estabelece uma legislação que rege tanto as relações de trabalho quanto as soluções de controvérsia ou conflitos advindos dessas relações.
( ) Coordena os interesses entre o capital e o trabalho, ao invés de coordenar a relação entre trabalhador e empregador.
A - 1, 2, 3, 6, 4, 5
B - 2, 3, 1, 5, 4, 6
C - 2, 6, 1, 3, 4, 5
D - 4, 2, 5, 1, 3, 6
E - 4, 6, 2, 3, 1, 5check_circleResposta correta
O empregado, ou trabalhador, é pessoa física que presta serviço de natureza contínua mediante salário, segundo o art. 3º da CLT. Na CLT, a definição de empregador se encontra no seu art. 2º: “[...] a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica,admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços”.Analise as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação aos direitos e obrigação do empregado.
( ) Jornada de trabalho corresponde ao tempo em que o empregado deve prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador.
( ) Horas extras correspondem a horas extras aquelas trabalhadas além da jornada contratual de trabalho.
( ) Após o período de 12 meses de trabalho, todo o trabalhador passa a ter direito a um período de até 30 dias para descanso e lazer, sem deixar de receber seu salário.
( ) Abono de férias corresponde ao direito que o trabalhador possui de vender um terço de suas férias ao empregador para receber o correspondente a esses dias em dinheiro.
( ) No período da jornada de trabalho, o trabalhador tem direito a intervalos para repouso, descanso e alimentação.
A - F, F, V, F, V
B - F, F, V, F, V
C - F, V, F, V, F
D - V, F, V, F, V
E - V, V, V, V, Vcheck_circleResposta correta
Correspondem a horas extras aquelas trabalhadas além da jornada contratual de trabalho. Desta forma, se a jornada for de 4, 6 ou 8 horas, todas as excedentes deverão ser pagas como extras. Leia as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F sob a luz do Art. 59 da CLT:
( ) A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.
( ) Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho deverá constar, obrigatoriamente, a importância da remuneração da hora suplementar, que será, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) superior à da hora normal.
( ) Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.
( ) Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, fará o trabalhador jus ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão.
( ) Os empregados sob o regime de tempo parcial não poderão prestar horas extras.
A - F, F, V, F, V
B - F, F, V, F, V
C - F, V, F, V, F
D - V, F, V, F, V
E - V, V, V, V, Vcheck_circleResposta correta
O Direito do Trabalho é o ramo do Direito que regula as relações de trabalho subordinado por meio das normas jurídicas específicas. Estas, por sua vez, determinam os sujeitos e as organizações, e tem como finalidade a proteção da atividade e da estrutura desse trabalho caracterizado como subordinado. Donato (1979) adota uma definição objetiva para o Direito do Trabalho ao afirmar que é o “[...] corpo de princípios e de normas jurídicas que ordenam a prestação do trabalho subordinado ou a este equivalente, bem como as relações e os riscos que dela se originam”. Podemos dizer que o Direito do Trabalho tem algumas funções específicas do seu ramo do Direito, sendo que as principais funções são: normativa, tutelar e social. Sobre as funções normativa, tutelar e social, analise as afirmações a seguir:
I. O Direito do Trabalho tem função normativa pelo fato de que estabelece uma legislação que rege tanto as relações de trabalho quanto as soluções de controvérsia ou conflitos advindos dessas relações.
II. O Direito do Trabalho tem função tutelar porque protege o hipossuficiente; este que é a parte mais frágil economicamente na relação de trabalho, o empregado. O Estado agiria impossibilitando o abuso do trabalho humano. Esta tutela decorre de leis e normas trabalhistas, ou seja, das fontes de Direito do Trabalho em geral.
III. O Direito do Trabalho tem função social, pois, agindo na solução dos conflitos trabalhistas, atua, ao mesmo tempo, para assegurar a paz em sociedade. Os autores que defendem que o Direito do Trabalho tem função social excluem a possibilidade de ele ter função econômica.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que descrevem corretamente as funções do Direito do Trabalho.
A - Apenas a afirmativa I é verdadeira.
B - Apenas a afirmativa III é verdadeira.
C - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
D - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
E - As afirmativas I, II e III são verdadeiras.check_circleResposta correta
O 13º Salário surgiu inicialmente como uma gratificação espontânea que as empresas pagavam aos empregados no final de cada ano. O benefício se tornou obrigatório a partir de 1962, por meio da Lei no 4.090/62, mantida pela Constituição Federal de 1988.
