Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Fundamentos do Treinamento Desportivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos do Treinamento Desportivo (LEF105)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655826) ( peso.:4,00)
	Prova:
	24497802
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O desenvolvimento da agilidade deve ser enfatizado no treinamento durante a infância e a puberdade. Três componentes principais são importantes para o treinamento da agilidade, o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, a capacidade de mudar de direção em velocidade e o treinamento da agilidade reativa. Disserte sobre as diretrizes para o treinamento da agilidade.
	Resposta Esperada:
Intensidade: a maior parte dos exercícios de agilidade deverão ser em alta intensidade, com exceção para aqueles que o objetivo é aprender a tarefa. Recomenda-se uma intensidade de 80-95% do máximo individual de cada menino ou menina. Os alunos deverão aplicar o máximo de força dinâmica contra o solo. A duração dos treinos deve ser de acordo com os sistemas de produção de energia. Anaeróbio alático com esforços máximos e curtos de 5-10s e recuperação de 1 a 2 minutos. Anaeróbio lático com durações de 20-60s numa alta intensidade e intervalo de recuperação de 2-3 minutos. A seleção dos exercícios deve ser de acordo com o principal componente objetivado a desenvolver (por exemplo, mudança de direção) e respeitando o desenvolvimento maturacional.
	2.
	As vias metabólicas de produção de energia participam em maior ou menor grau na produção de energia durante o exercício. Os exercícios que dependem majoritariamente do metabolismo anaeróbio são caracterizados por esforços intensos e de curta duração. O metabolismo anaeróbio pode ser dividido em alático e lático. Disserte sobre as possibilidades de treinamento da aptidão anaeróbia.
	Resposta Esperada:
É possível pensar o treinamento anaeróbio com o foco em desenvolver a potência anaeróbia (sistema ATP-CP) ou a capacidade anaeróbia (treinamento da via glicolítica). O treinamento vai depender da realidade de cada modalidade e das características dos esforços realizados em determinado esporte. O treinamento para a potência anaeróbia deve ser baseado em esforços bem curtos, por exemplo de 5-10s com recuperação passiva entre 30 a 60s, para ativar ao máximo a via do ATP-CP com uma menor participação do anaeróbio lático. Para o treinamento da capacidade anaeróbia, são recomendados estímulos com maior duração entre 30-60s, ou estímulos menores e repetidos como, por exemplo sprints repetidos. Este tipo de treinamento vai sobrecarregar a via anaeróbia lática e gerar uma alta acidose. A recomendação de intervalo passivo fica em torno de 3 a 5 minutos. É preciso lembrar que é recomendado intercalar sessões de baixa intensidade entre as sessões de treinamento anaeróbio.
Parte inferior do formulário

Outros materiais