Buscar

Neonatologia e Obstetrícia: Cuidados com o Recém-Nascido e a Mulher

Prévia do material em texto

NEONATOLOGIA E OBSTETRÍCIA
O neonatologista é o pediatra com formação específica para atendimento de recém-nascidos (RN), prematuros ou não. Devido a várias peculiaridades fisiológicas desta fase, ter um profissional de neonatologia que entenda os agravos e saiba como tratar adequadamente minimiza sequelas e diminui a mortalidade.
A área tem avançado muito nos últimos anos, com maior compreensão do recém-nascido, desenvolvimento de melhores equipamentos, novos medicamentos e boas práticas da terapia nutricional. Desta forma, os chamados RNs, principalmente aqueles considerados prematuros extremos, passaram a ter maiores chances de sobrevivência com menores sequelas.
 Discutir o diagnóstico, prognóstico e planejamento de alta com os pais e/ou responsáveis durante todo o período de internação. Também trabalhar para que as UTIs neonatais possam garantir o atendimento adequado aos bebês, mas também os cuidados progressivos e ambulatoriais.
Os enfermeiros têm papel importante no atendimento ao RN e aos seus pais. Além do papel de cuidadores durante todo o período de permanência do recém-nascido na unidade, têm grande influência na presença e na participação dos pais nos cuidados dispensados aos seus filhos. Além disso, a oportunidade e a responsabilidade de serem educadores durante a internação e preparar os pais para o cuidado domiciliar. É importante o reforço de atitudes e procedimentos, especialmente dos profissionais de saúde em relação à permanência e participação dos pais nos cuidados nas UTIs e após a alta.
Obstetrícia: é uma formação de nível superior com foco na saúde e no cuidado da mulher antes e durante a gravidez, no parto e no pós-parto. Essa formação tem disciplinas em comum com o curso de enfermagem, mas o graduado não precisa fazer uma especialização para atuar na área.
No Brasil, há cursos de obstetrícia de nível superior e pós-graduação.
Bacharelado em Obstetrícia: segundo o MEC, há 5  cursos de bacharelado em obstetrícia em atividade no país, todos presenciais, sendo 4 de Enfermagem e Obstetrícia e 1 em Obstetrícia.
Licenciatura em Obstetrícia: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece o único curso de licenciatura em obstetrícia do país, com boa avaliação pelo MEC. O curso tem nota 4 em Conceito Preliminar do Curso, Conceito do Curso e Enade, sendo que a nota máxima é 5.
Os cursos de bacharelado em Obstetrícia e de Enfermagem e Obstetrícia duram em média quatro anos.
A grade curricular varia de acordo com a instituição. No curso de Obstetrícia da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, os alunos devem cumprir um ciclo básico que compreende disciplinas específicas do curso, formação geral e formação científica. Após esse período, são oferecidas disciplinas de ciências biológicas, ciências humanas, sociais e da saúde, bem como técnicas e procedimentos ligados ao cuidado da mulher e do recém-nascido e à assistência da família.

Continue navegando