Analise as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação a gratificação do 13º Salário.
( ) Art. 1º - No mês de Janeiro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus. § 1º - A gratificação corresponderá a 1/12 avos da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente.
( ) § 2º - A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho será havida como mês integral para os efeitos do parágrafo anterior.
( ) § 3º - A gratificação será proporcional: I - na extinção dos contratos a prazo, entre estes incluídos os de safra, ainda que a relação de emprego haja findado antes de dezembro; e II - na cessação da relação de emprego resultante da aposentadoria do trabalhador, ainda que verificada antes de dezembro.
( ) Art. 2º - As faltas legais e justificadas ao serviço não serão deduzidas para os fins previstos no § 1º do art. 1º desta Lei.
( ) Art. 3º - Ocorrendo rescisão, sem justa causa, do contrato de trabalho, o empregado receberá a gratificação devida nos termos dos parágrafos 1º e 2º do art. 1º desta Lei, calculada sobre a remuneração do mês da rescisão.
A - F, F, V, F, V
B - F, V, F, V, F
C - F, V, V, V, Vcheck_circleResposta correta
D - V, F, V, F, V
E - V, V, V, V, V
Sobre Direitos e obrigações dos trabalhadores, podemos dizer que o empregado, ou trabalhador, é pessoa física que presta serviço de natureza contínua mediante salário,segundo o art. 3o da CLT. Delgado (2010) define empregado como: “[...] toda pessoa natural que contrate, tácita ou expressamente, a prestação de seus serviços a um tomador, a este efetuados com pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e subordinação”. Podemos dizer que empregado é o destinatário da tutela exercida pelo Estado, sendo o hipossuficiente na relação trabalhista e que presta serviço subordinado. O empregado é o principal elemento para o Direito do Trabalho, pois a ele é destinado grande parte das normas de proteção que constituem este ramo do Direito, sendo que algumas delas são:
1. Férias.
2. Abono de férias.
3. Adicional noturno.
4. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Relacione as normas do Direito do Trabalho, de proteção ao empregado, acima, com suas respectivas descrições abaixo e depois selecione a alternativa que indica a sequência correta de preenchimento:
(___) Após o período de 12 meses de trabalho, todo o trabalhador passa ater direito a um período de até 30 dias para descanso e lazer, sem deixar de receber seu salário.
(___) Foi instituído na década de 1960 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Desta forma, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos seus empregados, e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário do funcionário.
(___) Corresponde ao direito que o trabalhador possui de vender um terço de suas férias ao empregador para receber o correspondente a esses dias em dinheiro.
(___) Quando o trabalho urbano é realizado à noite, em horário compreendido entre 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte, o empregado tem direito a receber uma compensação, tanto em horas como em salário, pelo seu trabalho.
Assinale a alternativa correta:
A - 1, 4, 2, 3.check_circleResposta correta
B - 1, 4, 3, 2.
C - 2, 1, 3, 4.
D - 3, 2, 1, 4.
E - 4, 1, 2, 3.
O Direito do Trabalho relaciona-se com outros ramos do Direito, como o Direito Previdenciário, o Direito Civil, o Direito Internacional, o Direito Penal, entre outros. Até mesmo na Constituição Federal, em seu art. 7º, estabelece as garantias mínimas dos trabalhadores urbanos e rurais visando uma melhoria da sua condição social. A emenda constitucional 45/04 alterou o texto original, gerando uma nova redação no art. 114 da Constituição Federal de 1988, definindo a competência da Justiça do Trabalho para processar e julgar, caso haja o não cumprimento da lei entre empregados e empregadores.
Sobre o que dispõe o art. 114 da Constituição Federal de 1988, referente aos conteúdos trabalhistas que são analisados pela Justiça Especializada do Trabalho, analise as afirmações a seguir:
I. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
II. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações que envolvam exercício do direito de greve.
III. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores.
IV. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que descrevem corretamente o que dispõe o art. 114 da Constituição Federal de 1988, referente aos conteúdos trabalhistas que são analisados pela Justiça Especializada do Trabalho.
A - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
B - Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
C - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
D - Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
E - As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.check_circleResposta correta
Sobre os direitos e obrigações do empregador, o empregador tem deveres com os seus trabalhadores e usufruem de direitos a partir do momento em que o contrato de trabalho entra em vigor até ao seu termo. Conforme aprendemos com Delgado (2010), a característica de assunção de riscos do empreendimento ou do trabalho consiste na circunstância de impor a ordem jus-trabalhista à exclusiva responsabilidade do empregador, em contraponto aos interesses obreiros oriundos do contrato pactuado, os ônus decorrentes de sua atividade empresarial ou até mesmo do contrato empregatício celebrado. Por tal característica, em suma, o empregador assume os riscos da empresa, do estabelecimento e do próprio contrato de trabalho e sua execução. Na CLT, no art. 10, esclarece que: “Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados”.
Dos direitos e obrigações do empregador e o que consta no art. 462 da CLT sobre salário, analise as afirmações a seguir:
I. Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
II. Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.
III. É vedado às empresas limitar, por qualquer forma, a liberdade dos empregados de dispor do seu salário.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que descrevem corretamente sobre direitos e obrigações do empregador e o que consta no art. 462 da CLT sobre salário.
A - Apenas a afirmativa I é verdadeira.
B - Apenas a afirmativa III é verdadeira.
C - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
D - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
E - As afirmativas I, II e III são verdadeiras.check_circleResposta correta
O Direito do Trabalho é considerado essencialmente de natureza privada, mas com o crescimento do domínio do Estado passou-se a admitir também uma natureza pública incorporada a ele, pois, no âmbito estatal, surgem os conjuntos normativos de natureza pública por meio dos atos e interesses públicos, como a previdência social e normas que regulam o trabalho em geral, sendo que estas são reguladas pelo próprio Estado. Podemos entender Direito do Trabalho como o conjunto de princípios, normas, leis e instituições que regem as relações do trabalho subordinado. Os sujeitos do Direito do Trabalho são o ________________________ e o ____________________________, como disposto no art. 3o da CLT, enquanto que o objeto do Direito do Trabalho é a relação de trabalho entre o______________________ e o_____________________________.
Assinale abaixo a alternativa que contém as palavras, que em sequência, completam corretamente as lacunas do texto:
A - Direito Público, Direito Privado, Empregado, Empregador.
B - Empregado, Direito do Trabalho, Empregador, Direito Público.
C - Empregado, Direito Público, Empregador, Direito do Trabalho.
D - Empregado, empregador, Direito Público, Direito Privado.
E - Empregado, empregador, empregado, empregador.check_circleResposta correta
Quando se trata das relações trabalhistas, proteger o hipossuficiente (o empregado) que é a parte mais frágil economicamente na relação de trabalho, o Estado age impossibilitando o abuso do trabalho humano. Qual das alternativas abaixo se refere o conceito acima?
A - Função coordenadora.
B - Função econômica.
C - Função normativa.
D - Função social.
E - Função tutelar.check_circleResposta correta
Os princípios fundamentais de Direito do Trabalho asseguram a existência deste ramo do Direito, pois seus princípios regulam a força de poder entre as partes no contrato de trabalho e durante seu desenvolvimento. Podemos entender por princípios, no âmbito do Direito, uma espécie de enunciado lógico que serve como base ou condição de validade para os demais enunciados que compõem o Direito. Segundo Nascimento (2011), “os princípios estão no ordenamento jurídico caracterizando-se como valores que o direito reconhece, dos quais as regras jurídicasnão se devem afastar para que possam cumprir adequadamente nos seus fins”.
Alguns dos mais importantes princípios jus-trabalhistas indicados pela doutrina segundo Delgado (2010), são:
1. Princípio da Proteção.
2. Princípio da Norma Mais Favorável.
3. Princípio da Imperatividade das Normas Trabalhistas.
4. Princípio da Indisponibilidade dos Direitos Trabalhistas.
Relacione os quatro princípios de Direito do Trabalho, acima, com suas respectivas descrições abaixo e depois selecione a alternativa que indica a sequência correta de preenchimento:
(___) Este princípio se refere ao critério fundamental que orienta o Direito do Trabalho, pois este, em vez de inspirar-se em um propósito de igualdade, responde ao objetivo de estabelecer um amparo preferencial a uma das partes: o trabalhador. Ou seja, esse princípio tem por desígnio o amparo do empregado, que é a parte mais frágil na relação de emprego.
