A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Simulados Cultura Brasileira

Pré-visualização | Página 7 de 8

seus membros. O cidadão do mundo é o cidadão público, em um mundo que se transformou em Global, e que virtualmente é um espaço pequeno onde todos estão em qualquer lugar. Este cidadão, dotado de informação e conhecimentos, é entendido como um sujeito capaz de interferir no mundo, e participa, cotidianamente, deste mundo.
	4a Questão
	
	
	
	¿A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes¿.
(Disponível em: Mundo educação/ Globalização)
A leitura do texto  acima ajuda você a compreender que:
I. a globalização é um processo ideal para garantir o acesso a bens e serviços para toda a população.
II. a globalização é um fenômeno econômico e, ao mesmo tempo, cultural.
III. a globalização favorece a manutenção da diversidade de costumes.
IV. filmes, programas de TV e música são mercadorias como quaisquer outras.
 Destas afirmativas estão corretas:
	
 
	II e IV apenas.
Explicação: Apenas sentenças II e IV estão corretas.
	5a Questão
	
	
	
	No conceito de mundialização há uma correlação, no plano global,  embora não imediata, entre:
		
	 
	 Economia e cultura
Explicação:
Embora não imediata, há, no conceito de mundialização uma correlação, no plano global, entre economia e cultura. Essa correlação, junto com o avanço tecnológico,  é pressuposto para se compreender tal processo.
	6a Questão
	
	
	
	Para entender o Brasil
Gabriel, o Pensador
Eu não entendo o Brasil. Por mais que eu possa pensar sobre o Brasil ou até mesmo pensar que eu entendo o Brasil, eu continuo pensando que não entendo o Brasil. Pensando bem, eu acho que o Brasil também não se entende, se é que você me entende. Será que o Brasil me entende? Pelo menos, eu vou tentar ser menos complicado do que ele, porque eu é que daqui a pouco não entendo mais nada. /.../ Ah, como seria bom se tivessem me ensinado a História do Brasil e as histórias e estórias de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Antônio Conselheiro e tantas outras! Quem me dera ter aprendido sobre as ditaduras, golpes e contragolpes, algumas noções básicas sobre política, e quem sabe até economia, desde pequeno, em vez de decorar um monte de datas e nomes de capitanias hereditárias... Sempre passei de ano direto, entre os melhores da classe, mas agora eu entendo que na verdade não entendia nada e não entendo até hoje. Não sei se sou ignorante por falta de estudo e informação ou excesso de mau estudo e má informação. (In AGUIAR, Luis Antonio (org.). Para entender o Brasil. São Paulo: Alegro, 2001.)
 Pela visão de Gabriel, o Pensador, pode-se depreender que:
	
 
	No Brasil, a cidadania não está ao alcance de todos e estudar em "bons" colégios não garante muita coisa.
	7a Questão
	
	
	
	  
Para responder a questão abaixo, leia atentamente o texto abaixo, extraído do discurso proferido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após vencer as eleições pela primeira vez, em outubro de 2002.
¿Queria dizer para vocês que a responsabilidade de governar é muito grande. /.../ eu quero me dirigir à comunidade internacional. Acho que o Brasil pode jogar um papel extraordinário nesse continente americano, para que possamos construir um mundo efetivamente de paz, onde os países possam crescer economicamente e possam crescer do ponto de vista social para todo o seu povo. E farei o que estiver ao alcance do presidente da República do Brasil para que a paz seja uma conquista definitiva do nosso continente.¿ (Folha de S. Paulo, 27/10/2002)
 
Nota-se que uma das preocupações centrais do presidente diz respeito á repercussão internacional de sua vitória. A respeito disso, só NÃO é possível afirmar que:
		
	 
	o processo de globalização, nascido das políticas adotadas pelas metrópoles imperialistas, pode ser revertido por meio da mobilização dos povos de todo o mundo.
	8a Questão
	
	
	
	Assinale a afirmação FALSA, entre as alternativas abaixo:
	
 
	Haveria um choque de culturas entre o comum e o diverso, tendendo ao afastamento entre eles, para garantir a sobrevivência local, em vista da ausência da necessidade de adequar-se ao mundial.
Explicação:
O avanço tecnológico e a expansão do sistema informacional se encarregariam de veicular em esfera global os elementos constitutivos da cultura mundializada, oferecendo padrões de referência para a formação de identidades sociais. Assim, não haveria um choque de culturas entre o comum e o diverso, mas uma tendência de aproximação entre as lógicas que os conformam, em que o local, para garantir sua sobrevivência, precisa adequar-se ao mundial. A mundialização da cultura não prescinde das culturas locais para as quais devolve padrões culturais próprios, modelados pela lógica do consumo.
Simulado
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A  "Cultura Brasileira", como já pudemos perceber, tece uma rede complexa de conhecimentos, através da sociologia, da história, da política e da literatura, assim, é
uma disciplina que, por suas próprias características, envolve nossa formação profissional.
 Qual seria a razão?
	
 
	Através de processos educativos estaremos formando cidadãos críticos
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O conceito que representa certa visão unilateral que centraliza determinada cultura como sendo superior a outra, segundo uma definição preconceituosa e estereotipada, é conhecida por:
		
	 
	Etnocentrismo
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a importante difusão e valorização da cultura popular no Brasil ocorrida a partir do modernismo, podemos destacar o papel determinante dos seguintes intelectuais e artistas, a exceção de:
		
	 
	Olavo Bilac
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Escolha a opção, correta, que se refere à Indústria cultural :
	
 
	Feita para ser comercializada e produto do capitalismo.
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
		Leia o texto e reflita para responder ao que se propõe:
A mão da limpeza ¿ O branco inventou que o negro / Quando não suja na entrada / Vai sujar na saída, ê / Imagina só / Vai sujar na saída, ê / Imagina só / Que mentira danada, ê / Na verdade a mão escrava / Passava a vida limpando / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o negro penava, ê / Mesmo depois de abolida a escravidão / Negra é a mão / De quem faz a limpeza / Lavando a roupa encardida, esfregando o chão / Negra é a mão / É a mão da pureza / Negra é a vida consumida ao pé do fogão / Negra é a mão / Nos preparando a mesa / Limpando as manchas do mundo com água e sabão / Negra é a mão / De imaculada nobreza / Na verdade a mão escrava / Passava a vida limpando / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o branco sujava, ê / Imagina só / Eta branco sujão /
Sobre o texto é correto afirmar que:
	
 
	O texto da canção questiona o mito da democracia racial brasileira.
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Caracteriza, fundamentalmente, a dialética da malandragem:
	
 
	Ordem e desordem
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	"A construção da identidade apresenta características diversas em razão das diferenças culturais.  A cada experiência vivida, a cada problema enfrentado, se está alimentando o processo de construção da identidade."
 
http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=172&doc=13175&mid=2
 
Com base no fragmento apresentado, podemos assinalar qual das respostas abaixo como corretas?
 
		
	 
	A construção da identidade humana está relacionada à formação de processos histórico-culturais.
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em sua obra A Sociedade Global, o cientista social Otavo Ianni afirmou que o mundo ampliou-se além da capacidade interpretativa dos conceitos já conhecidos, que partem sobretudo das ciências sociais. Nessa afirmação Ianni faz referências a noções de sociedade global, afirma que:
	
 
	O indivíduo e a sociedade já não se situam apenas no âmbito da nação e de sua história.
		9a