(___) Este princípio é conceituado por Delgado (2010) de forma que: “[...] traduz a inviabilidade técnico-jurídica de poder o empregado despojar-se, por sua simples manifestação de vontade, das vantagens e proteções que lhe asseguram a ordem jurídica e o contrato”.
(___) Este princípio dá obrigatoriedade e imperatividade às normas trabalhistas em relação a outras normas. Segundo esse princípio, não pode haver transações ou renúncia em relação às normas trabalhistas, salvo se houver previsão nos arts. 9º, 444 e 468 da CLT.
(___) Este princípio impõe ao jurista o dever de aplicar ao caso a medida que mais favorece ao trabalhador. Neste sentido, Süssekind et al.(1997) nos ensinam que: “[...] independentemente da sua colocação na escala hierárquica das normas jurídicas, aplica-se, em cada caso, a que for mais favorável ao trabalhador”.
Assinale a alternativa correta:
A - 1, 4, 2, 3.
B - 1, 4, 3, 2.check_circleResposta correta
C - 2, 1, 3, 4.
D - 3, 2, 1, 4.
E - 4, 1, 2, 3.
De acordo com a legislação trabalhista, considerando os Direitos e obrigações dos trabalhadores e empregadores, analise os conceitos abaixo e correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira coluna conceituando seu significado no âmbito trabalhista.
(1) Licença-maternidade, ou licença-gestante:
(2) Licença-paternidade:
(3) Adicional noturno:
(4) Repouso Semanal:
(5) Abono salarial do Programa de Integração Social (PIS):
( ) Direito do homem de afastar-se do seu trabalho para auxiliar a mãe de seu filho, sem prejuízo em seu salário.
( ) Corresponde a um salário mínimo pago anualmente ao trabalhador pelo Governo Federal.
( ) Realizado à noite, em horário compreendido entre22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte.
( ) Benefício previdenciário, garantido pela Constituição Federal, que concede à mulher que deu à luz,ou adotou criança, licença remunerada de 120 dias.
( ) Corresponde à medida sócio recreativa que visa a recuperação física e mental do empregado.
A - 1, 2, 3, 4, 5
B - 2, 1, 3, 4, 5
C - 2, 3, 1, 5, 4
D - 2, 5, 3, 1, 4check_circleResposta correta
E - 3, 2, 1, 5, 4
Sobre Direitos e obrigações dos trabalhadores, podemos dizer que o empregado, ou trabalhador, é pessoa física que presta serviço de natureza contínua mediante salário, segundo o art. 3º da CLT. Delgado (2010) define empregado como: “[...] toda pessoa natural que contrate, tácita ou expressamente, a prestação de seus serviços a um tomador, a este efetuados com pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e subordinação”. Podemos dizer que empregado é o destinatário da tutela exercida pelo Estado, sendo o hipossuficiente na relação trabalhista e que presta serviço subordinado. O empregado é o principal elemento para o Direito do Trabalho, pois a ele é destinado grande parte das normas de proteção que constituem este ramo do Direito, sendo que algumas delas são:
1. Jornada de trabalho.
2. Salário e remuneração.
3. 13º Salário.
Relacione as normas do Direito do Trabalho, de proteção ao empregado, acima, com suas respectivas descrições abaixo e depois selecione a alternativa que indica a sequência correta de preenchimento:
(___) É um benefício obrigatório a ser pago a todo empregado, no mês de dezembro de cada ano, como uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus.
(___) Corresponde ao tempo em que o empregado deve prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador. Segundo a Constituição Brasileira, este período pode ser de, no máximo,8 horas diárias ou 44 horas semanais, salvo limite diferenciado em acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.
(___) É a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do País, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte.
Assinale a alternativa correta:
A - 1, 2, 3.
B - 1, 3, 2.
C - 2, 1, 3.
D - 3, 1, 2.check_circleResposta correta
E - 3, 2, 1.
Podemos dizer que o Direito do Trabalho tem algumas funções específicas do seu ramo do Direito, e embora existam outras, são apontadas três principais:
A - Função econômica, função coordenadora e função conservadora.
B - Função econômica, função tutelar e função conservadora.
C - Função econômica, função tutelar e função social.
D - Função normativa, Função econômica e função coordenadora.
E - Função normativa, função tutelar e função social.check_circleResposta correta

Continue navegando